Seguidores

sexta-feira, 5 de junho de 2020

MEIO AMBIENTE / ECOLOGIA / SEPARAÇÃO DO LIXO - AULAS NÃO PRESENCIAIS



Semana de 08 a 12/06/2020!


Segunda-Feira 08/06

Atividade 01: 

Contar a história: O pequeno livro do ambiente




Atividade 02:

Brincar com os potes da cozinha





Atividade 03:

Mostrar a Paródia do meio ambiente





Atividade 04: 

Brincar de cama de gato

Confeccione uma cama de gato utilizando cesto de roupa, caixa de papelão ou caixa organizadora e passe elástico de um lado para o outro, deixando pequenas aberturas. Após coloque dentro brinquedos que o seu filho mais gosta e deixe que ele utilize de seu raciocínio e tente tirar o brinquedo de dentro.






Terça feira 09/06

Atividade 05:

Mostrar a história: Conto de casa: A Árvore de macacos




Atividade 06: 

Colocar a música Ciranda dos Bichos  e dançar e fazer os gestos conforme a música.



Atividade 07

Realizar a pintura do jacaré com a marca do pé do seu filho. Segue exemplo na imagem a seguir...



Quarta-feira 10/06

Atividade 08

Assistir a música: Nem tudo que sobra é lixo



Atividade 09 

Confeccionar um brinquedo com sucatas e depois deixar a criança brincar com ele. 

Segue algumas ideias...









Atividade 10

Assistir o vídeo: Natureza sempre se transforma





Sexta-feira 12/06

Atividade 11

Assistir a história: O Semeador




Atividade 12

Brincar e inventar com caixas de papelão...
Não a nada mais prazeroso para uma criança do que brincar com caixas de papelão.
E tem várias formas de brincar segue algumas ideias...





Atividade 13

Assistir ao vídeo: Defensores da Natureza






Atividade 14

Brincar com a criança de bicicleta
Segue vídeo demonstrativo de como realizar.








O  meio ambiente é a principal fonte de preservação do planeta e da vida. É preciso conscientizar nossas crianças desde bem pequenas o cuidado com ele. Em tarefas práticas como colocar o lixo nas lixeiras, reutilizar algumas sucatas  e preservar a natureza. 

Segunda-feira 08/06/20

1) Atividade: Fazer um passeio com a criança na vizinhança, mostrando um pouco do que é a natureza. Exemplo: árvores, animais, plantas, ar etc...



2) Atividade:  Assistir a história " Mamãe Natureza" varal encantado.  Aponte e reforce para a criança os elementos da natureza representados nas imagens.




Terça-feira  09/06/20

3) Atividade: Leia para seu filho a história da "Tartaruga e o Tempo"- Aline Freire. Ela fala sobre o meio ambiente e também na situação de pandemia que estamos vivendo. Aproveite e mostre as gravuras dos personagens da história. 

Livro: A tartaruga e o tempo

4) Atividade: confeccione juntamente com a criança uma tartaruga de caixa de ovos recortando um papel para ser a base. Deixe a criança colorir e depois de seco brincar.



Quarta-feira 10/06/20

5) Atividade: Assistir a música do Mundo Bita- Nem tudo o que sobra é  lixo.
 



6) Atividade: Talvez você já tenha em casa duas lixeiras na cozinha para separar o lixo seletivo do orgânico. 
Caso não tenha, aconselho que pegue um balde ou lata e coloque um saco plástico de cor diferente do outro. Quando for cozinhar solicite a participação da criança, peça para que ele leve as casca de fruta ou legumes que você vai descartar e o ajude a colocar no lixo orgânico. 
Quando for descartar frascos de shampoo, de óleo, potes de margarina, de doce, entre outros, peça para a criança levar o lixo para descartar no lixo seletivo.


Quinta-feira 11/06/20

7) Assistir a história da Turma da Mônica- Vamos cuidar do Meio ambiente.  Observe e mostre para crianças imagens da natureza representados nas imagens. 



8) Confeccionar brinquedos musicais de sucatas. Latas, potes e colheres podem virar tambor e garrafinhas plásticas com sementes ou grãos dentro virar chocalhos. Faça um video com a criança brincando e produzindo diferentes sons.

Chocalhos com potes de iogurte e grãos de pipoca


Tambores com latas e balão


Várias panelas e colheres



Sexta feira 12/06/20

9) Atividade: Leia para seu filho a história " Azul e lindo planeta".





10) Brincadeira túnel de caixa.  Utilize uma caixa de papelão e incentive a criança a passar de um lado para o outro.  Também ele poderá colorir o túnel com giz de cera.




💟Obs: As atividades ao ar livre, tomar todas as medidas de prevenção contra o covid 19.

💟 Lembrar de realizar os registros da criança participando das atividades  seja com fotos ou vídeos.  Postar no grupo de pais.

💟 Aproveite esses momentos das atividades em família, que além de estar contribuindo para o desenvolvimento da criança, também estão gerando memórias afetivas  e reforçando os laços familiares. 
Boa semana a todos!




Primeiro dia: 08/06/2020 Segunda-feira

Atividade 1: Conversa

No primeiro momento converse com a criança sobre Meio Ambiente, explicar o que significa.

O que é o Meio Ambiente:
O meio ambiente são todas as coisas com vida e sem vida que existem no planeta terra. É o lugar onde vivemos e moramos, é tudo que compõe a paisagem (pessoas, animais, rios, arvores, pássaros...) Ele é a nossa casa e devemos cuidar muito bem dele.

Atividade 2: Hora do conto: A sementinha que não queria nascer
Agora vamos assistir um vídeo com a história “A sementinha que não queria nascer”. 





Após ver a história, comente com seu filho(a) como ocorre o nascimento de uma árvore, que tudo começa com uma pequena semente, que caí na terra, a chuva vem e molha, o sol aquece e da claridade que ela precisa para germinar, nascer e crescer.
Mostre as figuras abaixo.



Atividade 3:  Vamos plantar uma sementinha?

Materiais necessários para realizar a atividade: Pote de plástico transparente (pode ser garrafa pet) deve ser transparente para que se possa verificar a momento da germinação, terra, sementes (pode ser feijão, girassol, alpiste...)

Como plantar: Converse com a criança que agora vamos fazer a experiência de plantar uma semente e ver como será o processo de germinação. Auxilie seu filho neste momento, peça que coloque a terra, em seguida faça um buraquinho e coloque uma semente ou mais dependendo do tamanho do pote e do tipo de semente.  Regar com um pouco de água, porque do contrário ela não vai germinar. E depois colocar o pote num local com claridade. Ir acompanhando este processo diariamente, regando quando necessário. De a responsabilidade para seu filho cuidar da sua semente, sempre sob sua supervisão.

Atividade 4: Vídeo: A germinação da semente
Agora assista junto com seu filho como acontece a germinação da semente e o nascimento de uma nova planta.




Segundo dia: 09/06/2020 Terça-feira

Atividade 1: Vídeo musical

Agora vamos fazer uma brincadeira musical? (segue explicações abaixo)
Colocar a música: As sementinhas (link abaixo)
Vamos brincar de faz de conta que você é uma sementinha, dançando e cantando.

Abaixo música para a brincadeira e letra com as orientações:


 As sementes: 


Primeiro deixe a criança ver o vídeo com a música, em seguida convide-o para fazer uma brincadeira de faz de conta que ele é uma sementinha, fazendo uma encenação com a música.
Segue orientações e letra da música abaixo:

Letra da música: As sementes


Faz de conta que você é uma sementinha

Bem quietinha, deitadinha pelo chão (peça para a criança ficar agachada como se fosse a semente na terra)

e agora uma nuvenzinha vai chegar e chegando perto ela vai te molhar (borrife um pouco de agua sobre a criança)

De repente, vai ficando quente, muito quente é o sol que chega

e a nuvem diz, tchau!



E a sementinha vai crescendo sem parar

numa arvorezinha ela vai se transformar. (Nesta parte ela vai se levantando e ficando de pé)



E agora enche a mãozinha de sementes (coloque alguns papéis picados para representar as sementes e peça pegarem na mão)

muita atenção pra brincadeira começar

Cante bem bonita a canção da sementinha

e no finalzinho jogue todas para o ar.


REFRÃO (nesta parte cantar pulando)

Fiz de conta que eu era

uma árvore da floresta

de repente, veio o vento

e soprou a semente que voou. (jogar a sementes para o ar)


Atividade 2:   Desenho livre

Materiais: folha de papel, giz de cera ou lápis de cor.
Peça para seu filho(a) fazer um desenho livre sobre a história da sementinha que não queria nascer.  


Atividade 3: Separando sementes

Materiais: Sementes de tamanhos variados (feijão, lentilha, milho, pipoca, girassol..), um pote grande para colocar as sementes misturadas; potes menores ou caixa de ovos vazia para colocar as sementes; prendedor de roupa ou colher pequena.

Desenvolvimento: a brincadeira vai acontecer da seguinte forma: Primeiro mostre as diferentes sementes para a criança e em seguida coloque todas misturadas num pote. Peça para a criança com o prendedor ou colher pegar uma semente de cada vez e colocar num pote separado ou caixa de ovos, separando as sementes.




Terceiro dia: 10/06/2020 Quarta-feira

Atividade 1:

Hora do conto: Agora vamos ver uma história bem legal chamada: 

O Mundinho



Após a história conversar sobre alguns cuidados que podemos ter para preservar o meio ambiente, como: não jogar lixo no chão, separar o lixo que pode ser reciclado, (mostrar para a criança que tipos de materiais podem ser reciclados), não desperdiçar água, desligar a luz quando saímos de um ambiente, dentre outros. Mostre as figuras com imagens do que destrói nosso meio ambiente.





Atividade 2:

Agora vamos fazer uma horta com materiais recicláveis (pets, potes plásticos ou latas)

Materiais: garrafas pets de 2 litros, potes de sorvetes, latas, terra adubada, mudas de temperas ou verduras de sua preferência.
Peça para a criança  participar na preparação da terra e no momento de plantar as mudas, e regá-las, e depois diga que ele deve cuidar das mudinhas.

Exemplos abaixo:








Atividade 3: Música

Assistir o vídeo sobre uma canção do meio ambiente. Cantar e dançar junto. 

Vídeo musical: Meio ambiente na educação infantil:





Atividade 4: Caça ao tesouro (elementos da natureza)

Leve seu filho(a) ao pátio externo (com proteção) para observar a meio ambiente, as árvores, flores, ouvir os sons da natureza...
A ideia desta brincadeira é planejar uma caçada! caçar objetos da natureza. É muito simples! Basta olhar em volta e elaborar uma lista de itens para que as crianças (e os adultos!) possam fazer sua busca.
Sugestões: a maior folha, a menor folha, a folha mais diferente, o maior graveto, uma pedra redonda, uma flor amarela, a flor com mais pétalas, a menor flor, sementes, algo reto, algo redondo, algo colorido. E por aí vai. Não vale tirar da árvore! Tem que catar no chão.
Deixe a criança brincar livre com os objetos coletadas.


Quarto dia: 12/06/2020 Sexta-feira

Atividade 1:

Agora vamos falar sobre os cuidados que devem ter para cuidarmos do nosso meio ambiente, dentre estes está os cuidados com o lixo, como não jogar no chão na rua, nos rios, nas florestas, e que também devemos selecionar o nosso lixo para ser reciclado, como plástico, metal, vidro, dentre outros.
Agora vamos assistir mais um vídeo com  mais uma história:

Hora do conto: História; Vamos abraçar o mundinho:





Após ouvir a história conversar sobre como acontece o coleta do lixo seco (reciclável) na nossa cidade, qual dia da semana o caminhão passa na rua sua casa. Se vocês já fazem a separação de lixo na sua casa, mostre a ele onde deve colocá-lo. Caso ainda não façam esta separação, providencie uma caixa grande e um saco de lixo preto, e ir colocando lá todos os objetos que podem ser reciclados. No dia que passa o caminhão para recolher o lixo peça para a criança ajudar a levar o lixo até a lixeira. E se possível mostre o momento que o caminhão vem buscar.

Atividade 2: Momento Musical

Momento de dançar e cantar com o Sapo Zé, uma música bem divertida.

Música do sapo Zé: Lixo não se joga no chão isso é falta de educação: 





Atividade 3: As cores da reciclagem

Conversar também que quando estamos na rua temos lixeiras de cores diferentes, para cada tipo de material, como por exemplo: Na lixeira vermelha devemos colocar plástico; na lixeira azul, papel e papelão; na lixeira verde, vidro, na lixeira amarela, metais, e na lixeira marrom restos de alimentos.
Agora um vídeo informativo sobre as cores da reciclagem.

Vídeo: Reciclagem do meio ambiente





Atividade 4: Reciclando/reutilizando

Vídeo musical Mundo Bita - Nem Tudo Que Sobra é Lixo: 




Converse com seu filho sobre o vídeo musical assistido, sobre o que podemos fazer com materiais que podemos reciclar. Convide seu filho a ajuda-lo a confeccionar um brinquedo ou jogo com materiais recicláveis.
Segue algumas sugestões de brinquedos feitos com materiais recicláveis: 


Jogo da Argola



Boliche com garrafas pet


Bilboquê


Vai e vem


Instrumentos Musicais



Um ótima semana a todos, um abraço, profe. Silvia.



PRIMEIRO DIA: SEGUNDA-FEIRA (08/06/20)

ATIVIDADE 1
Converse com a criança sobre Meio Ambiente explicando o que significa.  O Que É O Meio Ambiente: O Meio Ambiente são todas as coisas com vida e sem vida que existem no planeta terra. É o lugar onde vivemos e moramos. O Meio Ambiente é tudo o que compõe a paisagem (pessoas, animais, rios, árvores, flores, etc.).

ATIVIDADE 2

HORA DO CONTO: Veja a história: João e o Pé de Feijão





Ao finalizar a história, faça alguns questionamentos:

·      Por que a mãe de João vendeu a vaquinha?
·      O que aconteceu quando a mãe de João jogou os feijões pela janela?
·      Quem já viu alguém plantando um pé de feijão?
·      Será que ele cresce tão rápido como o da história?
·      Porque cresceu um pé de feijão e não de outra planta?

Em seguida, comente como ocorre o nascimento de uma planta mostrando as imagens abaixo.


ATIVIDADE 3

VÍDEO: VAMOS PLANTAR UMA SEMENTE DE FEIJÃO? 
Antes de plantar a semente de feijão assista ao vídeo sobre a germinação do pé de feijão







Após converse com a criança sobre o vídeo assistido.

Depois da conversa sobre o vídeo convide a criança para plantar a semente de feijão.
Materiais: Pote de plástico transparente (pode ser garrafa pet) deve ser transparente para que se possa verificar a momento da germinação, algodão sementes de feijão. Auxilie a criança durante o processo, é importante que a criança faça o manuseio de todos os materiais. Como plantar! Ajude a criança a colocar o feijão sobre o algodão umedecido, e em seguida coloque dentro de um copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos. Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde o feijão vai começar a nascer. Nesse período se tiver um celular tire fotos para que a criança ao observar o pé de feijão grande, possa fazer a comparação junto com o papai ou a mamãe, ou outro membro da família de todo o processo. Dica: Durante esta atividade aproveite para apresentar à criança alguns conceitos, como o que são as sementes e como funciona o crescimento das plantas. Mostre à criança as sementes de feijão que irão plantar e pergunte se ele pode identificá-la. Aproveite para explorar outros conceitos relacionados às plantas perguntando o que elas precisam para crescer e florescer. Depois disso, conduza uma breve discussão sobre o que é necessário (água, luz solar, etc.). Mudando o feijãozinho de lugar: Quando a muda atinge cerca de 20 centímetros, é necessário mudá-la de lugar, plantá-la na terra, para que ela continue crescendo. O buraco precisa ter cerca de 10 centímetros de largura e profundidade e ser regado frequentemente para continuar crescendo.

ATIVIDADE 4

GINÁSTICA HISTORIADA: Antes de iniciar a brincadeira, explique para a criança como será a brincadeira. Esse tipo de ginástica é aquele em que você irá contar a história e ao mesmo tempo irá executar os movimentos sugeridos (em negrito). Você irá ser o modelo e as crianças irão segui-lo.
GINÁSTICA HISTORIADA: AS SEMENTINHAS
Várias sementinhas pequeninas estavam escondidas no chão (criança agachada com os joelhos entre os braços).
Elas dormiam um sono... Dormiam um sono... Sossegado e bom (respirar fundo e fechar os olhos).
Veio à chuva e molhou as sementinhas (você fará a chuva com papel picado, à criança abre os olhos e mexe a cabeça de um lado para o outro).
Depois o sol brilhou lindo no céu (respirar fundo).
De repente as sementinhas acordaram... Devagarinho... Devagarinho... (a criança vai levantando devagar).
As plantinhas começaram a aparecer (esticar um braço para o lado).
Esticaram os galhos e ficaram ajeitadas (esticar o outro braço para o lado).
Depois cresceram... Cresceram e enroscaram-se no varal (ficar em pé e levantar os braços alongando ao máximo).
E cheinhas de flores alegraram o quintal! (e começam a balançar).

SEGUNDO DIA: TERÇA-FEIRA (09/06/20)

ATIVIDADE 1

VÍDEO: HORA DO CONTO: Veja e ouça a história: O Pequeno Urso – Aprendendo A Plantar. Após converse com a criança sobre o vídeo destacando as ideias principais relacionando com o meio ambiente.




ATIVIDADE 2

HORTA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: Materiais: garrafas pets de 2 litros, potes de sorvetes, latas, caixas de leite, rolinhos de papel higiênico, terra adubada, mudas de temperos ou verduras de sua preferência. A criança deverá participar na preparação da terra e no momento de plantar as mudas, regá-las e cuidar das mudinhas. Segue abaixo algumas sugestões.









ATIVIDADE 3

VÍDEO MUSICAL: Primeiramente ouça e veja o vídeo musical: Pinga Chuvinha. Após ajude a criança a criar uma coreografia para a música e coloque a música para que a criança dance.



TERCEIRO DIA: QUARTA-FEIRA (10/06/20)

ATIVIDADE 1

HORA DO CONTO: Antes da história fale sobre os cuidados que devemos ter para cuidarmos do nosso meio ambiente, dentre estes está os cuidados com o lixo, como não jogar no chão na rua, nos rios, nas florestas, e que também devemos selecionar o nosso lixo para ser reciclado, como plástico, metal, vidro, papel, dentre outros. Veja a história: Vamos Abraçar O Mundinho. 




Após ouvir a história conversar sobre como acontece o coleta do lixo seco (reciclável) na nossa cidade, qual dia da semana esta passada na sua casa. Se já ocorre a separação de lixo na sua casa, mostre a ele onde deve colocá-lo. Caso ainda não façam esta separação, providencie uma caixa grande e um saco de lixo preto, e ir colocando lá todos os objetos que podem ser reciclados. No dia que passa o caminhão para recolher o lixo peça para a criança ajudar a levar o lixo até a lixeira. E se possível mostre o momento que o caminhão vem buscar.

ATIVIDADE 2

VÍDEO MUSICAL: Veja, ouça e dance com a música: Paródia do Meio Ambiente

 


Depois converse com a criança que quando estamos na rua temos lixeiras de cores diferentes, para cada tipo de material, como por exemplo: Na lixeira vermelha devemos colocar plástico; na lixeira azul, papel e papelão; na lixeira verde, vidro; na lixeira amarela, metais e na lixeira marrom restos de alimento. Se quiser mostre o vídeo sobre Reciclagem – Latas de Lixo.



ATIVIDADE 3

BOLA AO CESTO: Materiais: folhas de jornais ou revistas; caixa, bacia, cesto ou balde. Peça para a criança fazer bolas com as folhas de jornal. Em seguida, peça que ela arremesse a bolinha de jornal no cesto.


ATIVIDADE 4

BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS: Confeccione um brinquedo com materiais reciclados. Deixe que a criança participe da atividade. Segue abaixo algumas sugestões.

JOGO DE ARGOLA COM GARRAFA PET


JOGO DE BOLICHE COM GARRAFA PET


BILBOQUÊ DE GARRAFA PET


PETECA DE JORNAL


JOGO DE CHÁ COM CAIXA DE LEITE E COPOS DE IOGURTE


CARRINHO DE CAIXA DE LEITE



QUARTO DIA: QUINTA-FEIRA (11/06/20)
FERIADO: CORPUS CHRISTI

QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (12/06/20)

ATIVIDADE 1

A ÁRVORE: Mostre para a criança a imagem de uma árvore contendo suas divisões. Explique como ela é dividida: raiz, caule, folhas e frutos. 



Em seguida, coloque a música “Dona Árvore” pedindo que façam os movimentos de árvore.



ATIVIDADE 2

PASSEIO ECOLÓGICO: Faça um passeio ecológico pelas redondezas. Observe se durante o passeio tem árvores, flores, animais e outros elementos que fazem parte do Meio Ambiente. Depois converse sobre o que viram durante o passeio. Peça que faça um desenho sobre o Passeio Ecológico.

ATIVIDADE 3

ATIVIDADE COM FOLHAS VERDES PARA EXERCITAR A MEMÓRIA: Materiais: folha, cartolina ou papelão; caneta e folhas verdes. Pegue uma cartolina e faça os desenhos das folhas. Depois disponibilize os desenhos e as folhas para a criança achar a folha correta de cada desenho. Observe o modelo abaixo.




ATIVIDADE 4

GINÁSTICA HISTORIADA: Antes de iniciar a brincadeira, explique para a criança como será a brincadeira. Esse tipo de ginástica é aquele em que você irá contar a história e ao mesmo tempo irá executar os movimentos sugeridos (em negrito). Você irá ser o modelo e as crianças irão segui-lo.
§  Imaginem que vocês são o vento (balançar os braços abertos, pra lá e prá cá).
§  Imaginem que vocês são as sementinhas (alunos agachados, bem quietinhos).
§  A plantinha foi crescendo (alunos se levantam devagar e abrem bem os braços).
§  Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar bem os braços).
§  Agora vamos descansar, que a noite chegou (descer os braços e ficar em posição bem relaxada).
§  Amanheceu e as árvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto).
§  Agora vamos descansar à sombra da árvore (alunos recostados).

ATIVIDADE 5 (OPCIONAL)

BRINCADEIRA: SEPARAR GRÃOS: Materiais: Grãos (feijão e milho) ou o que tiver em casa, potes plásticos. Misture o feijão e o milho em um pote e coloque por perto outros dois potes vazios. A brincadeira consiste em colocar o milho e o feijão em potes separados utilizando uma colher pequena ou a mão.





Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguiram fazer. 



Atividade dia 08/06

Assistir ao vídeo do livro " O livro da Terra"


Assistir diversas vezes e discutir com a criança sobre os temas tratados no livro.


Atividade dia 09/06

Para a atividade de hoje precisaremos de uma caixa de sapato. Esta caixa será chamada de CAIXA DA NATUREZA, ela deverá ser enfeitada e nominada de acordo com a criatividade de cada um. Durante toda semana deverão colher materiais para compôr a caixa com elementos que fazem parte da natureza e que forem sendo encontrados, dia após dia, e que sejam de interesse e agrado de cada criança. Estes  deverão ser recolhidos e guardados dentro da caixa.
Quando nos encontrarmos novamente, cada um trará a sua caixa e mostrará aos colegas o que encontrou ou escolheu para por na caixa. Será uma atividade de socialização.
Faça a sua e guarde com carinho e não esqueça de mandar uma foto. Segue exemplo:




Atividade dia 10/06

Vamos assistir ao vídeo da turma da Mônica e pôr em prática as dicas em sua casa😉!


Atividade dia 11/06



Nesta  atividade, pedimos aos pais que expliquem às crianças sobre a separação do lixo por cor, salientam o nome das cores e cada material que à ele pertence.

Logo após, desenhem, de forma simples, 4 lixeiras, na qual deverão  colar bolinhas (bem pequenas) de papel crepom. Cada lixeira com a sua cor. Está atividade é demorada, pode ser feita nos dois dias, quinta e sexta-feira.


Atividade dia 12/06

Hoje, terminar o trabalho de colagem de bolinhas de papel crepom nas lixeiras de cor azul, vermelha, amarela e verde.

Após o término não deixe de postar a foto do trabalho pronto e também uma foto da caixa da natureza no grupo de WhatsApp.



Para finalizar a semana, diverta-se com o vídeo das cores da natureza.
Assista a este vídeo... 👀






Atividade 01

Historinha em vídeo: "Dudeco e sua turma: a natureza é sua amiga"


Sentar junto com o pequeno para assistir o vídeo-história, logo conversar sobre a natureza, dando exemplos do dia a dia, o sol, as árvores, o rio, as nuvens, a grama, as flores, a água....tudo que percebemos no nosso dia a dia...se já passearam num parque, o que encontraram da natureza neste lugar, ou num passeio na casa de alguém, que tinha plantas, gramado...

Atividade 02

Junto ao pequeno procurar em revistas, jornais e ou livros, ou até mesmo fotos, imagens da natureza, do meio ambiente, e conversar sobre essas imagens: se é bonito, está cuidado, o que mais chamou atenção, tem flores, plantas, pássaros, animais, pessoas...

Atividade 03

Assistir os vídeos animados sobre os cuidados com a natureza, meio ambiente, aonde devemos colocar o lixo...


"Pois o sapo Zé tem uma dica" de forma animada...


Já o Grilo cantando que "cada lata tem o seu lixo e cada lixo tem a sua lata"...


Atividade 4

Conversar com o pequeno se ele lembra que na rua da cidade, praças, tem as lixeiras coloridas...

Logo, em uma folha desenhar e pintar as lixeiras, ou para os pais que já retiraram o kit na escola, no mesmo tem folhas coloridas, podendo usar as mesmas para fazer as lixeiras...
Seguindo o exemplo da imagem, recortar de revistas e ou encartes (também tem no kit para quem já retirou) objetos (plástico, vidro, metal, papel)  e colar na lixeira correspondente, conversando com o pequeno sobre a cor e qual é a de cada uma...


Atividade 5

Plantar em um vaso uma plantinha, aonde o aluno perceba o uso da terra para a plantinha crescer, bem como a água e as vezes por ela no sol...para quem não puder plantar, adotar uma plantinha que já tenha em casa, dialogar com o pequeno sobre como cuidar bem dela, colocando água e as vezes no sol.


Atividade 6

Criar desenhos usando linhas ou lãs, para os pais que já buscaram o kit, no mesmo existe duas cores de lãs...


Atividade 7

Música: "Era uma casa bem fechada". O vídeo irá passar os gestos da música, mas o pequeno já conhece, talvez lembre, pois era uma música cantada na roda cantada na escola...


Atividade 8

Vídeo sobre o Coronavírus, reforçando: lavar as mãos...mas agora lembrando os pequenos sobre abrir a torneira bem pouquinho, para não sair muita água, senão a natureza fica triste...


Atividade 9

Dica de leitura: "Azul e Lindo, Planeta Terra nossa casa"


Nenhum comentário:

Postar um comentário