Seguidores

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

MATERNAL I-B - DESAFIOS MOTORES E PSICOMOTRICIDADE - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 



    A psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. As atividades de psicomotricidade envolvem o desenvolvimento das capacidades motoras durante o crescimento na infância, tendo como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança.

 

ATIVIDADE 01: 

BRINCADEIRA COM CORDA

BRINCADEIRA 1: PASSAR POR BAIXO DA CORDA: Material: 1 corda (de qualquer tipo) ou outro material similar. Você pode amarrar uma ponta da corda em algum lugar e segurar a outra ou duas pessoas seguram. A ideia é fazer a criança passar debaixo da corda preferencialmente com o corpo todo no chão. Para isso você precisará colocar uma corda esticada com as pontas presas e estimular a criança para que ele vá de um lado ao outro passando por baixo. A criança deverá usar os braços e pernas pra fazer a passagem. Para não ficar tão simples, vamos variar as formas de passar por baixo da corda. Além de passar com a barriga no chão, vamos também passar com a barriga pra cima, com as pernas passando primeiro, com a cabeça passando primeiro. Ou seja, não apenas aquele rastejo tradicional estilo jacaré. Sugiro que vocês façam em torno de 2 a 3 vezes para cada tipo de passagem. (varie como quiser).


BRINCADEIRA 2: ANDAR NA LINHA: Esticar bem a corda no chão.  Peça que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio. Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita, ou seja, pular de um lado para o outro sem pisar na corda consecutivamente.


BRINCADEIRA 3: FIO ELÉTRICO: Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar na corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

 

ATIVIDADE 02: 

CORRIDA DOS PRENDEDORES: Você vai precisar de barbante, tesoura e um pote com prendedores de roupa coloridos, se tiverem. Enquanto você organiza a atividade, entregue um prendedor para a criança manusear e explorar o objeto, peça para que aperte e solte várias vezes. Corte o barbante e amarre em duas cadeiras, formando um varal. Entregue o pote com os prendedores para a criança e nomeie juntos as cores dos prendedores. Depois coloque o pote de prendedores de roupa no chão a uns dois metros, pelo menos, do varal. A brincadeira consiste em pegar o prendedor e ir correndo colocar no “varal” até completar a quantidade de prendedor que você definir. Ou seja, vai precisar contar para atingir o objetivo. Se necessário faça a contagem junto com a criança. Para aumentar ainda mais o desafio, você pode acrescentar as cores, definindo a cor que a criança tem que colocar no varal. Lembre-se que é importante deixar a criança livre para explorar, incentive e ajude quando necessário, sempre considerando a importância da autonomia para se expressar naturalmente.


ATIVIDADE 03: 


VÍDEOS MUSICAIS: Vamos assistir os vídeos musicais dançando e gesticulando conforme os comandos das músicas.

 



ATIVIDADE 04: 

BOLA AO CESTO: Você precisará de: um cesto, balde ou caixa; bolinhas de jornais ou bolinhas de plástico. Dê folhas de jornal ou outro tipo de papel para a criança. Peça a ela que faça várias bolas amassadas (pedir que amassem forte para a bola ficar bem firme). Posicione o cesto em um lugar firme para não cair ou apóie no chão. Demarque uma distância para arremessar a bola. Entregue a bola para a criança. Peça que arremesse a bola para acertar dentro do cesto. 


ATIVIDADE 05: 

BRINCADEIRAS DIVERSAS

BRINCADEIRA 1: PEGUE A BOLINHA COM OS PÉS: Você precisará de: 2 bacias, uma com água e outra sem; bolinhas ou objetos pequenos que possam ser colocados na água. Posicione a criança sentada em uma cadeira e, na maior concentração e sem utilizar as mãos à criança tentará pegar as bolinhas de uma bacia com água com os pés e colocar na outra bacia vazia.


BRINCADEIRA 2: BOLAS DE JORNAL: Solicite que a criança faça uma bola de jornal. Peça para a criança fazer vários desafios corporais com a bola.

§  Jogue a bola para o alto e pegue.

§  Ande sem deixar a bola cair.

§  Equilibre a bola em cima da cabeça ou na palma da mão.

§  Correr com a bola nas mãos.

§  Engatinhar empurrando a bola com a cabeça.

§  Caminhar, jogar a bola para o alto e apanhá-la antes que ela caia no chão.

§  Rolar a bola com os pés.

§  Etc.



  Bom divertimento!!!

 Não se esqueça de registrar os momentos com fotos e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.





Nenhum comentário:

Postar um comentário