Seguidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

MATERNAL I-B - FLORA/PRIMAVERA/COLORINDO O MUNDO - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 



🌷🌹🌻🌼 SEMANA DE 21/09 a 25/09/2020 🌷🌹🌻🌼
   

    A Primavera é uma das quatro estações. É conhecida como estações das flores devido à floração que ocorre nesse período, deixando as paisagens ainda mais bonitas. Primavera é uma das quatro estações do ano, conhecida como a “estação das flores”. É considerada por muitos a mais bela das estações, associada às múltiplas cores que podem ser vistas na paisagem. Essa estação ocorre logo após o inverno e precede o verão.


ATIVIDADE 1:


VÍDEO INFORMATIVO: DIA DA ÁRVORE E GINÁSTICA CANTADA:

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Esta data foi escolhida em relação à chegada da primavera. A árvore ganhou um dia especial devido a sua importância para a vida humana, com a chegada da primavera, ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origens a novas árvores. Além disso, fornecem o ar que respiramos essencial para vida humana, frutas para nos alimentar, sua madeira é usada em vários tipos de construções, desde moradias, embarcações, móveis, artesanato, também fornecem remédios e a celulose, matéria prima para fabricação do papel. Assistindo o vídeo abaixo, podemos conhecer um pouco mais sobre a importância da árvore.



Depois converse com a criança sobre o vídeo: *Para que servem as árvores? *O que elas produzem? *Porque são importantes?

Comente com a criança sobre a importância das árvores, explicando que elas purificam o ar, servem de abrigo para animais, pássaros, insetos, produzem frutos e flores, fazem sombra, dentre outros.

Em seguida, faça com a criança a GINÁSTICA CANTADA: AS ÁRVORES BALANÇAM”, executando os movimentos sugeridos no vídeo. 



Se preferir você poderá cantar a música com a criança. Segue letra da música abaixo.

Ginástica Cantada: As Árvores Balançam

As árvores balançam, balançam, balançam

As árvores balançam, balançam com a brisa

A linda flor se inclina, se inclina, se inclina,

A linda flor se inclina, se inclina com a brisa

Os passarinhos voam, sim voam, sim voam

Os passarinhos voam, sim voam com a brisa

Os coelhinhos pulam, sim pulam, sim pulam

Os coelhinhos pulam, sim pulam com a brisa




ATIVIDADE 2:



HORA DO CONTO: 

Conte para a criança a história “A SEMENTE E O FRUTO” acessando o link abaixo.


https://pt.slideshare.net/LenirMoraes/a-semente-e-o-fruto


Dica Para Os Pais: Procure ler a história antes de contar para o seu filho (a). Depois convide seu filho (a) para sentar e ouvir a história. Após contar a história peça a seu filho (a) para recontar a história do seu jeito isso estimulará sua imaginação e também sua concentração. Após pergunte para a criança: Quais são as figuras que aparecem na história? O que a sementinha precisa para crescer? O que aconteceu com a sementinha? No final, em que a sementinha se transformou? Agora vamos escutar uma música sobre a sementinha acessando o vídeo abaixo.


Chegou a sua vez!!! Plante uma mudinha com a ajuda de sua família. Durante algumas semanas, vocês irão acompanhar o crescimento da muda e postarão no grupo.


ATIVIDADE 3: 


HORA DO CONTO:

A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. Neste período é possível vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando as pessoas a contemplarem as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Vamos iniciar ouvindo a história “A PRIMAVERA E A FESTA DAS FLORES”. 


Depois converse com a criança sobre a Primavera: O que é a primavera? O que aparece nas árvores e plantas durante a Primavera? Quais as flores que aparecem na história?

Após brinque, cante e dance com a música “NO JARDIM”.



ATIVIDADE 4:

MÚSICA E ARTES: 
Brinque, cante e dance com a música “FLOR DE ARCO-ÍRIS”. 


Peça que a criança observe e nomeie as cores das flores que aparecem no vídeo.

Como vimos a Primavera é a estação das flores, convide a criança para fazer uma pintura ou desenho (recorte e colagem) bem colorido de um jardim florido. Peça para a criança se ela se lembra de quais as flores que aparecem na história e qual ela mais gostou. Abaixo segue algumas sugestões, mas fique a vontade e crie o seu jardim com o que você tem em casa, e a forma que a criança conseguir fazer. Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho (data para entrega será agendada).

Flor (Forminhas de Docinhos)


Flor (Papel Picado de Revistas)


Flor (Tinta Guache e Garrafa Pet)


Flor (Tinta Guache e Rolinho de Papel Higiênico)



Flor (Recorte e Colagem)



ATIVIDADE 5:


BRINCADEIRA: PRIMAVERA COLORIDA  E BRINCANDO COM  MASSA DE MODELAR:  

Um adulto (líder) será escolhido para conduzir a brincadeira. E este permanecerá a frente da criança e pergunta: “Primavera Colorida?” e a criança questiona: “Que cor?” e então o líder grita o nome de uma cor e a criança corre para tocar em algo que tenha essa cor escolhida. A dificuldade do jogo aumenta se o comandante optar por uma cor que esteja menos acessível, o mais distante, ou mesmo que ela ainda não tenha visualizado no ambiente, fazendo com que a criança tenha mais trabalho para conseguir tocá-la.

Se sobrar um tempinho brinque com massinha de modelar!

Brincar de Massa de Modelar: Uma brincadeira legal e muito divertida é brincar com massinha de modelar, modelando flores e árvores, desenvolvendo a motricidade fina, a criatividade e o reconhecimento das cores. Disponibilize massinha de cores diversas e deixe a criança usar sua criatividade. Faça um registro desta atividade e mande no grupo ou para a professora. Segue alguns exemplos abaixo.





Dica: Caso não tenha massa de modelar em casa, segue abaixo 2 sugestões de receita caseira.




« Bom Divertimento!

 

« Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo (data para entrega será agendada posteriormente).

 














Nenhum comentário:

Postar um comentário