Seguidores

sexta-feira, 26 de junho de 2020

MATERNAL I-B - ANIMAIS - AULAS NÃO PRESENCIAIS

SEMANA DE 29/06 A 03/07/2020




« PRIMEIRO DIA: SEGUNDA-FEIRA (29/06/20)

 

ATIVIDADE 1: VÍDEO MUSICAL: Vamos iniciar o tema da semana com os “Animais da Fazenda” assistindo o vídeo musical “Sítio Do Seu Lobato”. Cante e dance fazendo os movimentos e os sons dos animais que aparecem na música. 


Após converse com a criança sobre o vídeo:

®   O que é uma fazenda ou sítio?

®   Quais os animais que vivem na fazenda?

®   Eles mordem?

®   O que comem? 

®   No vídeo apareceram vários animais que vivem na fazenda, qual você mais gostou? Qual é o som deste animal, imite-o?


ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA: CORRIDA DOS ANIMAIS:  Para iniciar a brincadeira, combine junto com a criança qual o animal que será imitado, também deverá ser combinado uma linha de saída e uma linha de chegada. A criança fica atrás de uma linha. Dado o sinal, ela sairá imitando um animal estabelecido no início do jogo, até a linha de chegada.

 

« SEGUNDO DIA: TERÇA-FEIRA (30/06/20)

 

ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO: Ouça uma história contada “Caracol” sobre os Bichinhos de Jardim. Para ler a história acesse o link abaixo.

https://pt.slideshare.net/IoleteMartins/o-caracol-livro-em-pdf


Após a história pergunte converse com a criança.

®   Que bichinhos aparecem na história? 

®   O que a joaninha estava fazendo?

®   Como anda o grilo e a formiga?

®   O que faz a cigarra?

®   O que o caracol carrega nas costas?


ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante, dance, imite, reproduzindo alguns movimentos dos animais que aparecem na música “Bichinhos do Jardim” acessando o link abaixo. Se houver necessidade, conduza a criança durante a brincadeira com comandos como: Vou fazer o grilo com você? Vamos imitar o andar da formiga? Vamos voar como a borboleta? Vamos rastejar como o caracol?


ATIVIDADE 3: ARTES: BICHINHOS DE JARDIM DE SUCATA: Faça um “Bichinho de Jardim”, juntamente com a criança utilizando materiais recicláveis diversos e outros materiais que tenha disponível em casa. Segue abaixo algumas sugestões.


« TERCEIRO DIA: QUARTA-FEIRA (01/07/20)

 

ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO: Veja a história “A Lebre e a Tartaruga” 


®   Após converse sobre a história.

®   Quais são os personagens da história?

®   Vocês já viram uma tartaruga?

®   E uma lebre (coelho)?

®   Como ela é?

®   Como se movimenta?

®   Onde vive?

 

ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA: TARTARUGA, LEBRE, ÁRVORE: Na história a lebre andava ligeiro e a tartaruga andava devagar.  Vamos brincar com a lebre e a tartaruga imitando o seu andar? Explique os comandos da brincadeira para a criança. Por exemplo, quando você disser “tartaruga”, a criança deve andar muito, muito devagar. Quando disser “lebre”, a criança deve andar bem rápido. E, quando você disser “árvore”, a criança deve esticar seus “ramos” (braços) e ficar parado como uma árvore. No começo, emita os comandos em um ritmo previsível. Assim que seu filho pegar o jeito, mude para um ritmo mais aleatório. Não se esqueça de mudar a seqüência, assim eles terão de ouvir com atenção.


 

« QUARTO DIA: QUINTA-FEIRA (02/07/20)

 

ATIVIDADE 1: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante, dance, imite, reproduzindo alguns movimentos dos animais que aparecem na música “Bichos da Natureza” 



Após converse com a criança sobre os animais que aparecem no vídeo falando seu nome, sua cor, o que come, como anda, onde vive.

 

ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA: IMITANDO OS ANIMAIS: Fale para a criança que o peixe faz glub-glub. Então a criança irá repetir: glub-glub. Agora com o corpo: o peixe nada assim (movimento imitando o peixe). O peixe nada assim, assim (imitando o movimento do peixe se locomovendo). Agora a criança irá brincar de ser peixinho. Esse mesmo exercício corporal pode ser feito com vários outros bichinhos e suas diferentes formas de locomoção e comunicação.

®   Passarinho: (voa).

®   Coelho (pula).

®   Macaco (anda).

®   Baleia (nada).

®   Minhoca (arrasta).

 

ATIVIDADE 3: ARTES: ANIMAIS DE JORNAL Na natureza existem vários tipos de animais, escolha um animal de sua preferência e faça um desenho utilizando jornais e revistas e outros materiais disponíveis em casa.  Segue abaixo algumas sugestões. Guarde o desenho e quando as aulas retornarem entregue para a professora.



« QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (03/07/20)


ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO: Ouça uma história contada “O Polvo Coceguinhas” sobre os animais do Fundo do Mar. Para ler a história acesse o link abaixo.


https://pt.slideshare.net/virginiaferreira83/o-polvo-coceguinhas-15876536


Após solicite que a criança descreva os animais vistos na história.

 

ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante e dance com a música “Rap do Polvo” acessando o link abaixo. Invente uma coreografia com gestos e movimentos para a canção.



ATIVIDADE 3: ARTES: POLVO: Apresente as imagens, abaixo, para a criança e proponha a criação de um polvo a partir de sucatas (rolo de papel higiênico, sobras de tecidos e de lã, copos usados descartáveis, sobras de diferentes papeis, etc.). Antes de criar o polvo com sucatas converse com a criança a respeito desse animal:


®   Que animal é esse?

®   Onde ele vive?

®   O que ele come?

®   Qual o seu tamanho?

®   Qual a sua cor?

®   Como se locomove?


Segue abaixo algumas sugestões para a criação do seu polvo de sucatas.


Para todos os dias da semana disponibilizamos várias atividades (3 a 4). Escolha na medida do possível 2 atividades diárias para fazer com seu filho.

 

Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário