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sexta-feira, 12 de junho de 2020

MATERNAL I B - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - AULAS NÃO PRESENCIAIS


    SEMANA DE 15 a 19/06/2020!


Primeiro dia: Segunda-feira (15/06/2020)

ATIVIDADE 1

 

HISTÓRIA E CLIPE MUSICAL: Apresentar a história “ANA E AS FRUTAS” acessando o link abaixo. Após assistirem o vídeo e cantar com Ana sobre as frutas pergunte para a criança sobre as frutas que aparecem na história e também sobre outras frutas que vemos no nosso dia a dia. Converse com a criança sobre a importância de comerem frutas para manter a saúde do corpo.

 



ATIVIDADE 2

 

AS FRUTAS: Coloque algumas frutas numa cesta (ou bacia) em cima da mesa. Mostre para a criança frutas variadas para experimentar a textura, a cor e o cheiro. Pergunte sobre as características de cada fruta apresentada: formato e cor. Peça à criança que comparem as frutas que estão na mesa com as frutas da história de Ana. Deixe que ela aponte as frutas que aparecem na história e aquelas que não aparecem.  Pergunte se já experimentaram as frutas e se gostaram.  Corte as frutas já higienizadas e mostre o interior de cada fruta e ofereça as frutas para a criança. Deixe que a crianças coloque a mão nas frutas para sentirem a textura e também os  sabores.

 

ATIVIDADE 3

 

CULINÁRIA: SALADA DE FRUTAS: Junto com a criança faça uma deliciosa salada de frutas. Segue abaixo 2 sugestões de saladas de frutas.

RECEITA: SALADA DE FRUTAS

Ingredientes: Bananas, maças, mamão, laranjas, melão, outras frutas a gosto.

Modo de Preparo: Lave as mãos e prepare um ambiente limpo. Descasque e corte em pequenos pedaços todas as frutas. Coloque em uma vasilha e mexa bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar.

 

RECEITA: SALADA DE FRUTAS SIMPLES

Ingredientes: 1/2 mamão picadinho, 1/2 melão picadinho, 1 maçã grande com casca picadinha, 2 bananas em rodelas e depois cortadas ao meio, suco de 3 laranjas.

Modo de Preparo: Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana). Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela fica estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada. Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


ATIVIDADE 4

 

MÚSICA: Assista ao vídeo musical “A MÚSICA DAS FRUTAS”. Converse com a criança sobre as frutas que aparecem no vídeo salientando sua importância para a saúde. 





Segundo dia: Terça-feira (16/06/2020)

ATIVIDADE 1

 

HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “A Cesta da Dona Maricota” 




Agora é hora de conversar sobre Alimentação Saudável.

Convide a criança a falar sobre o assunto.

§  Você sabe o que é uma alimentação saudável?

§  Você considera sua alimentação saudável?

§  Quantas frutas você come por dia? 

§  Qual sua fruta preferida?

§  Você come verduras e legumes todos os dias?

§  Qual é o seu alimento preferido?

§  O que você não gosta de comer?

Após a criança falar, explique para ela a importância de termos uma alimentação saudável. Fale que uma boa alimentação dá força para correr, pular, dançar, brincar, e que é bom para o crescimento e aprendizado.

 

ATIVIDADE 2

 

BRINCADEIRA CANTADA: Você conhece a brincadeira das “COMIDAS BRASILEIRAS”? É uma brincadeira muito conhecida, em que forem que precisamos prestar muita atenção, pois quem estiver no comando irá falar várias palavras, e só podemos bater palmas para as palavrinhas que forem o nome de alguma comida. Assista ao vídeo dessa turma que realizou essa brincadeira.




Se não tiver possibilidade de acessar o link, peça para alguém ler a letra da música abaixo para você.  Logo depois, comecem essa animada brincadeira!  Use a criatividade para escolher as palavras!

MÚSICA DA BRINCADEIRA

Vai começar (palmas, palmas)

A brincadeira (palmas, palmas)

Da comida (palmas, palmas)

Brasileira (palmas, palmas)

Só bate palmas (palmas, palmas)

Se for comida (palmas, palmas)

Arroz (palmas, palmas)

Feijão (palmas, palmas)

Tomate (palmas, palmas)

Alface (palmas, palmas)

Macarrão (palmas, palmas)

Corrimão

E então? A brincadeira foi divertida?

Quais foram às palavras que vocês usaram na música?

Faça um desenho, registrando tudo que vocês citaram na brincadeira. Não se esqueça de guardar sua atividade!  A professora está ansiosa para vê-la, assim que voltarmos à escola!

ATIVIDADE 3


SAQUINHO MÁGICO: Coloque, dentro de um saquinho, algumas frutas e legumes. Antes de colocar as frutas e legumes no saquinho mostre cada uma para a criança dizendo o seu nome. Deixe que a criança coloque a mão nas frutas e legumes sentindo a sua textura e seu formato. Cubra os olhos da criança com um pano e peça que coloque uma das mãos dentro do saquinho, escolha uma fruta ou legume, apalpe com as mãos e tente descobrir o que é.


Terceiro dia: Quarta-feira (17/06/2020)


ATIVIDADE 1


HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “O Sanduíche da Maricota”




Após conversar sobre a história.

§  Quem são os personagens da história?

§  O que cada animal queria que Maricota colocasse em seu sanduíche? Por quê?

§  Você acha que o sanduíche que Maricota fez com pão, milho, quirera e ovo é uma alimentação saudável?

§  Porque a Maricota ficou brava no final da história e jogou fora o sanduíche?

§  Como você acha que se prepara um sanduíche saudável?

 

ATIVIDADE 2

 

CULINÁRIA: O SANDUÍCHE DA  MARICOTA: Na história, os animais queriam colocar seus alimentos preferidos, vamos mudar um pouco, e colocar os alimentos que são muito bons para nossa saúde!

§  Pão

§  Alface

§  Tomate

§  Ovo cozido

§  Queijo

Use sua criatividade e os alimentos que tem disponível em casa e prepare junto com a criança seu próprio sanduíche. Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos. Segue abaixo 3 sugestões de receitas de sanduíches.

RECEITA: SANDUÍCHE DE OVO


Ingredientes: 10 Fatias de pão de forma integral, 4 ovos cozidos, 6 colheres (sopa) de maionese ou creme de ricota, manteiga para passar no pão (opcional), sal, pepino fatiado fino, alface limpo e seco.

Modo de Preparo: Amasse bem o ovo (use um garfo) até que ele fique bem trituradinho. Misture a maionese e o sal, adicione outros temperos se preferir. Passa manteiga nas duas fatias de pão. Adicione o recheio, coloque os pepinos fatiados e a alface. Finalize com a outra fatia.

 

SANDUÍCHE NATURAL RÁPIDO


Ingredientes: 2 fatias de pão de forma (pode ser integral), 1 folha de alface, 1/4 de cenoura a picada,1 fatia de queijo mussarela (ou outro de sua preferência), 1 fatia de presunto ou 2 de peito de peru, maionese à vontade.  

Modo de Preparo: Lave a alface. Rale a cenoura. Passe maionese no pão de forma, em seguida acrescente a cenoura, a alface, a mussarela e o presunto ou peito de peru. Coloque a outra parte do pão de forma e sirva.


ATIVIDADE 3


BRINCADEIRA: ADIVINHE SE PUDER: Coloque em uma cesta ou bacia várias frutas e apresente cada uma delas a criança, perguntando:

§  Qual é o nome desta fruta?

§  Qual é a cor dela?

Com um pano, cubra a cesta e retire uma fruta sem que a criança veja. Peça para a criança adivinhar qual fruta foi retirada.


Quarto dia: Quinta-feira (18/06/2020)


ATIVIDADE 1


O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?

Olá! Você gosta de sopa? Essa refeição é muito saudável por ser feita com vários legumes e carne nos oferecendo vitaminas e sais minerais.

Assista as duas versões de Clips da música “SOPA”, da “Palavra Cantada” e converse com a criança sobre os alimentos que são citados na música.

§  Quais desses alimentos podem ser utilizados para cozinhar uma deliciosa sopinha?

§   Quais são os elementos que aparecem na música, mas que não podem ser utilizados no preparo da sopa?

Os clipes estão disponíveis abaixo.






ATIVIDADE 2


VOCÊ É O COZINHEIRO? Chegou a hora de fazer uma deliciosa sopa de legumes, convide seu filho para auxiliá-lo neste momento. Pergunte que legumes e verduras tinham na música “SOPA DO NENÉM”. Escolham os legumes e verduras de sua preferência ou os que tiverem em casa e preparem uma deliciosa sopa. Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos. Segue 2 sugestões de receitas de sopas.

RECEITA: SOPA DE LEGUMES COM CARNE

Ingredientes: 500 g de músculo em cubos, 2 cenouras médias picadas, 2 abobrinhas picadas, 4 mandioquinhas picadas, 2 batatas picadas, 1 chuchu grande picado, algumas folhas de agrião e ou couve picado,1 cubo de caldo de legumes, 1 cebola pequena picada,1 dente de alho amassado, sal a gosto, óleo para fritar o alho e a cebola, 1 e 1/2 xícaras (chá) de macarrão argolinha ou de letrinhas.

Modo de Preparo: Em uma panela de pressão, dourar o alho e a cebola. Colocar a carne, deixar dourar e cozinhar em água com o caldo de legumes e o sal por 30 minutos, ou até que a carne fique bem molinha. Em seguida junte todos os legumes e a verdura picada. Cozinhe por mais 10 a 15 minutos na pressão, por último adicione o macarrão e deixe cozinhar sem a tampa por mais 10 minutos, ou até que o macarrão fique cozido.

 

RECEITA: SOPA CREMOSA DE LEGUMES

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de moranga cortada em cubos, 1 unidade pequena de cenoura cortada em rodelas, 1/2 xícara de chá de vagem picada picada, 3 unidades médias de batata cortada em cubos, 1 cebola pequena picada, cheiro verde a gosto, 1,5 litros de água,  1 colher de sopa de azeite (pode ser substituído por óleo de soja), 2 unidades de caldo de legumes, sal a gosto.

Modo de Preparo: Para começar o preparo da sopa cremosa de legumes, coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e a batata, e refogue ligeiramente. Regue com a água, adicione os cubos de caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitapada até levantar fervura. Acrescente a abóbora e a vagem, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitapada, até que os legumes estejam cozidos. Retire do fogo, transfira a sopa para o copo do liquidificador e bata até obter um creme liso e homogêneo. Volte para a panela acrescente o cheiro verde, deixe a sopa cremosa de legumes aquecer e sirva em seguida.


ATIVIDADE 3


VAMOS BRINCAR DE ESTÁTUA?  Leve a criança para um espaço aberto (pátio ou sala grande) e deixe-a a vontade. Comece a brincadeira dizendo junto com a criança a quadrinha abaixo, até que a palavra “SAPÃO” seja dita. Nesse momento a criança deverá ficar parada, como estátua. Se a criança se mexer deve imitar um sapo. Está brincadeira pode ser feita com toda a família. QUADRINHA

ARROZ, FEIJÃO, SALADA E MACARRÃO.

QUEM SE MEXER PRIMEIRO VAI VIRAR SAPÃO!

 

ATIVIDADE 4


QUAL É O ALIMENTO? Separe os alimentos antes, sem que a criança veja. Cubra os olhos da criança com um pano. Dê os alimentos na boca da criança para que ela experimente.  A criança terá que adivinhar o que está comendo.


Quinto dia: Sexta-feira (19/06/2020)


ATIVIDADE 1


HORA DO CONTO: VÍDEO: Assista ao vídeo com a história “A Comida Favorita do Coelhinho”




Após converse sobre a história.

Qual o animal que aparece na história?

Qual é a comida preferida do coelhinho?

Em seguida, pergunte;

§  Por que temos que comer?

§  Você gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?

§  O que você mais gosta de comer: verduras ou legumes?

§  Como uma alimentação pode ser saudável?

§  O que é preciso comer para ficar saudável?

§  O que você gosta de comer?


ATIVIDADE 2


MÚSICA: Assista ao vídeo musical “O QUE É QUE A COMIDA TEM?”  Converse com a criança sobre os alimentos que aparecem no vídeo salientando sua importância para a saúde.



ATIVIDADE 3


BRINCADEIRA COM MASSA DE MODELAR: PREPARANDO COMIDAS: Quem não curte um belo espaguete de massinha de modelar, ou uma pizza de calabresa, ou ainda muitos doces, bolinhos e bolachinhas. Preparar comidas de mentirinha é outra brincadeira de massinha que faz sucesso entre a criançada. Por que não pedir para o pequeno chef preparar o seu próprio cardápio com comidas de mentirinha? Na hora de fazer os quitutes imaginários, você pode fornecer algumas ferramentas para ajudar a moldar a massinha. Um espremedor de alho pode virar uma máquina de fazer macarrão, já um tubinho de plástico é um fabricador de salsichas, e por aí vai! Ofereça a criança alguns utensílios domésticos como colheres, potes, pratos plásticos, entre outros. Depois de brincarem livremente com a massa de modelar peça que a criança monte um prato saudável com massa de modelar. Segue abaixo 3 sugestões de pratos saudáveis. Dica: Se não tiver massa de modelar em casa você poderá fazê-la junto com a criança. Segue receita abaixo.




ATIVIDADE 4


RECEITA DE MASSA DE MODELAR CASEIRA: Caso não tenha massa de modelar em casa para realizar a atividade anterior segue abaixo sugestões de receitas de massa de modelar.






Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer e se possível enviá-los, em fotos ou vídeo, para o grupo de WhatsApp. 



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