A psicomotricidade é uma ciência que
busca fazer a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas
diversas etapas da vida do ser humano. As atividades de psicomotricidade
envolvem o desenvolvimento das capacidades motoras durante o crescimento na
infância, tendo como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança.
ATIVIDADE 01:
BRINCADEIRA
COM CORDA
BRINCADEIRA 1: PASSAR POR BAIXO DA CORDA:
Material: 1 corda (de qualquer tipo) ou
outro material similar. Você pode amarrar uma ponta da corda em algum lugar e
segurar a outra ou duas pessoas seguram. A ideia é fazer
a criança passar debaixo da corda preferencialmente com o corpo todo no chão.
Para isso você precisará colocar uma corda esticada com as pontas presas e
estimular a criança para que ele vá de um lado ao outro passando por baixo. A
criança deverá usar os braços e pernas pra fazer a passagem. Para não ficar tão
simples, vamos variar as formas de passar por baixo da corda. Além de passar
com a barriga no chão, vamos também passar com a barriga pra cima, com as
pernas passando primeiro, com a cabeça passando primeiro. Ou seja, não apenas
aquele rastejo tradicional estilo jacaré. Sugiro que vocês façam em torno de 2
a 3 vezes para cada tipo de passagem. (varie como quiser).
BRINCADEIRA
2: ANDAR NA LINHA: Esticar bem a corda no chão. Peça que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos,
procurando manter o equilíbrio. Aproveitando a mesma atividade só que agora a
criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança
pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita, ou seja, pular de um
lado para o outro sem pisar na corda consecutivamente.
BRINCADEIRA
3: FIO ELÉTRICO: Na
brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais
participantes devem passar por baixo dela, sem encostar na corda. Já na segunda
rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais.
Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada,
abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a
corda.
ATIVIDADE 02:
CORRIDA DOS PRENDEDORES: Você
vai precisar de barbante, tesoura e um pote com prendedores de roupa coloridos,
se tiverem. Enquanto você organiza a atividade, entregue um prendedor para a
criança manusear e explorar o objeto, peça para que aperte e solte várias
vezes. Corte o barbante e amarre em duas cadeiras, formando um varal. Entregue
o pote com os prendedores para a criança e nomeie juntos as cores dos
prendedores. Depois coloque o pote de prendedores de roupa no chão a uns dois
metros, pelo menos, do varal. A brincadeira consiste em pegar o prendedor e ir
correndo colocar no “varal” até completar a quantidade de prendedor que você
definir. Ou seja, vai precisar contar para atingir o objetivo. Se necessário
faça a contagem junto com a criança. Para aumentar ainda mais o desafio, você
pode acrescentar as cores, definindo a cor que a criança tem que colocar no
varal. Lembre-se que é importante deixar a criança livre para explorar,
incentive e ajude quando necessário, sempre considerando a importância da
autonomia para se expressar naturalmente.
VÍDEOS MUSICAIS: Vamos assistir os vídeos musicais dançando e gesticulando conforme os comandos das músicas.
ATIVIDADE 04:
BOLA AO CESTO: Você precisará
de:
um cesto, balde ou caixa; bolinhas de jornais ou bolinhas de plástico. Dê
folhas de jornal ou outro tipo de papel para a criança. Peça a ela que faça
várias bolas amassadas (pedir que amassem forte para a bola ficar bem
firme). Posicione o cesto em um lugar firme para não cair ou apóie no chão. Demarque
uma distância para arremessar a bola. Entregue a bola para a criança. Peça que arremesse
a bola para acertar dentro do cesto.
ATIVIDADE 05:
BRINCADEIRAS DIVERSAS
BRINCADEIRA
1: PEGUE A BOLINHA COM OS PÉS: Você precisará de: 2 bacias, uma
com água e outra sem; bolinhas ou objetos pequenos que possam ser colocados na
água. Posicione a criança sentada em uma cadeira e, na maior
concentração e sem utilizar as mãos à criança tentará pegar as bolinhas de uma
bacia com água com os pés e colocar na outra bacia vazia.
BRINCADEIRA 2: BOLAS DE JORNAL: Solicite que a criança faça uma bola de
jornal. Peça para a criança fazer vários desafios corporais com a bola.
§ Jogue a bola para o alto e pegue.
§ Ande sem deixar a bola cair.
§ Equilibre a bola em cima da cabeça ou
na palma da mão.
§ Correr com a bola nas mãos.
§ Engatinhar empurrando a bola com a
cabeça.
§ Caminhar, jogar a bola para o alto e
apanhá-la antes que ela caia no chão.
§ Rolar a bola com os pés.
§ Etc.
Bom
divertimento!!!
Não
se esqueça de registrar os momentos com fotos e vídeos e enviar no grupo de
WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário