Seguidores

sexta-feira, 19 de junho de 2020

MATERNAL I-B - FESTA JUNINA - AULAS NÃO PRESENCIAIS


SEMANA DE 22 A 26/06/2020

     Nesta semana vamos comemorar o dia de São João, mas este ano não poderemos fazer uma Festa Junina com muita dança, brincadeiras, comidas na escola. Mas que tal fazermos a Festa Junina em casa com nossa família? Vamos enfeitar a casa com bandeirinhas, balões, ouvir histórias, escutar músicas, dançar, brincar e comer. Afinal junto com a família tudo é festa.


  PRIMEIRO DIA: SEGUNDA-FEIRA (22/06/20)

 

ATIVIDADE 1

O QUE É A FESTA JUNINA? Explique para a criança o que é uma Festa Junina baseando-se no texto abaixo.


Após a explicação sobre a Festa Junina converse com a criança fazendo alguns questionamentos.

         O que é uma Festa Junina?

         Porque essa festa tem esse nome?

         O que tem numa Festa Junina?

         Como as pessoas se vestem numa Festa Junina?

         Que tipos de brincadeiras têm numa Festa Junina?

         Que tipo de dança tem numa Festa Junina?


ATIVIDADE 2

LEITURA E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS: Mostre para a criança as imagens abaixo sobre algumas coisas que tem numa Festa Junina. Peça que a criança observe as imagens com atenção e depois peça a ela que tente nomeá-las. 



ATIVIDADE 3

MÚSICA: Assista ao vídeo musical “FESTA DE SÃO JOÃO”. Converse com a criança sobre o vídeo. Após ajude a criança a criar uma coreografia para a música utilizando gestos e movimentos. Em seguida, coloque a música novamente e peça que a criança dance fazendo a coreografia criada.



ATIVIDADE 4

BRINCADEIRA: PESCARIA

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Segue abaixo 5 sugestões da brincadeira de pescaria. Escolha a sua e divirta-se.

 

PESCARIA DE TAMPINHAS


Materiais: duas bacias grandes, várias tampas de garrafa pet, água, peneira plástica. Sobre a mesa, coloque as duas bacias, uma bacia com água e tampinhas plásticas de refrigerante boiando e, outra sem água para colocar as tampinhas pescadas. Para pescá-las, a criança deve usar uma peneira plástica de cozinha (usada para coar leite no copo). Vence quem “peneirar” mais tampinhas. Atenção: Pode-se também utilizar uma colher de pau com cabo bem comprido no lugar da peneira.


PESCARIA COM OBJETOS



Materiais: duas bacias grandes (ou outros recipientes grandes e de plástico, que não quebrem facilmente), objetos (de preferência de plástico ou outro que possa ser colocado na água) de vários tamanhos; peneiras plásticas para pescar os objetos. Encha uma das bacias de água e espalhe os objetos dentro dela. Deixe outra bacia vazia ao lado, e garanta que ela possa ser alcançada pelas crianças sem se levantar. Explique que os objetos pescados devem ser colocados lá dentro, mas que eles devem tentar fazer toda a atividade com as peneiras, e não com as mãos. Demonstre a pescaria, depois distribua as peneiras para a criança.

 

PESCARIA COM BOLINHAS DE ISOPOR


Materiais: duas bacias grandes (ou outros recipientes grandes e de plástico, que não quebrem facilmente), bolinhas de isopor; peneiras plásticas para pescar os objetos. Você pode realizar uma pescaria diferente, ao invés de peixes a criança pode pescar bolinhas de isopor. Para ser mais desafiador usam-se peneiras, a criança pesca as bolinhas e tem que transportar para outro recipiente. Atenção: Pode-se também utilizar uma colher de pau com cabo bem comprido ou pegador de massa no lugar da peneira.

 

PESCARIA COM PEIXINHOS DE ISOPOR

Hoje vamos brincar de pescar. Segue uma imagem que explica a brincadeira. Boa pescaria!!!


PESCARIA COM PALITOS DE CHURRASCO

Para fazer esta atividade você terá que assistir o vídeo abaixo:



  SEGUNDO DIA: TERÇA-FEIRA (23/06/20)

 

ATIVIDADE 1

 

MÚSICA: Veja, ouça, cante e dance com o vídeo musical “PULA PIPOQUINHA”



ATIVIDADE 2

EXPLORANDO A PIPOCA: Mostra para a criança um potinho com alguns grãos de pipoca. Após converse com ela sobre a pipoca.

         Quem conhece?

         Quem gosta?

         Quem não gosta?

         Por que não gosta?

         Prefere doce ou salgada?

         Como se faz a pipoca?

         De que é feita?

         Que cor é a pipoca?

 

ATIVIDADE 3 

FAZENDO UMA DELICIOSA PIPOCA: Apresente o milho de pipoca e outros ingredientes necessários para fazer uma pipoca suculenta. Explique como se faz a pipoca e depois vá para a cozinha para ver a pipoca estourando. Depois é só se deliciar! Segue abaixo 5 sugestões de receitas de pipoca.








ATIVIDADE 4

 

BRINCADEIRA DA PIPOCA: A criança pula para frente, para trás, para um lado e para o outro – imitando a pipoca saltando na panela. Enquanto pula, cante a música abaixo. E continua cantando e pulando até cansar.

Letra da Música

"Uma pipoca estourando na panela

Quando uma começa a estourar

Ninguém mais consegue entender

É um tal de ploc, plo-ploc, ploc

Ploc, plo-ploc, ploc, ploc"

 

  TERCEIRO DIA: QUARTA-FEIRA (24/06/20)


ATIVIDADE 1

HISTÓRIA: Apresentar a história “O PAPELZINHO MÁGICO”. Após converse sobre a história.



ATIVIDADE 2

ARTE JUNINA: GUIRLANDA JUNINA: Faça junto com a criança uma linda Guirlanda Junina usando prato de papelão, retalhos de papéis coloridos, retalhos de tecido, EVA, tintas guache, entre outros materiais. Use os materiais que tiver em casa. Use a imaginação e a criatividade. Segue abaixo

ATIVIDADE 3

 

CORRIDA DO SACO: Materiais: Saco de estopa ou de farinha, saco de lixo grande ou fronha. A criança deve vestir o saco e esperar o apito, numa linha. Para começar a corrida, a criança deve segurar o saco com uma mão para evitar que o saco caia abaixo dos joelhos, e manter o equilíbrio com a outra para poder saltar ou pular. Durante todo o percurso da corrida a criança deve manter ambas as pernas no saco até alcançar a linha de chegada.


  QUARTO DIA: QUINTA-FEIRA (25/06/20)


ATIVIDADE 1

COMIDAS TÍPICAS JUNINAS: São João já está chegando e com ele, além das danças típicas, dos trajes com calça remendada e camisa quadriculada, outra coisa que chama muito a atenção da garotada são as comidas típicas dessa festa tão comemorada, principalmente na região Nordeste do Brasil. Mas uma coisa que chama muita atenção das crianças e dos adultos é a comida. Apresente para a criança as imagens abaixo de alguns pratos típicos juninos e comente sobre eles.

PIPOCA: A pipoca são grãos de milho estourados na panela e é um dos itens que não pode faltar na festa junina e pode ser servida doce ou salgada


BOLOS DIVERSOS: O bolo de fubá é um dos mais requisitados nessas comemorações, ele é produzido com milho e pode ser consumido com uma xícara de café. Outros tipos são o Bolo de Aipim, Milho e Mandioca.


ARROZ DOCE: O arroz doce é uma receita criada com arroz e leite, muito tradicional, e pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.


COCADA: Com diversos sabores, a cocada é um doce de festa junina, feito com coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, durante a preparação, pode-se acrescentar polpa de frutas.



CANJICA: A canjica, também chamada de mingau de milho branco ou curau, é um prato popular feito com leite comum ou leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar.



ATIVIDADE 2


HISTÓRIA: Apresentar a história “A GALINHA RUIVA”


Após converse sobre a história e proponha algumas perguntas.

         Qual o nome da história?

         Quais os personagens da história?

         O que a Galinha Ruiva queria fazer quando pediu ajuda dos seus amigos?

         Por que vocês acham que o Porco e o Pato não queriam ajudar a Galinha Ruiva?

         No final da história a Galinha Ruiva preparou um bolo, de que era o bolo?

         Quem ajudou a fazer?

         Os pintinhos ajudaram? 

          Você já comeu um bolo de milho?

 

ATIVIDADE 3

FAZENDO UM BOLO DE MILHO: Vamos fazer um bolo de milho igual ao da Galinha Ruiva. Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos. Organize um espaço onde o bolo possa ser preparado. Este deve ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados e onde a criança possa ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o preparo. Você pode começar questionando sobre como fazer o bolo. E então, com a ajuda de um adulto, a criança vai aprendendo como preparar o bolo e ajudando nesse preparo. A criança pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou de açúcar, por exemplo). Após  colocarem todos os ingredientes, explique que agora o bolo precisa ser assado no forno. Mas isso é melhor um adulto fazer sozinho, pois o fogão é perigoso para as crianças. Segue abaixo 3 sugestões de receitas de Bolo de Milho.





ATIVIDADE 4


BRINCANDEIRA DO MILHO DANÇANTE: Milho de pipoca dançante uma atividade de festa junina diferente (Experimento de Ciências para Criança). Que tal aproveitar o mês de junho e as tradicionais festas juninas que estão chegando e aproveitar para explorar o tema de forma diferente! Pensa em uma experiência incrivelmente fácil e muito legal de assistir! Só precisa de alguns materiais que geralmente tem em todas as cozinhas, um pouquinho de paciência e pronto! Essa dança do milho acontece por mais quinze minutos. Para fazer esta experiência assista ao vídeo.


ATIVIDADE 5

 

MÚSICA: É Um Tal de Poc Poc Poc é uma brincadeira muito divertida. A criança pula para frente, para trás, para um lado e para o outro - imitando pipoca saltando na panela. Enquanto pula, todos cantam a música e continuam cantando e pulando até cansar. Veja, ouça, cante e dance com o vídeo musical “É UM TAL DE POC POC POC”



   QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (26/06/20)


ATIVIDADE 1

HISTÓRIA: Apresentar a história “FOGO NO CÉU” acessando o link abaixo. Após converse sobre a história.



ATIVIDADE 2

MÚSICA: Veja, ouça, cante e dance com o vídeo musical “CAI CAI BALÃO”. Converse com a criança sobre o vídeo. Após ajude a criança a criar uma coreografia para a música utilizando gestos e movimentos. Em seguida, coloque a música novamente e peça que a criança dance fazendo a coreografia criada.



ATIVIDADE 3

JOGO DO PINGUIM COM BALÃO: Coloque um balão entre os joelhos da criança, estipule um caminho para que ela ande sem deixar o balão cair.


ATIVIDADE 4

JOGO DE RAQUETES COM BALÃO: Fazer raquetes com pratos descartáveis e palitos de picolé colados com fita crepe no verso. Brincar de não deixar o balão cair usando as raquetes.


ATIVIDADE 5

JOGO NÃO DEIXAR O BALÃO CAIR: Não deixar o balão cair usando apenas as mãos, ou para uma versão mais difícil um pouquinho, apenas as pernas e os pés.


Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário