Semana de 08 a 12/06/2020!
Segunda-Feira 08/06
Atividade 01:
Contar a história: O pequeno livro do ambiente
Atividade 02:
Brincar com os potes da cozinha
Atividade 03:
Mostrar a Paródia do meio ambiente
Atividade 04:
Brincar de cama de gato
Confeccione uma cama de gato utilizando cesto de roupa, caixa de papelão ou caixa organizadora e passe elástico de um lado para o outro, deixando pequenas aberturas. Após coloque dentro brinquedos que o seu filho mais gosta e deixe que ele utilize de seu raciocínio e tente tirar o brinquedo de dentro.
Terça feira 09/06
Atividade 05:
Mostrar a história: Conto de casa: A Árvore de macacos
Atividade 07
Realizar a pintura do jacaré com a marca do pé do seu filho. Segue exemplo na imagem a seguir...
Quarta-feira 10/06
Atividade 08
Assistir a música: Nem tudo que sobra é lixo
Atividade 09
Confeccionar um brinquedo com sucatas e depois deixar a criança brincar com ele.
Segue algumas ideias...
Atividade 10
Assistir o vídeo: Natureza sempre se transforma
Sexta-feira 12/06
Atividade 11
Assistir a história: O Semeador
Atividade 14
Brincar com a criança de bicicleta
Segue vídeo demonstrativo de como realizar.
O meio ambiente é a principal fonte de preservação do planeta e da vida. É preciso conscientizar nossas crianças desde bem pequenas o cuidado com ele. Em tarefas práticas como colocar o lixo nas lixeiras, reutilizar algumas sucatas e preservar a natureza.
Segunda-feira 08/06/20
1) Atividade: Fazer um passeio com a criança na vizinhança, mostrando um pouco do que é a natureza. Exemplo: árvores, animais, plantas, ar etc...
2) Atividade: Assistir a história " Mamãe Natureza" varal encantado. Aponte e reforce para a criança os elementos da natureza representados nas imagens.
Quinta-feira 11/06/20
7) Assistir a história da Turma da Mônica- Vamos cuidar do Meio ambiente. Observe e mostre para crianças imagens da natureza representados nas imagens.
8) Confeccionar brinquedos musicais de sucatas. Latas, potes e colheres podem virar tambor e garrafinhas plásticas com sementes ou grãos dentro virar chocalhos. Faça um video com a criança brincando e produzindo diferentes sons.
Chocalhos com potes de iogurte e grãos de pipoca
Tambores com latas e balão
Várias panelas e colheres
Sexta feira 12/06/20
9) Atividade: Leia para seu filho a história " Azul e lindo planeta".
10) Brincadeira túnel de caixa. Utilize uma caixa de papelão e incentive a criança a passar de um lado para o outro. Também ele poderá colorir o túnel com giz de cera.
💟Obs: As atividades ao ar livre, tomar todas as medidas de prevenção contra o covid 19.
💟 Lembrar de realizar os registros da criança participando das atividades seja com fotos ou vídeos. Postar no grupo de pais.
💟 Aproveite esses momentos das atividades em família, que além de estar contribuindo para o desenvolvimento da criança, também estão gerando memórias afetivas e reforçando os laços familiares.
Boa semana a todos!
Primeiro
dia: 08/06/2020 Segunda-feira
Atividade
1: Conversa
No primeiro momento converse com a criança sobre Meio Ambiente, explicar o que
significa.
O que é o Meio Ambiente:
O meio
ambiente são todas as coisas com vida e sem vida que existem no planeta terra.
É o lugar onde vivemos e moramos, é tudo que compõe a paisagem (pessoas,
animais, rios, arvores, pássaros...) Ele é a nossa casa e devemos cuidar muito
bem dele.
Atividade 2: Hora do conto: A sementinha que não queria nascer
Agora
vamos assistir um vídeo com a história “A sementinha que não queria nascer”.
Após
ver a história, comente com seu filho(a) como ocorre o nascimento de uma
árvore, que tudo começa com uma pequena semente, que caí na terra, a chuva vem
e molha, o sol aquece e da claridade que ela precisa para germinar, nascer e
crescer.
Mostre
as figuras abaixo.
Atividade 3: Vamos plantar uma sementinha?
Materiais necessários para realizar a
atividade: Pote de plástico transparente (pode ser garrafa pet) deve
ser transparente para que se possa verificar a momento da germinação, terra,
sementes (pode ser feijão, girassol, alpiste...)
Como plantar: Converse
com a criança que agora vamos fazer a experiência de plantar uma semente e ver
como será o processo de germinação. Auxilie seu filho neste momento, peça que
coloque a terra, em seguida faça um buraquinho e coloque uma semente ou mais
dependendo do tamanho do pote e do tipo de semente. Regar com um pouco de água, porque do
contrário ela não vai germinar. E depois colocar o pote num local com
claridade. Ir acompanhando este processo diariamente, regando quando necessário.
De a responsabilidade para seu filho cuidar da sua semente, sempre sob sua
supervisão.
Atividade 4: Vídeo: A germinação da
semente
Agora
assista junto com seu filho como acontece a germinação da semente e o
nascimento de uma nova planta.
Segundo
dia: 09/06/2020 Terça-feira
Atividade 1: Vídeo musical
Agora vamos fazer uma brincadeira musical?
(segue explicações abaixo)
Colocar
a música: As sementinhas (link abaixo)
Vamos
brincar de faz de conta que você é uma sementinha, dançando e cantando.
Abaixo música para a brincadeira e letra com as orientações:
As
sementes:
Primeiro
deixe a criança ver o vídeo com a música, em seguida convide-o para fazer uma
brincadeira de faz de conta que ele é uma sementinha, fazendo uma encenação com
a música.
Segue
orientações e letra da música abaixo:
Letra da música: As sementes
Faz
de conta que você é uma sementinha
Bem quietinha, deitadinha pelo chão (peça para a criança ficar agachada como se fosse a semente
na terra)
e agora uma nuvenzinha vai chegar e chegando perto ela vai te molhar (borrife um pouco
de agua sobre a criança)
De repente, vai ficando quente, muito quente é o sol que chega
e a nuvem diz, tchau!
E a sementinha vai crescendo sem parar
numa arvorezinha ela vai se transformar. (Nesta parte ela vai se levantando e ficando de pé)
E agora enche a mãozinha de sementes (coloque alguns papéis picados para representar as sementes e
peça pegarem na mão)
muita atenção pra brincadeira começar
Cante bem bonita a canção da sementinha
e no finalzinho jogue todas para o ar.
REFRÃO (nesta parte cantar
pulando)
Fiz de conta que eu era
uma árvore da floresta
de repente, veio o vento
e soprou a semente que voou. (jogar a sementes para o ar)
Atividade 2: Desenho livre
Materiais: folha de papel, giz
de cera ou lápis de cor.
Peça para seu filho(a) fazer
um desenho livre sobre a história da sementinha que não queria nascer.
Atividade
3: Separando sementes
Materiais:
Sementes
de tamanhos variados (feijão, lentilha, milho, pipoca, girassol..), um pote
grande para colocar as sementes misturadas; potes menores ou caixa de ovos
vazia para colocar as sementes; prendedor de roupa ou colher pequena.
Desenvolvimento:
a
brincadeira vai acontecer da seguinte forma: Primeiro mostre as diferentes
sementes para a criança e em seguida coloque todas misturadas num pote. Peça
para a criança com o prendedor ou colher pegar uma semente de cada vez e
colocar num pote separado ou caixa de ovos, separando as sementes.
Terceiro dia: 10/06/2020 Quarta-feira
Atividade 1:
Hora do conto: Agora
vamos ver uma história bem legal chamada:
O Mundinho
Após a história
conversar sobre alguns cuidados que podemos ter para preservar o meio ambiente,
como: não jogar lixo no chão, separar o lixo que pode ser reciclado, (mostrar
para a criança que tipos de materiais podem ser reciclados), não desperdiçar
água, desligar a luz quando saímos de um ambiente, dentre outros. Mostre as
figuras com imagens do que destrói nosso meio ambiente.
Atividade 2:
Agora vamos fazer
uma horta com materiais recicláveis (pets, potes plásticos ou latas)
Materiais:
garrafas pets de 2 litros, potes de sorvetes, latas, terra adubada, mudas de
temperas ou verduras de sua preferência.
Peça para a criança participar na preparação da terra e no momento
de plantar as mudas, e regá-las, e depois diga que ele deve cuidar das
mudinhas.
Exemplos abaixo:
Atividade 3: Música
Assistir o vídeo sobre uma
canção do meio ambiente. Cantar e dançar junto.
Vídeo musical: Meio ambiente na educação infantil:
Atividade 4: Caça ao tesouro
(elementos da natureza)
Leve seu filho(a) ao pátio
externo (com proteção) para observar a meio ambiente, as árvores, flores, ouvir
os sons da natureza...
A ideia desta brincadeira é
planejar uma caçada! caçar objetos da natureza. É muito simples! Basta olhar em
volta e elaborar uma lista de itens para que as crianças (e os adultos!) possam
fazer sua busca.
Sugestões: a maior folha, a
menor folha, a folha mais diferente, o maior graveto, uma pedra
redonda, uma flor amarela, a flor com mais pétalas, a menor
flor, sementes, algo reto, algo redondo, algo colorido. E
por aí vai. Não vale tirar da árvore! Tem que catar no chão.
Deixe a criança brincar livre com os objetos
coletadas.
Quarto dia: 12/06/2020 Sexta-feira
Atividade 1:
Agora
vamos falar sobre os cuidados que devem ter para cuidarmos do nosso meio
ambiente, dentre estes está os cuidados com o lixo, como não jogar no chão na
rua, nos rios, nas florestas, e que também devemos selecionar o nosso lixo para
ser reciclado, como plástico, metal, vidro, dentre outros.
Agora
vamos assistir mais um vídeo com mais
uma história:
Hora do conto: História; Vamos
abraçar o mundinho:
Após ouvir a história
conversar sobre como acontece o coleta do lixo seco (reciclável) na nossa
cidade, qual dia da semana o caminhão passa na rua sua casa. Se vocês já fazem
a separação de lixo na sua casa, mostre a ele onde deve colocá-lo. Caso ainda
não façam esta separação, providencie uma caixa grande e um saco de lixo preto,
e ir colocando lá todos os objetos que podem ser reciclados. No dia que passa o
caminhão para recolher o lixo peça para a criança ajudar a levar o lixo até a
lixeira. E se possível mostre o momento que o caminhão vem buscar.
Atividade
2: Momento Musical
Momento de dançar e cantar com o Sapo Zé, uma música bem
divertida.
Música do sapo Zé: Lixo não se
joga no chão isso é falta de educação:
Atividade
3: As cores da reciclagem
Conversar também que quando
estamos na rua temos lixeiras de cores diferentes, para cada tipo de material,
como por exemplo: Na lixeira vermelha devemos colocar plástico; na lixeira
azul, papel e papelão; na lixeira verde, vidro, na lixeira amarela, metais, e
na lixeira marrom restos de alimentos.
Agora um vídeo informativo
sobre as cores da reciclagem.
Vídeo: Reciclagem do meio
ambiente
Atividade
4: Reciclando/reutilizando
Vídeo
musical Mundo Bita - Nem Tudo Que Sobra é Lixo:
Converse
com seu filho sobre o vídeo musical assistido, sobre o que podemos fazer com
materiais que podemos reciclar. Convide seu filho a ajuda-lo a confeccionar um
brinquedo ou jogo com materiais recicláveis.
Atividade 4: Caça ao tesouro (elementos da natureza)
Leve seu filho(a) ao pátio
externo (com proteção) para observar a meio ambiente, as árvores, flores, ouvir
os sons da natureza...
A ideia desta brincadeira é
planejar uma caçada! caçar objetos da natureza. É muito simples! Basta olhar em
volta e elaborar uma lista de itens para que as crianças (e os adultos!) possam
fazer sua busca.
Sugestões: a maior folha, a
menor folha, a folha mais diferente, o maior graveto, uma pedra
redonda, uma flor amarela, a flor com mais pétalas, a menor
flor, sementes, algo reto, algo redondo, algo colorido. E
por aí vai. Não vale tirar da árvore! Tem que catar no chão.
Deixe a criança brincar livre com os objetos
coletadas.
Quarto dia: 12/06/2020 Sexta-feira
Atividade 1:
Agora
vamos falar sobre os cuidados que devem ter para cuidarmos do nosso meio
ambiente, dentre estes está os cuidados com o lixo, como não jogar no chão na
rua, nos rios, nas florestas, e que também devemos selecionar o nosso lixo para
ser reciclado, como plástico, metal, vidro, dentre outros.
Agora
vamos assistir mais um vídeo com mais
uma história:
Hora do conto: História; Vamos
abraçar o mundinho:
Após ouvir a história
conversar sobre como acontece o coleta do lixo seco (reciclável) na nossa
cidade, qual dia da semana o caminhão passa na rua sua casa. Se vocês já fazem
a separação de lixo na sua casa, mostre a ele onde deve colocá-lo. Caso ainda
não façam esta separação, providencie uma caixa grande e um saco de lixo preto,
e ir colocando lá todos os objetos que podem ser reciclados. No dia que passa o
caminhão para recolher o lixo peça para a criança ajudar a levar o lixo até a
lixeira. E se possível mostre o momento que o caminhão vem buscar.
Atividade
2: Momento Musical
Momento de dançar e cantar com o Sapo Zé, uma música bem
divertida.
Música do sapo Zé: Lixo não se
joga no chão isso é falta de educação:
Atividade 3: As cores da reciclagem
Conversar também que quando
estamos na rua temos lixeiras de cores diferentes, para cada tipo de material,
como por exemplo: Na lixeira vermelha devemos colocar plástico; na lixeira
azul, papel e papelão; na lixeira verde, vidro, na lixeira amarela, metais, e
na lixeira marrom restos de alimentos.
Agora um vídeo informativo
sobre as cores da reciclagem.
Vídeo: Reciclagem do meio
ambiente
Atividade 4: Reciclando/reutilizando
Vídeo musical Mundo Bita - Nem Tudo Que Sobra é Lixo:
Converse
com seu filho sobre o vídeo musical assistido, sobre o que podemos fazer com
materiais que podemos reciclar. Convide seu filho a ajuda-lo a confeccionar um
brinquedo ou jogo com materiais recicláveis.
Converse
com seu filho sobre o vídeo musical assistido, sobre o que podemos fazer com
materiais que podemos reciclar. Convide seu filho a ajuda-lo a confeccionar um
brinquedo ou jogo com materiais recicláveis.
PRIMEIRO DIA: SEGUNDA-FEIRA (08/06/20)
ATIVIDADE 1
Converse com a criança sobre Meio Ambiente explicando o que
significa. O Que É O Meio Ambiente: O Meio
Ambiente são todas as coisas com vida e sem vida que existem no planeta terra. É
o lugar onde vivemos e moramos. O Meio Ambiente é tudo o que compõe a paisagem
(pessoas, animais, rios, árvores, flores, etc.).
ATIVIDADE 2
HORA DO CONTO: Veja a história: João e o Pé de Feijão
Ao finalizar a história, faça alguns
questionamentos:
· Por
que a mãe de João vendeu a vaquinha?
· O que
aconteceu quando a mãe de João jogou os feijões pela janela?
· Quem
já viu alguém plantando um pé de feijão?
· Será
que ele cresce tão rápido como o da história?
· Porque
cresceu um pé de feijão e não de outra planta?
Em
seguida, comente como ocorre o nascimento de uma planta mostrando as imagens
abaixo.
ATIVIDADE 3
VÍDEO: VAMOS PLANTAR UMA
SEMENTE DE FEIJÃO?
Antes de plantar a semente de feijão assista ao vídeo sobre a
germinação do pé de feijão
Após
converse com a criança sobre o vídeo assistido.
Depois
da conversa sobre o vídeo convide a criança para plantar a semente de feijão.
Materiais: Pote de plástico
transparente (pode ser garrafa pet) deve ser transparente para que se possa
verificar a momento da germinação, algodão sementes de feijão. Auxilie
a criança durante o processo, é importante que a criança faça o manuseio de
todos os materiais. Como plantar! Ajude
a criança a colocar o feijão sobre o algodão umedecido, e em seguida coloque
dentro de um copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando
água sempre e aos pouquinhos. Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a
aparecer e um pouco mais tarde o feijão vai começar a nascer. Nesse período se
tiver um celular tire fotos para que a criança ao observar o pé de feijão
grande, possa fazer a comparação junto com o papai ou a mamãe, ou outro membro da
família de todo o processo. Dica:
Durante esta atividade aproveite para apresentar à criança alguns conceitos,
como o que são as sementes e como funciona o crescimento das plantas. Mostre à
criança as sementes de feijão que irão plantar e pergunte se ele pode
identificá-la. Aproveite para explorar outros conceitos relacionados às plantas
perguntando o que elas precisam para crescer e florescer. Depois disso, conduza
uma breve discussão sobre o que é necessário (água, luz solar, etc.). Mudando
o feijãozinho de lugar: Quando a muda atinge cerca de 20
centímetros, é necessário mudá-la de lugar, plantá-la na terra, para que ela
continue crescendo. O buraco precisa ter cerca de 10 centímetros de largura e
profundidade e ser regado frequentemente para continuar crescendo.
ATIVIDADE 4
GINÁSTICA HISTORIADA: Antes de iniciar a
brincadeira, explique para a criança como será a brincadeira. Esse tipo de
ginástica é aquele em que você irá contar a história e ao mesmo tempo irá executar
os movimentos sugeridos (em negrito). Você irá ser o modelo e as crianças irão
segui-lo.
GINÁSTICA HISTORIADA: AS SEMENTINHAS
Várias sementinhas pequeninas estavam
escondidas no chão (criança agachada com
os joelhos entre os braços).
Elas dormiam um sono... Dormiam um sono...
Sossegado e bom (respirar fundo e
fechar os olhos).
Veio à chuva e molhou as sementinhas (você fará a chuva com papel picado, à
criança abre os olhos e mexe a cabeça de um lado para o outro).
Depois o sol brilhou lindo no céu (respirar fundo).
De repente as sementinhas acordaram... Devagarinho...
Devagarinho... (a criança vai
levantando devagar).
As plantinhas começaram a aparecer (esticar um braço para o lado).
Esticaram os galhos e ficaram ajeitadas (esticar o outro braço para o lado).
Depois cresceram... Cresceram e enroscaram-se
no varal (ficar em pé e levantar os
braços alongando ao máximo).
E cheinhas de flores alegraram o quintal! (e começam a balançar).
SEGUNDO DIA: TERÇA-FEIRA (09/06/20)
ATIVIDADE 1
VÍDEO: HORA DO CONTO: Veja e ouça a
história: O Pequeno Urso – Aprendendo A
Plantar. Após converse com a criança sobre o vídeo
destacando as ideias principais relacionando com o meio ambiente.
ATIVIDADE 2
HORTA
COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: Materiais:
garrafas pets de 2 litros, potes de sorvetes, latas, caixas de leite, rolinhos
de papel higiênico, terra adubada, mudas de temperos ou verduras de sua
preferência. A criança deverá participar na preparação da terra e no momento de
plantar as mudas, regá-las e cuidar das mudinhas. Segue abaixo algumas
sugestões.
ATIVIDADE 3
VÍDEO MUSICAL: Primeiramente ouça e veja o vídeo musical: Pinga Chuvinha. Após ajude a criança a
criar uma coreografia para a música e coloque a música para que a criança
dance.
TERCEIRO DIA: QUARTA-FEIRA (10/06/20)
ATIVIDADE 1
HORA DO CONTO: Antes da história
fale sobre os cuidados que devemos ter para cuidarmos do nosso meio ambiente,
dentre estes está os cuidados com o lixo, como não jogar no chão na rua, nos
rios, nas florestas, e que também devemos selecionar o nosso lixo para ser
reciclado, como plástico, metal, vidro, papel, dentre outros. Veja a história: Vamos Abraçar O Mundinho.
Após ouvir a história conversar sobre como acontece o coleta do lixo seco (reciclável) na nossa cidade, qual dia da semana esta passada na sua casa. Se já ocorre a separação de lixo na sua casa, mostre a ele onde deve colocá-lo. Caso ainda não façam esta separação, providencie uma caixa grande e um saco de lixo preto, e ir colocando lá todos os objetos que podem ser reciclados. No dia que passa o caminhão para recolher o lixo peça para a criança ajudar a levar o lixo até a lixeira. E se possível mostre o momento que o caminhão vem buscar.
ATIVIDADE 2
Depois converse com a criança que quando estamos na rua temos lixeiras de cores diferentes, para cada tipo de material, como por exemplo: Na lixeira vermelha devemos colocar plástico; na lixeira azul, papel e papelão; na lixeira verde, vidro; na lixeira amarela, metais e na lixeira marrom restos de alimento. Se quiser mostre o vídeo sobre Reciclagem – Latas de Lixo.
ATIVIDADE 3
BOLA AO CESTO: Materiais: folhas de jornais ou revistas; caixa,
bacia, cesto ou balde. Peça para a criança fazer bolas com as folhas de jornal.
Em seguida, peça que ela arremesse a bolinha de jornal no cesto.
ATIVIDADE 4
BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS: Confeccione
um brinquedo com materiais reciclados. Deixe que a criança participe da
atividade. Segue abaixo algumas sugestões.
JOGO
DE ARGOLA COM GARRAFA PET
JOGO
DE BOLICHE COM GARRAFA PET
BILBOQUÊ
DE GARRAFA PET
PETECA
DE JORNAL
JOGO
DE CHÁ COM CAIXA DE LEITE E COPOS DE IOGURTE
CARRINHO
DE CAIXA DE LEITE
QUARTO DIA: QUINTA-FEIRA (11/06/20)
FERIADO: CORPUS CHRISTI
QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (12/06/20)
ATIVIDADE 1
A ÁRVORE: Mostre para a criança a imagem de uma árvore
contendo suas divisões. Explique como ela é dividida: raiz, caule, folhas e
frutos.
Em seguida, coloque a música “Dona Árvore”
pedindo que façam os movimentos de árvore.
ATIVIDADE 2
PASSEIO ECOLÓGICO: Faça um
passeio ecológico pelas redondezas. Observe se durante o passeio tem árvores,
flores, animais e outros elementos que fazem parte do Meio Ambiente. Depois
converse sobre o que viram durante o passeio. Peça que faça um desenho sobre o
Passeio Ecológico.
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE COM FOLHAS VERDES PARA EXERCITAR A MEMÓRIA: Materiais:
folha, cartolina ou papelão; caneta e folhas verdes. Pegue uma cartolina e faça
os desenhos das folhas. Depois disponibilize os desenhos e as folhas para a
criança achar a folha correta de cada desenho. Observe o modelo abaixo.
ATIVIDADE 4
GINÁSTICA HISTORIADA: Antes de iniciar a brincadeira, explique para a
criança como será a brincadeira. Esse tipo de ginástica é aquele em que você
irá contar a história e ao mesmo tempo irá executar os movimentos sugeridos (em
negrito). Você irá ser o modelo e as crianças irão segui-lo.
§ Imaginem
que vocês são o vento (balançar os
braços abertos, pra lá e prá cá).
§ Imaginem
que vocês são as sementinhas (alunos
agachados, bem quietinhos).
§ A
plantinha foi crescendo (alunos se
levantam devagar e abrem bem os braços).
§ Agora, o
sol está batendo nos seus galhos (esticar
bem os braços).
§ Agora
vamos descansar, que a noite chegou (descer
os braços e ficar em posição bem relaxada).
§ Amanheceu
e as árvores saúdam o sol (elevar os braços
com suavidade para o alto).
§ Agora
vamos descansar à sombra da árvore (alunos
recostados).
ATIVIDADE 5 (OPCIONAL)
Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que
conseguiram fazer.
Atividade dia 08/06
Assistir ao vídeo do livro " O livro da Terra"
Assistir diversas vezes e discutir com a criança sobre os temas tratados no livro.
Atividade dia 09/06
Para a atividade de hoje precisaremos de uma caixa de sapato. Esta caixa será chamada de CAIXA DA NATUREZA, ela deverá ser enfeitada e nominada de acordo com a criatividade de cada um. Durante toda semana deverão colher materiais para compôr a caixa com elementos que fazem parte da natureza e que forem sendo encontrados, dia após dia, e que sejam de interesse e agrado de cada criança. Estes deverão ser recolhidos e guardados dentro da caixa.
Quando nos encontrarmos novamente, cada um trará a sua caixa e mostrará aos colegas o que encontrou ou escolheu para por na caixa. Será uma atividade de socialização.
Faça a sua e guarde com carinho e não esqueça de mandar uma foto. Segue exemplo:
Atividade dia 10/06
Vamos assistir ao vídeo da turma da Mônica e pôr em prática as dicas em sua casa😉!
Atividade dia 11/06
Nesta atividade, pedimos aos pais que expliquem às crianças sobre a separação do lixo por cor, salientam o nome das cores e cada material que à ele pertence.
Logo após, desenhem, de forma simples, 4 lixeiras, na qual deverão colar bolinhas (bem pequenas) de papel crepom. Cada lixeira com a sua cor. Está atividade é demorada, pode ser feita nos dois dias, quinta e sexta-feira.
Atividade dia 12/06
Hoje, terminar o trabalho de colagem de bolinhas de papel crepom nas lixeiras de cor azul, vermelha, amarela e verde.
Após o término não deixe de postar a foto do trabalho pronto e também uma foto da caixa da natureza no grupo de WhatsApp.
Para finalizar a semana, diverta-se com o vídeo das cores da natureza.
Assista a este vídeo... 👀
Atividade 01
Historinha em vídeo: "Dudeco e sua turma: a natureza é sua amiga"
Sentar junto com o pequeno para assistir o vídeo-história, logo conversar sobre a natureza, dando exemplos do dia a dia, o sol, as árvores, o rio, as nuvens, a grama, as flores, a água....tudo que percebemos no nosso dia a dia...se já passearam num parque, o que encontraram da natureza neste lugar, ou num passeio na casa de alguém, que tinha plantas, gramado...
Atividade 02
Junto ao pequeno procurar em revistas, jornais e ou livros, ou até mesmo fotos, imagens da natureza, do meio ambiente, e conversar sobre essas imagens: se é bonito, está cuidado, o que mais chamou atenção, tem flores, plantas, pássaros, animais, pessoas...
Atividade 03
Assistir os vídeos animados sobre os cuidados com a natureza, meio ambiente, aonde devemos colocar o lixo...
"Pois o sapo Zé tem uma dica" de forma animada...
Já o Grilo cantando que "cada lata tem o seu lixo e cada lixo tem a sua lata"...
Atividade 4
Conversar com o pequeno se ele lembra que na rua da cidade, praças, tem as lixeiras coloridas...
Logo, em uma folha desenhar e pintar as lixeiras, ou para os pais que já retiraram o kit na escola, no mesmo tem folhas coloridas, podendo usar as mesmas para fazer as lixeiras...
Seguindo o exemplo da imagem, recortar de revistas e ou encartes (também tem no kit para quem já retirou) objetos (plástico, vidro, metal, papel) e colar na lixeira correspondente, conversando com o pequeno sobre a cor e qual é a de cada uma...
Atividade 5
Plantar em um vaso uma plantinha, aonde o aluno perceba o uso da terra para a plantinha crescer, bem como a água e as vezes por ela no sol...para quem não puder plantar, adotar uma plantinha que já tenha em casa, dialogar com o pequeno sobre como cuidar bem dela, colocando água e as vezes no sol.
Atividade 6
Criar desenhos usando linhas ou lãs, para os pais que já buscaram o kit, no mesmo existe duas cores de lãs...
Atividade 7
Música: "Era uma casa bem fechada". O vídeo irá passar os gestos da música, mas o pequeno já conhece, talvez lembre, pois era uma música cantada na roda cantada na escola...
Atividade 8
Vídeo sobre o Coronavírus, reforçando: lavar as mãos...mas agora lembrando os pequenos sobre abrir a torneira bem pouquinho, para não sair muita água, senão a natureza fica triste...
Atividade 9
Dica de leitura: "Azul e Lindo, Planeta Terra nossa casa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário