O folclore envolve manifestações da cultura popular que definem a identidade de um povo. As manifestações folclóricas ocorrem basicamente por meio de lendas, jogos, brincadeiras, festas populares, mitos, artesanatos, canções, contos, danças, entre outros.
Após assistir converse com a criança sobre a lenda, com alguns questionamentos como:
Como é o nome do menino que aparece na lenda? Como ele é? O que ele usa na cabeça? Qual é a cor da sua roupa? Na história aparecem vários animais, você lembre quais eram? Onde estes animais vivem? O que o Saci fazia com os animais da floresta? É certo fazer isso?
Vimos na história o Saci Pererê tem uma perna só, como será que ele consegue andar e correr. Vamos experimentar?
Convide a criança primeiro tentar se equilibrar numa perna só, e depois ensaiar alguns pulinhos com um pé só. Faça junto com a criança, vai ser divertido. Após treinar faça a brincadeira corrida do Saci.
Brincadeira Corrida do Saci: Marque uma linha de saída e outra de chegada. A criança deverá posicionar-se a frente da linha de saída, e ao seu comando ela deverá ir até a linha de chegada num pé só, (Como o Saci).
Atividade 2: Hora do Conto e vídeo musical
Depois converse com a criança sobre o personagem do Curupira.
Pergunte: Quem é o guardião da floresta? Onde ele mora? Como era o Curupira? Qual a cor do cabelo? Como eram os pés dele?
Após convide a criança para ver e ouvir o vídeo com a música do Curupira. A princípio deixe a música tocar livremente.
Coloque a música novamente e convide a criança para dançar com o Curupira e tentar imitá-lo, fazendo os gestos e os movimentos conforme a música. Deixe a música tocar ao menos duas vezes.
Saci Pererê
Curupira
Ou se preferirem podem imprimir um dos desenhos abaixo e deixar a criança colorir com lápis de cor, giz de cera ou tinta.
Saci Pererê
Obs: A atividade escolhida deverá ser entregue na escola, com o nome da criança no trabalho.
Brincadeiras de roda: Para não deixar a brincadeira de roda tornar-se uma manifestação esquecida de vez, a dica é pesquisar as cantigas mais antigas, como Ciranda, Cirandinha, Roda Cutia, Pai Francisco ou Atirei o Pau no Gato, dentre outras. A brincadeira de roda é uma forma lúdica de desenvolver a expressão corporal, ritmo e coordenação motora das crianças.
Amarelinha: Nesta brincadeira antiga cada jogador precisa de uma pedrinha, ou outro objeto pequeno. Começa-se jogando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao 'céu'. Circuito da amarelinha pode ser desenhado no chão, em giz, quando se brinca na rua ou calçadas.
Peteca: Nesta brincadeira, a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de baixo para cima. Brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas. Convide toda família para brincar junto. Pode confeccionar a peteca junto com a criança.
Faça um registro da criança brincando com o brinquedo que escolheram confeccionar e poste no grupo.
BILBOQUÊ
PETECA
PIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário