Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

MATERNAL I-A - MEIOS DE COMUNICAÇÃO - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


SEMANA DE 16/11 a 20/11/2020

    Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar e os Meios de Comunicação servem para que as pessoas possam se comunicar umas com as outras estando perto ou longe. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, celular, computador, carta, revista, livros).


ATIVIDADE 01:


HORA DO CONTO


Com a chegada do “coronavírus” nossas aulas ficaram

diferentes, passamos a usar utilizar os meios de

comunicação como: o celular, o computador e a televisão,

para fazer as nossas atividades. Vamos assistir a história

“Cecília e os meios de comunicação”.



Converse com a criança sobre os meios de comunicação que utilizamos diariamente para nos comunicar com as pessoas, saber sobre o que está acontecendo no mundo e para nos divertir também. Em seguida pergunte para a criança, quais meios de comunicação apareceram na história?  E agora vamos procurar os meios de comunicação que temos em casa?  

Desafio:  Peça para a criança procurar e identificar na sua casa os meios de comunicação, mostrando e dizendo o nome. Faça um vídeo e mande para a professora.


ATIVIDADE 02: 


FILME / BRINCADEIRA: TELEFONE SEM FIO

Primeiro vamos assistir ao filme da turma da Mônica, “Chamada de longa distância”.



Depois converse com a criança qual brincadeira que Cascão e Cebolinha estavam brincado? Vamos brincar também?

Brincadeira telefone sem fio:  Para fazer um telefone sem fio em casa, você vai precisar de: 2 potes de iogurte, latas pequenas ou copos descartáveis; Barbante no comprimento que você quiser; Palito de dente; Tesoura; Fita para decorar – isso é opcional =); agulha  – uma grossa, para furar o fundo dos potes.


O primeiro passo é furar cada pote de iogurte para passar o barbante, usando a agulha.



Depois de passar a ponta do barbante pelo fundo de cada pote, amarre um pedacinho do palito de dente para que o fio fique preso.



Agora é só brincar!



ATIVIDADE 03: 


VÍDEO MUSICAL / BRINCADEIRAS LIVRES

Vamos dançar e cantar a música “O Celular” com a turma do Bob Zoom.



Como vimos os meios de comunicação servem para nos informar, nos divertir, mas não podemos esquecer que brincar com os amigos e inventar as próprias brincadeiras é muito legal. Que tal organizar uma brincadeira livre?

Brincar Livre: Peça para a criança qual a sua brincadeira ou brinquedos preferidos, e então organize o espaço para que ela possa brincar. Toda a família participar da brincadeira junto com a criança. Não esqueça de registrar este momento com fotos e vídeos e enviar para a professora.

 

ATIVIDADE 04: 


DESENHO ANIMADO E BRINCADEIRA: ESTOU NA TV

A linguagem oral tem função essencial para o desenvolvimento das crianças. Trabalhando os diversos meios de comunicação elas podem se expressar e soltar a imaginação, cada uma a sua maneira.

Primeiro vamos assistir ao filme da “Peppa Pig – Queda de energia”. 



Agora vamos brincar de se apresentar na televisão como a Peppa Pig?



Brincadeira: Estou na TV: Agora vamos confeccionar com uma caixa ou um pedaço de papelão uma televisão, deixe a criança ajudar na confecção e na decoração da TV. Depois de pronta peça para a criança fazer de conta que está se apresentando na televisão, estimule a criança a se expressar, como por exemplo falar seu nome, sua idade, o que gosta de fazer, de assistir na televisão, desenhos preferidos; personagens que mais gosta; etc. Não esqueça de fazer um vídeo e enviar para o grupo ou no particular da professora, como preferir. Segue abaixo, exemplos de como fazer a televisão.


ATIVIDADE 05: 


ATIVIDADES DE ARTES COM PAPEL RASGADO

O trabalho com rasgadura deve ser bem explorado. É nesta faixa etária que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza. Para o treino da coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça. Separe algumas revistas, folders de mercado e jornais velhos. Primeiro deixe a criança explorar o material, fazendo a leitura de imagens, conversando sobre o que está vendo. Em seguida peça que rasque algumas folhas em: tiras grossas de papel; tiras finas de papel; pedaços grandes de papel; pedacinhos de papel.

Aproveite os papéis rasgados e monte uma grande obra de arte, organizando uma atividade de colagem. Fazendo uma página de um jornal ou revista. Esta atividade deve ser entregue na escola, com o nome da criança, o nome da atividade e a data da realização.



Dica: Na lembrança do dia da criança, tinha um livro de histórias, este também é um meio de comunicação. Conte a história para seu filho, pode ser antes de dormir. Faça com que este momento seja uma rotina.


Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.

 

Boa semana a todos.

 






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário