Seguidores

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

MATERNAL I B - MUSICALIZAÇÃO - AULAS NÃO PRESENCIAIS

Semana de 24/08 a 28/08/2020


 “A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. A frase é de Platão, um dos maiores pensadores da História. E ele estava certo: a música estimula áreas do cérebro e desenvolve habilidades importantes, como a coordenação motora, a concentração e a socialização.


Atividade 1: Vídeo musical
Colocar o vídeo da música infantil “FORMIGUINHA” , da Galinha Pintadinha acessando o link abaixo. Cantar junto com a criança e pedir que ela faça os movimentos conforme a canção.


Em seguida, faça a “BRINCADEIRA DA FORMIGUINHA” confeccionando uma boneca e várias formiguinhas em EVA ou papelão. Ao cantar a música e citar parte do corpo, a criança deve fixar a formiguinha naquele lugar. Por exemplo, ao cantar, “fui ao mercado comprar café, e a formiguinha subiu no meu pé”, cola-se, então, a formiguinha no pé da boneca. DICA: você poderá usar uma boneca ou boneco de brinquedo e para representar as formiguinhas podem ser bolinhas de papel crepom ou outro objeto.



Atividade 2: Vídeo e instrumento musical

 A música LOJA DO MESTRE ANDRÉ fala dos instrumentos musicais e do som que eles produzem. É uma música divertida que sempre desperta o interesse e a curiosidade das crianças no conhecimento dos instrumentos musicais. As crianças podem cantar citando o nome dos instrumentos musicais, imitando sons, conhecendo os formatos e timbres destes instrumentos. A criança irá assistir ao vídeo musical “LOJA DO MESTRE ANDRÉ”, do Patati e Patatá cantando a música, conhecendo os instrumentos musicais, fazendo gestos com as mãos, tocando pianinho, batendo o tamborzinho e tocando violão (guitarra). Para assistir o vídeo acesse o link abaixo.



Após pergunte para a criança quais os instrumentos que aparecem na música e peça a ela qual o instrumento que mais gostou do som, qual achou o mais bonito, qual gostaria de tocar ou conhecer. Depois escolha um dos instrumentos musicais que aparecem na música ou outros de sua preferência e o confeccione com materiais recicláveis. Segue abaixo algumas sugestões. 

Observação: Se desejar este trabalho pode ser entregue na escola com o nome da criança. É opcional.


VIOLÃO


  



TAMBOR


  



CHOCALHO


  



Atividade 3:

 Colocar o vídeo da música infantil “O SAPO NÃO  PÉ” , da Galinha Pintadinha acessando o link abaixo. Cantar junto com a criança e pedir que ela faça os movimentos conforme a canção.



Após converse com a criança sobre a música: Como se chama o animalzinho que não gosta de lavar o pé? Você gosta de lavar seu pezinho? Onde mora o sapo? Tem outro lugar em que ele também gosta de viver? Porque será que o sapo não lava o pé, se ele mora na lagoa onde tem água? Informe que o sapo é um animal da fauna brasileira e se alimenta basicamente por insetos e quando vai comer lança sua língua que tem a ponta pegajosa e acaba grudando sua comida. Ele se movimenta pulando bem alto. É um animal terrestre, mas vive perto de onde tem água, pois depende dela para manter sua pele úmida. Após faça a BRINCADEIRA DO SAPO DENTRO E FORA DA LAGOA: Disponibilize um bambolê para a criança. O bambolê representará a lagoa, a criança deverá  pular para dentro e para fora do bambolê (lagoa) conforme o comando. Explique para a criança que quando você falar a palavra “DENTRO” ela deverá pular para dentro do bambolê (lagoa). E quando falar a palavra “FORA” ela deverá pular para fora do bambolê (lagoa). DICA: Se você não tiver um bambolê disponível poderá desenhar um círculo no chão com giz ou colocar uma folha de jornal.



Atividade 4:
Colocar o vídeo da música infantil “FUI MORAR NUMA CASINHA” , da Galinha Pintadinha acessando o link abaixo.



Cantar com a criança fazendo gestos e imitações de acordo com a música. Após conversar sobre a música: Como você acha que é a casa da lagartixa? E da princesa? Como você acha que é a casa da bruxa?  E da galinha? Em seguida, dê uma folha para a criança e peça que desenhe uma casa do personagem que mais gostaram. Coloque a disposição das crianças recortes de quadrados, retângulos e triângulos entre outros materiais e com ela fazer colagens construindo uma casinha. Estas deverão ser coladas numa folha.  Ao lado da casinha também desenhe o dono da casa (lagartixa, princesa, bruxa e galinha). 

Observação: Este trabalho deve ser entregue na escola com o nome da criança.

Se sobrar um tempinho brinque com a criança de CABANINHA: Materiais necessários: lençóis, tecidos, prendedor de roupas, almofadas, travesseiros, brinquedos sonoros, objetos e brinquedos da preferência da criança. Com a ajuda do papai ou da mamãe construir uma linda cabaninha. Utilize objetos que tenham em casa como os citados acima. A cabaninha poderá ser construída com cadeiras, mesa de cozinha (forrar a mesa com uma toalha grande que cubra as laterais, para as crianças brincarem embaixo dela), caixa de papelão ou sofá da sala. Dentro da cabaninha construída coloque os brinquedos espalhados para que a criança se movimente dentro dela e se divirta de montão.

 


Atividade 5:
Chegou a hora de movimentar o corpo, dance e faça os movimentos sugeridos nas canções “DANÇA DA IMITAÇÃO” (CANINÓPOLIS) e a “DANÇA DO TITO” (TITO CACHORRINHO E SUA TURMA) acessando os links abaixo. Convide toda a família para dançar junto.




Após faça a BRINCADEIRA: EU SOU O CANTOR: Aprender por meio de músicas, cantigas e canções pode ser muito divertido. Nesta atividade os pais ou responsáveis podem solicitar à criança que cante uma música que goste. Providencie algum objeto que sirva na imaginação como microfone e grave o show deste pequeno astro.

 

 

 


Bom Divertimento!

 Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo.

Boa semana à todos!!!


 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário