Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MATERNAL I-A - DESAFIOS MOTORES E PSICOMOTRICIDADE (SEMANA 2) - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


SEMANA 2 - DE 30/11 a 04/12/2020

    A psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão entre os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. As atividades de psicomotricidade envolvem o desenvolvimento das capacidades motoras durante o crescimento na infância, tendo como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança.

 

ATIVIDADE 01:

BRINCADEIRA COM TAMPINHAS

Tampinhas de garrafa e pregadores de roupa: Modo de fazer: usar um pregador de roupas para pegar tampinhas (se tiver tampinhas coloridas separe 2 ou mais cores). A crianças deverá pegar uma por uma com o prendedor de roupa, separando-as por cor. Além do movimento de pinça essa atividade trabalha a percepção das cores e a capacidade de diferenciá-las.


Contornando as tampinhas: Material: cola, tampinha de garrafa, lápis de cor, folha.  Colar as tampinhas de garrafas no papel formando diversos desenhos e a criança deverá contornar as tampinhas com lápis de cor.


ATIVIDADE 02: 

BRINCADEIRAS COM BALÕES

Não deixar o balão cair: Jogar o balão para o alto e com a ajuda de um objeto como funil, uma tampa de um pote, um prato de papel, a criança deverá manter o balão no ar sem deixar cair. 


Soprar o Balão: Faça um caminho para que e a criança possa assoprar a bexiga até a linha de chegada. O circuito pode ser feito de diversas maneiras e você pode utilizar quase tudo para cria-lo (livros, sapatos, almofadas, brinquedos, etc).


ATIVIDADE 03: 

BRINCADEIRA MORTO-VIVO

Converse com a criança sobre como vai funcionar a brincadeira. Quando disser “VIVO” a criança deve ficar de pé, mas quando disser “MORTO” ela deve ficar agachada. 

Agora assista o vídeo musical com a brincadeira Morto-vivo



ATIVIDADE 04: 

BRINCADEIRA PEGUE A BOLINHA COM OS PÉS 

Você precisará de: 2 bacias, uma com água e outra sem; (se não tiver bacia pode ser uma caixa e não precisa colocar água) bolinhas ou objetos pequenos que possam ser colocados na água e a criança consiga pegar com os pés. Posicione a criança sentada em uma cadeira e sem utilizar as mãos à criança tentará pegar as bolinhas (ou os objetos) de uma bacia com água com os pés e colocar na outra bacia vazia.



ATIVIDADE 05: 

CIRCUÍTO DE OBSTÁCULOS

A ideia aqui é criar um percurso que demande a utilização de movimentos diversos, por meio de objetos e móveis existentes na casa, como por exemplo, passar por baixo de uma cadeira, passar por dentro de uma caixa de papelão, andar sobre almofadas, pular sobre um obstáculo (brinquedo, bicho de pelúcia), andar sobre uma corda, andar em zigue-zague  com garrafas pet, corrida de saco ou seja, crie seu percurso de obstáculos.




Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.

 

Boa semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário