Seguidores

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

MATERNAL I B - FOLCLORE/RESGATE DE BRINCADEIRAS E JOGOS ANTIGOS - AULAS NÃO PRESENCIAIS

Semana de 10/08 a 14/08/2020



Atividade 1: Hora do Conto

Vamos ouvir a história “ A LENDA DO SACI”, da Turma do Folclore acessando o link abaixo.


Depois de ouvir a história converse com a criança sobre o Saci. Pergunte: Como era o saci? Qual a cor da roupa dele? O que o Saci usa na cabeça? Quais as travessuras que o Saci fazia com os animais? Quais os animais que apareciam na história? Convide a criança a tentar se equilibrar numa perna só e depois ensaiar alguns pulinhos. Faça junto com a criança vai ser divertido. Após faça a Brincadeira: Corrida do Saci.

BRINCADEIRA: CORRIDA DO SACI: Marque uma linha de saída e outra de chegada. A criança deverá posicionar-se a frente da linha de saída e ao seu comando deverá chegar até a linha de chegada correndo num pé só (como saci).



Atividade 2: Hora do Conto e vídeo musical

Vamos ouvir a história “ A LENDA DO CURUPIRA”, da Turma do Folclore acessando o link abaixo.


Depois de ouvir a história converse com a criança sobre o Curupira. Pergunte: Quem é o guardião da floresta? Onde ele mora? Como era o Curupira? Qual a cor do cabelo do Curupira? Como eram os pés do Curupira? Após convide a criança para ouvir e ver o vídeo com a música do “CURUPIRA”, da turma do folclore acessando o link abaixo.

 

Após convide a criança para dançar com o Curupira e tentar imitá-lo fazendo os gestos e movimentos conforme a música.


Atividade 3: Artes

Convide a criança para confeccionar um dos personagens do folclore (Saci ou Curupira) com materiais recicláveis ou qualquer outro material que tenha disponível em casa. Use sua criatividade e imaginação. Segue abaixo algumas sugestões.

Observação: Este trabalho deve ser entregue na escola com o nome da criança.

SACI

CURUPIRA


Atividade 4: Brincadeiras Antigas

Com origem em tradições folclóricas, muitas brincadeiras antigas como as cantigas de roda, amarelinha, peteca, passa anel, cinco marias, morto-vivo, o chefe mandou, pular corda, estátua entre outras já fizeram parte da infância de muitas crianças brasileiras. Segue abaixo a algumas sugestões de brincadeiras, escolha uma delas ou mais de uma para brincar com a criança. A família deverá participar das brincadeiras se possível.

BRINCADEIRA: MORTO-VIVO: Nessa brincadeira, você deverá dar dois comandos ou “VIVO” ou “MORTO”. Quando você disser “VIVO” a criança devem ficar de pé, mas quando você disser “MORTO” a crianças deve ficar agachadas. Faça uma variação dos comandos de “Vivo” ou “Morto”, dizendo, por exemplo: “Morto”, “Morto”, “Vivo” “Morto”, “Vivo” “Vivo” e por aí vai, sempre alterando a velocidade deles. Quanto mais rápidos forem os comandos, mais desafiante se torna a brincadeira.

BRINCADEIRA: O CHEFE MANDOU: Mamãe ou papai você será o chefe. Você (mamãe ou papai) dirá: Seu mestre mandou! A criança deverá dizer: Fazer o quê? Aí o chefe inventará tarefas para a criança: pular num pé só, colocar a mão na cabeça, bater palma, fazer uma careta, colocar a mão na barriga, etc.

BRINCADEIRA: ESTÁTUA: O líder da brincadeira coloca uma música, enquanto a criança ou as crianças dançam. Quando o líder disser “estátua!”, a música para e todos ficam parados. Os que se mexem sairão da brincadeira.


Atividade 5: Confecção de um brinquedo folclórico

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Confeccione juntamente com a criança um brinquedo folclórico. Segue sugestões abaixo.  

PETECA DE JORNAL E SACOLA PLÁSTICA: Materiais: sacola plástica de supermercado; tesoura e umas três ou quatro folhas de jornal. Como fazer: Corte as alças da sacola, o fundo dela e as laterais. Você ficará com dois retângulos. Amasse as folhas de jornal em formato de bolinha. Coloque essa bolinha no meio da sacola que recortou. Dê o formato de peteca, dando uma torcida na sacola. Amarre usando uma das alças da sacola, dando nós e cortando o excesso da alça. Pronto! Agora é só brincar com a sua peteca!


BILBOQUÊ: Materiais: garrafa PET, fita adesiva, barbante, papel, tesoura, cola colorida, etc. Como fazer: Corte a garrafa pet ao meio e cole fita adesiva na borda, para não machucar o dedo. Você vai usar a parte da garrafa que tem o gargalo. Faça uma bolinha de papel amassado e passe fita adesiva em volta dela, para deixá-la firme. Prenda uma das pontas do barbante na bolinha e outra dentro da garrafa. Decore a garrafa como quiser. Jogue o bilboquê para cima, sem soltá-lo. Tente fazer a bolinha cair dentro do brinquedo. Dica: Peça ajuda a um adulto para cortar a garrafa PET.


PÉ DE LATA: Materiais: 2 latas de achocolatado ou outra parecida, 2 pedaços de corda  de náilon ou barbante com aproximadamente 1,20 m cada (tamanho varia de acordo com o tamanho da criança). Como fazer: Faça dois furos no fundo da lata (pode usar um prego para fazer o furo), sendo um em cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata. Coloque a tampa e decore com pedaços de plástico, adesivo ou tinta. Para brincar, suba com um pé em cada lata, segure o barbante e ande se equilibrando nas latas. Quando estiver craque, pode apostar corrida com os colegas.



Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.

Boa semana a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário