SEMANA
DE 29/06 A 03/07/2020
« PRIMEIRO DIA: SEGUNDA-FEIRA (29/06/20)
Após converse com a criança sobre o vídeo:
® O que é uma fazenda ou sítio?
® Quais os animais que vivem na fazenda?
® Eles mordem?
® O que comem?
® No vídeo apareceram vários animais que vivem na
fazenda, qual você mais gostou? Qual é o som deste animal, imite-o?
ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA: CORRIDA DOS
ANIMAIS: Para iniciar a brincadeira, combine junto com a
criança qual o animal que será imitado, também deverá ser combinado uma linha
de saída e uma linha de chegada. A criança fica atrás de uma linha. Dado o
sinal, ela sairá imitando um animal estabelecido no início do jogo, até a linha
de chegada.
« SEGUNDO DIA: TERÇA-FEIRA (30/06/20)
ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO: Ouça uma história contada “Caracol”
sobre os Bichinhos de Jardim. Para ler a história acesse o link abaixo.
https://pt.slideshare.net/IoleteMartins/o-caracol-livro-em-pdf
Após a história pergunte converse com a criança.
®
Que bichinhos
aparecem na história?
®
O que a
joaninha estava fazendo?
®
Como anda o
grilo e a formiga?
®
O que faz a
cigarra?
®
O que o
caracol carrega nas costas?
ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante, dance, imite, reproduzindo alguns movimentos dos animais que aparecem na música “Bichinhos do Jardim” acessando o link abaixo. Se houver necessidade, conduza a criança durante a brincadeira com comandos como: Vou fazer o grilo com você? Vamos imitar o andar da formiga? Vamos voar como a borboleta? Vamos rastejar como o caracol?
ATIVIDADE 3: ARTES: BICHINHOS DE JARDIM DE SUCATA: Faça um “Bichinho de Jardim”, juntamente com a
criança utilizando materiais recicláveis diversos e outros materiais que tenha
disponível em casa. Segue abaixo algumas sugestões.
« TERCEIRO DIA: QUARTA-FEIRA (01/07/20)
® Após converse
sobre a história.
® Quais são os
personagens da história?
® Vocês já viram
uma tartaruga?
® E uma lebre
(coelho)?
® Como ela é?
® Como se
movimenta?
® Onde vive?
ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA: TARTARUGA, LEBRE, ÁRVORE: Na
história a lebre andava ligeiro e a tartaruga andava devagar. Vamos brincar com a lebre e a tartaruga imitando o seu
andar? Explique os comandos da brincadeira para a criança. Por exemplo, quando
você disser “tartaruga”, a criança deve andar muito, muito devagar. Quando
disser “lebre”, a criança deve andar bem rápido. E, quando você disser
“árvore”, a criança deve esticar seus “ramos” (braços) e ficar parado como uma
árvore. No começo, emita os comandos em um ritmo previsível. Assim que seu
filho pegar o jeito, mude para um ritmo mais aleatório. Não se esqueça de mudar
a seqüência, assim eles terão de ouvir com atenção.
« QUARTO DIA: QUINTA-FEIRA (02/07/20)
ATIVIDADE 1: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante, dance, imite, reproduzindo alguns movimentos dos animais que aparecem na música “Bichos da Natureza”
Após converse com a criança sobre os animais que
aparecem no vídeo falando seu nome, sua cor, o que come, como anda, onde vive.
ATIVIDADE 2:
BRINCADEIRA: IMITANDO OS ANIMAIS: Fale para a criança que o peixe faz glub-glub.
Então a criança irá repetir: glub-glub.
Agora com o corpo: o peixe nada assim (movimento
imitando o peixe). O peixe nada assim, assim (imitando o movimento do peixe se locomovendo). Agora a criança irá
brincar de ser peixinho. Esse mesmo exercício corporal pode ser feito com
vários outros bichinhos e suas diferentes formas de locomoção e comunicação.
® Passarinho: (voa).
® Coelho (pula).
® Macaco (anda).
® Baleia (nada).
® Minhoca (arrasta).
ATIVIDADE 3: ARTES: ANIMAIS DE JORNAL Na
natureza existem vários tipos de animais, escolha um animal de sua preferência
e faça um desenho utilizando jornais e revistas e outros materiais disponíveis
em casa. Segue abaixo algumas sugestões.
Guarde o desenho e quando as aulas retornarem entregue para a professora.
« QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (03/07/20)
ATIVIDADE 1:
HORA DO CONTO: Ouça uma história contada “O
Polvo Coceguinhas” sobre os animais do Fundo do Mar. Para ler a história
acesse o link abaixo.
https://pt.slideshare.net/virginiaferreira83/o-polvo-coceguinhas-15876536
Após solicite que a criança descreva os animais vistos na história.
ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Brinque, cante e dance com a música “Rap do Polvo” acessando o link abaixo. Invente uma coreografia com gestos e movimentos para a canção.
ATIVIDADE 3: ARTES: POLVO: Apresente as imagens, abaixo, para a criança e
proponha a criação de um polvo a partir de sucatas (rolo de papel higiênico,
sobras de tecidos e de lã, copos usados descartáveis, sobras de diferentes
papeis, etc.). Antes de criar o polvo com sucatas converse com a criança a
respeito desse animal:
® Que
animal é esse?
® Onde ele
vive?
® O que ele
come?
® Qual o
seu tamanho?
® Qual a
sua cor?
® Como se
locomove?
Segue abaixo algumas sugestões para a criação do seu polvo de sucatas.
Para todos os dias da semana disponibilizamos várias
atividades (3 a 4). Escolha na medida do possível 2 atividades diárias para
fazer com seu filho.
Bom divertimento! Não se esqueça de
registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário