Seguidores

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

MATERNAL I-B - PROFISSÕES - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 



SEMANA DE 09 a 13/11/2020

    Sonhar e fantasiar a vida dos adultos é parte integral do ser criança. Faz parte de um processo muito íntimo, de construção da própria identidade no meio de tantas outras que nos cercam. As profissões, dessa forma, ocupam uma parte especial no imaginário infantil.

 

ATIVIDADE 01: 

VÍDEO INFORMATIVO: Abaixo segue um vídeo educativo com o qual a criança irá aprender algumas profissões. A criança irá descobrir o trabalho de um professor, de uma médica, de uma enfermeira, de uma fazendeira, de um jogador de futebol, de um padeiro, de uma cozinheira, de um piloto e de um bombeiro. No final, pode revisar tudo o que aprenderam com um pequeno jogo, quando chegar nesta parte do vídeo vá pausando para a criança tentar adivinhar a profissão.



No final questione a criança sobre as profissões que aparecem no vídeo e o trabalho cada um. Pergunte: *O que o médico faz? *E o bombeiro? *E o policial? *Dentre outras.

 

ATIVIDADE 02: 


MÚSICA E ARTES: Chegou a hora da  música e do movimento, cante e dance com  Kamalu e sua Turma - O Que Você Quer Ser Quando Crescer.



E você o que quer ser quando crescer? Escolha uma profissão e faça um lindo desenho para mostrar para o nosso grupo.                   

Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho.

 

ATIVIDADE 03: 

VÍDEO E CULINÁRIA: Assista o vídeo sobre as profissões: Sésamo: O que você quer ser quando Crescer?  


Como vimos no vídeo o Elmo descobriu que queria ser cozinheiro como seu pai. Agora vamos brincar de cozinheiro fazendo uma deliciosa receita junto com sua família. Pode ser um bolo, uma pizza, um sanduiche, biscoitos, cachorro quente, etc. Segue abaixo algumas sugestões. Atenção: Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos.

 

BOLO FORMIGUEIRO

Ingredientes: 4 colheres de sopa de margarina, 1 ½  copo de açúcar, 4 ovos (claras em neve), 2 copos de farinha de trigo, 1 copo de leite, 100 g de chocolate granulado, 100 g de coco ralado, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Modo de Preparo: Bata a margarina com o açúcar até ficar cremoso, junte as gemas e continue batendo. Acrescente o leite e os demais ingredientes. Por último, acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente. Leve para assar em forno quente. Faça uma cobertura de chocolate se preferir.

SANDUÍCHE NATURAL DE FRANGO

Ingredientes: 100 g de frango temperado, cozido e desfiado, 1 cenoura pequena ralada, ½  lata de milho verde, cebolinha à gosto, sal à gosto, maionese, pão de forma. Modo de Preparo: Misture o frango, a cenoura ralada, o milho, a cebolinha e o sal. Adicione maionese até a obter a consistência desejada do recheio. Coloque o recheio entre 2 fatias de pão de forma.

 

ATIVIDADE 04: 

DESENHO ANIMADO E PROFISSÕES DOS PAIS: Assista o desenho animado Diário Da Mika “O Trabalho Do Papai”.


Converse com a criança sobre a história: *Porque a Mika estava preocupada?  *Quais as profissões que aparecem na história? *Qual delas você mais gostou? *Qual delas você acha que é a profissão do papai da Mika? *Você sabe qual é a profissão do papai e da mamãe?

PROFISSÃO DOS PAIS: Converse com a criança sobre a profissão dos pais: o que o papai faz; onde trabalha; se usa uniforme para trabalhar (avental, macacão, etc.); porque o seu trabalho é importante. Depois converse também sobre a profissão da mamãe. Podem explicar também sobre a profissão de alguns familiares como: tios, dindos, avós, entre outros.

IMITANDO A PROFISSÃO DOS PAIS: Agora use a criatividade e a imaginação e imite a profissão dos pais, usando acessórios que representem o trabalho deles. Faça um vídeo e envie para a professora.

 

ATIVIDADE 05:

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA: O que você quer ser quando crescer?” Quem nunca ouviu esta frase quando pequeno? As respostas podem ter variado com frequência, mas uma coisa é certa: crianças adoram brincar de ser adulto e de profissões.  Uma vantagem é que elas não precisam se limitar. Um dia, podem ser médicos, no outro um cozinheiro ou um construtor, e em seguida trabalhar em um salão de beleza. Podem ser quem elas quiserem de uma hora para outra. Esse é o poder do faz de conta. agora vamos brincar de Faz de Conta, use a imaginação e a criatividade, brinque de cozinheiro utilizando massinha de modelar. Brinque de engenheiro/construtor usando blocos de madeira. Segue abaixo algumas sugestões.

 

BRINCADEIRA: COZINHEIRO (A): A brincadeira de faz de conta pode tornar seu filho (a) cozinheiro (a). A ideia aqui é ele simular que está preparando comidinhas. Não é preciso ter os alimentos e pratinhos de plástico: você pode utilizar uma tigela qualquer, colher e massinhas de modelar para começar a brincadeira. Ajude a modelar frutas, bolos, biscoitos, legumes e outros alimentos, o que também será um treino importante para a coordenação motora do pequeno. Se quiser fazer uma bagunça maior, pode misturar farinha e água para imaginar que está preparando a massa de um bolo. Coloque um avental para a criança entrar de vez nesse mundo imaginário. Caso não tenha massinha de modelar em casa, segue a receita abaixo.


BRINCADEIRA: CABELEIREIRO: Basicamente, para brincar de cabeleireiro, a criança precisa de um espaço onde colocar os objetos e um banquinho. Você pode usar uma escada de dois degraus para colocar os objetos de uso do cabeleireiro e um banquinho. No início, a criança pode brincar com a boneca. Pegue uma boneca que tenha o cabelo maior e penteie.


Coloque lacinhos e prepare-a para uma festa, por exemplo. 



A brincadeira de cabeleireiro pode passar para a família. Primeiro o papai. Depois a mamãe. Clientes assíduos desse salão que não apenas cuida dos cabelos, como também de toda a parte estética: unhas e cuidados faciais.


E, no final do horário de trabalho, a cabeleireira decidiu que era hora de se cuidar.



Brincando de cabeleireiro a criança aprende um monte de coisas. É uma brincadeira que não requer muito mais de que uma escova, alguns outros objetos e vontade de se divertir.

BRINCADEIRA: JARDINEIRO: Pegue um pequeno regador colorido e incentive a criança a plantar flores e regar as plantas da casa junto com você. 


BRINCADEIRA: PEDIATRA: A criança será o pediatra, outra pessoa a mamãe ou o papai e outra pessoa para fazer a consulta. O pediatra recebe os dois, cumprimenta e faz perguntas à mãe. Depois, examina a criança, pede-lhe que abra a boca, ponha a língua para fora, apalpa-lhe a barriga, etc. ao final, finge dar a medicação (caixas vazias de remédios). OBS: Você poderá usar uma boneca para ser o paciente.


BRINCADEIRA: DENTISTA: Proceda igual a brincadeira do Pediatra, porem usando recursos para simular um tratamento dentário, como passar o “motorzinho” do dentista, escovar os dentes, etc.


BRINCADEIRA: IMITANDO O PAPAI E A MAMÃE: Providencie alguns materiais como barbantes ou fio de lã, caixas ou cestos, prendedores e várias peças de roupa. Em seguida, para fazer o varal utilize duas cadeiras, sendo uma de cada lado. Amarre a ponta do barbante ou fio de lã em cada uma. Agora peça para a criança imitar a mamãe e o papai. Primeiro, vamos lavar a roupa, esfregá-la, torcê-la e depois pendurá-la no varal usando os prendedores.

   

Bom Divertimento!

  

Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.

 

    Boa Semana!

 






















 




Nenhum comentário:

Postar um comentário