ATIVIDADE 1
HISTÓRIA E CLIPE MUSICAL: Apresentar a história “ANA E AS FRUTAS” acessando o link abaixo. Após assistirem o vídeo e cantar com Ana sobre as frutas pergunte para a criança sobre as frutas que aparecem na história e também sobre outras frutas que vemos no nosso dia a dia. Converse com a criança sobre a importância de comerem frutas para manter a saúde do corpo.
ATIVIDADE 2
AS FRUTAS: Coloque
algumas frutas numa cesta (ou bacia) em cima da mesa.
Mostre para a criança frutas variadas para experimentar a textura, a cor
e o cheiro. Pergunte sobre as características de cada fruta apresentada:
formato e cor. Peça à criança que comparem as frutas que estão na mesa com as frutas
da história de Ana. Deixe que ela aponte as frutas que aparecem na história e
aquelas que não aparecem. Pergunte se já experimentaram as frutas e se
gostaram. Corte as frutas já higienizadas e mostre o interior de cada
fruta e ofereça as frutas para a criança. Deixe que a crianças coloque a mão
nas frutas para sentirem a textura e também os sabores.
ATIVIDADE 3
CULINÁRIA: SALADA DE FRUTAS: Junto
com a criança faça uma deliciosa salada de frutas. Segue abaixo 2 sugestões de
saladas de frutas.
RECEITA: SALADA DE FRUTAS
Ingredientes: Bananas, maças, mamão, laranjas, melão, outras
frutas a gosto.
Modo de Preparo: Lave as mãos e prepare um ambiente limpo.
Descasque e corte em pequenos pedaços todas as frutas. Coloque em uma vasilha e
mexa bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar.
RECEITA: SALADA DE FRUTAS SIMPLES
Ingredientes: 1/2 mamão picadinho, 1/2 melão picadinho,
1 maçã grande com casca picadinha, 2 bananas
em rodelas e depois cortadas ao meio, suco
de 3 laranjas.
Modo de Preparo: Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana). Coloque a banana apenas na hora de servir a
salada, pois ela fica estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada. Se
desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
ATIVIDADE 4
MÚSICA: Assista ao vídeo musical “A MÚSICA DAS FRUTAS”. Converse com a criança sobre as frutas que aparecem no vídeo salientando sua importância para a saúde.
ATIVIDADE 1
HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “A Cesta da Dona Maricota”
Agora é hora de
conversar sobre Alimentação Saudável.
Convide a criança a
falar sobre o assunto.
§ Você
sabe o que é uma alimentação saudável?
§ Você
considera sua alimentação saudável?
§ Quantas
frutas você come por dia?
§ Qual
sua fruta preferida?
§ Você
come verduras e legumes todos os dias?
§ Qual é
o seu alimento preferido?
§ O que
você não gosta de comer?
Após a criança falar, explique para ela a
importância de termos uma alimentação saudável. Fale que uma boa alimentação dá
força para correr, pular, dançar, brincar, e que é bom para o crescimento e
aprendizado.
ATIVIDADE 2
BRINCADEIRA CANTADA: Você conhece a brincadeira das “COMIDAS BRASILEIRAS”? É uma brincadeira muito conhecida, em que forem que precisamos prestar muita atenção, pois quem estiver no comando irá falar várias palavras, e só podemos bater palmas para as palavrinhas que forem o nome de alguma comida. Assista ao vídeo dessa turma que realizou essa brincadeira.
Se
não tiver possibilidade de acessar o link, peça para alguém ler a letra da
música abaixo para você. Logo depois,
comecem essa animada brincadeira! Use a
criatividade para escolher as palavras!
MÚSICA DA BRINCADEIRA
Vai começar (palmas,
palmas)
A brincadeira (palmas,
palmas)
Da comida (palmas,
palmas)
Brasileira (palmas,
palmas)
Só bate palmas (palmas,
palmas)
Se for comida (palmas,
palmas)
Arroz (palmas, palmas)
Feijão (palmas, palmas)
Tomate (palmas, palmas)
Alface (palmas, palmas)
Macarrão (palmas,
palmas)
Corrimão
E
então? A brincadeira foi divertida?
Quais
foram às palavras que vocês usaram na música?
Faça
um desenho, registrando tudo que vocês citaram na brincadeira. Não se esqueça
de guardar sua atividade! A professora
está ansiosa para vê-la, assim que voltarmos à escola!
ATIVIDADE 3
SAQUINHO MÁGICO: Coloque, dentro de
um saquinho, algumas frutas e legumes. Antes de colocar as frutas e legumes no
saquinho mostre cada uma para a criança dizendo o seu nome. Deixe que a criança
coloque a mão nas frutas e legumes sentindo a sua textura e seu formato. Cubra
os olhos da criança com um pano e peça que coloque uma das mãos dentro do
saquinho, escolha uma fruta ou legume, apalpe com as mãos e tente descobrir o
que é.
Terceiro dia: Quarta-feira (17/06/2020)
ATIVIDADE 1
HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “O Sanduíche da Maricota”
Após conversar sobre a história.
§ Quem são os personagens da história?
§ O que cada animal queria que Maricota colocasse em seu sanduíche?
Por quê?
§ Você acha que o sanduíche que Maricota fez com pão, milho, quirera
e ovo é uma alimentação saudável?
§ Porque a Maricota ficou brava no final da história e jogou fora o
sanduíche?
§ Como você acha que se prepara um sanduíche saudável?
ATIVIDADE 2
CULINÁRIA: O SANDUÍCHE DA
MARICOTA: Na
história, os animais queriam colocar seus alimentos preferidos, vamos mudar um
pouco, e colocar os alimentos que são muito bons para nossa saúde!
§ Pão
§ Alface
§ Tomate
§ Ovo cozido
§ Queijo
Use
sua criatividade e os alimentos que tem disponível em casa e prepare junto com
a criança seu próprio sanduíche. Lembre-se de fazer a higiene
das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos
alimentos antes de serem consumidos. Segue abaixo 3 sugestões de receitas de
sanduíches.
RECEITA: SANDUÍCHE DE OVO
Ingredientes: 10
Fatias de pão de forma integral, 4 ovos cozidos, 6 colheres (sopa) de maionese
ou creme de ricota, manteiga para passar no pão (opcional), sal, pepino fatiado
fino, alface limpo e seco.
Modo
de Preparo: Amasse
bem o ovo (use um garfo) até que ele fique bem trituradinho. Misture a maionese e o sal, adicione
outros temperos se preferir. Passa
manteiga nas duas fatias de pão. Adicione
o recheio, coloque os pepinos fatiados e a alface. Finalize com a outra fatia.
SANDUÍCHE
NATURAL RÁPIDO
Ingredientes: 2 fatias de pão de forma (pode ser integral), 1 folha de alface, 1/4 de cenoura a picada,1 fatia de queijo mussarela (ou outro de sua preferência), 1 fatia de presunto ou 2 de peito de peru, maionese à vontade.
Modo de Preparo: Lave a alface. Rale a cenoura. Passe maionese no pão de forma, em seguida acrescente a cenoura, a
alface, a mussarela e o presunto ou peito de peru. Coloque a outra parte do pão de forma e sirva.
ATIVIDADE 3
BRINCADEIRA: ADIVINHE
SE PUDER: Coloque em uma cesta ou bacia várias frutas e
apresente cada uma delas a criança, perguntando:
§ Qual é o nome desta fruta?
§ Qual é a cor dela?
Com
um pano, cubra a cesta e retire uma fruta sem que a criança veja. Peça para a
criança adivinhar qual fruta foi retirada.
Quarto dia: Quinta-feira (18/06/2020)
ATIVIDADE 1
O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?
Olá! Você gosta de
sopa? Essa refeição é muito saudável por ser feita com vários legumes e carne
nos oferecendo vitaminas e sais minerais.
Assista as duas versões
de Clips da música “SOPA”, da
“Palavra Cantada” e converse com a criança sobre os alimentos que são citados
na música.
§ Quais
desses alimentos podem ser utilizados para cozinhar uma deliciosa sopinha?
§ Quais são os elementos que aparecem na música,
mas que não podem ser utilizados no preparo da sopa?
Os clipes estão
disponíveis abaixo.
ATIVIDADE 2
VOCÊ É O COZINHEIRO? Chegou
a hora de fazer uma deliciosa sopa de legumes, convide seu filho para
auxiliá-lo neste momento. Pergunte que legumes e verduras tinham na música “SOPA DO NENÉM”. Escolham os legumes e
verduras de sua preferência ou os que tiverem em casa e preparem uma deliciosa
sopa. Lembre-se
de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das
mãos e dos alimentos antes de serem consumidos. Segue 2 sugestões de receitas
de sopas.
RECEITA: SOPA DE LEGUMES COM CARNE
Ingredientes: 500 g de músculo em cubos, 2 cenouras médias picadas, 2 abobrinhas picadas, 4 mandioquinhas picadas, 2 batatas picadas, 1 chuchu grande picado, algumas
folhas de agrião e ou couve picado,1 cubo de caldo de legumes, 1 cebola pequena picada,1 dente de
alho amassado, sal a gosto, óleo para fritar o alho e a cebola, 1
e 1/2 xícaras (chá) de macarrão argolinha ou de letrinhas.
Modo
de Preparo: Em uma
panela de pressão, dourar o alho e a cebola. Colocar a carne, deixar dourar e cozinhar em água com o caldo de
legumes e o sal por 30 minutos, ou até que a carne fique bem molinha. Em seguida junte todos os legumes e a
verdura picada. Cozinhe por mais 10
a 15 minutos na pressão, por último adicione o macarrão e deixe cozinhar sem a
tampa por mais 10 minutos, ou até que o macarrão fique cozido.
RECEITA: SOPA CREMOSA DE LEGUMES
Ingredientes: 1/2 xícara de chá de moranga
cortada em cubos, 1 unidade pequena de cenoura cortada em rodelas, 1/2 xícara
de chá de vagem picada picada, 3 unidades médias de batata cortada em cubos, 1
cebola pequena picada, cheiro verde a gosto,
Modo
de Preparo: Para
começar o preparo da sopa cremosa de legumes, coloque o azeite em uma
panela e leve ao fogo baixo para aquecer.
Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e a batata, e refogue ligeiramente. Regue com a água, adicione os cubos de
caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitapada até
levantar fervura. Acrescente a
abóbora e a vagem, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitapada, até
que os legumes estejam cozidos. Retire
do fogo, transfira a sopa para o copo do liquidificador e bata até obter um
creme liso e homogêneo. Volte para a
panela acrescente o cheiro verde, deixe a sopa cremosa de
legumes aquecer e sirva em seguida.
ATIVIDADE 3
VAMOS BRINCAR DE ESTÁTUA? Leve a
criança para um espaço aberto (pátio ou sala grande) e deixe-a a vontade.
Comece a brincadeira dizendo junto com a criança a quadrinha abaixo, até que a
palavra “SAPÃO” seja dita. Nesse
momento a criança deverá ficar parada, como estátua. Se a criança se mexer deve
imitar um sapo. Está brincadeira pode ser feita com toda a família. QUADRINHA
ARROZ, FEIJÃO, SALADA E
MACARRÃO.
QUEM SE MEXER PRIMEIRO
VAI VIRAR SAPÃO!
ATIVIDADE 4
QUAL É O ALIMENTO? Separe os alimentos antes, sem que a criança
veja. Cubra os olhos da criança com um pano. Dê os
alimentos na boca da criança para que ela experimente. A criança terá que adivinhar o que está
comendo.
Quinto dia: Sexta-feira (19/06/2020)
ATIVIDADE 1
HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “A Comida Favorita do Coelhinho”
Após converse sobre a
história.
Qual o animal que
aparece na história?
Qual é a comida
preferida do coelhinho?
Em seguida, pergunte;
§ Por
que temos que comer?
§ Você
gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?
§ O que
você mais gosta de comer: verduras ou legumes?
§ Como
uma alimentação pode ser saudável?
§ O que
é preciso comer para ficar saudável?
§ O que
você gosta de comer?
ATIVIDADE 2
MÚSICA: Assista ao vídeo musical “O QUE É QUE A COMIDA TEM?” Converse com a
criança sobre os alimentos que aparecem no vídeo salientando sua importância
para a saúde.
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4
RECEITA DE MASSA DE MODELAR CASEIRA: Caso
não tenha massa de modelar em casa para realizar a atividade anterior segue
abaixo sugestões de receitas de massa de modelar.
Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que
conseguirem fazer e se possível enviá-los, em fotos ou vídeo, para o grupo de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário