SEMANA DE 22 A 26/06/2020
★
PRIMEIRO
DIA: SEGUNDA-FEIRA (22/06/20)
ATIVIDADE 1
O QUE É
A FESTA JUNINA? Explique para a
criança o que é uma Festa Junina baseando-se no texto abaixo.
Após a explicação sobre a Festa Junina converse com a criança fazendo alguns questionamentos.
▪
O que é uma Festa Junina?
▪
Porque essa festa tem esse nome?
▪
O que tem numa Festa Junina?
▪
Como as pessoas se vestem numa Festa Junina?
▪
Que tipos de brincadeiras têm numa Festa Junina?
▪
Que tipo de dança tem numa Festa Junina?
ATIVIDADE
2
LEITURA E OBSERVAÇÃO DE IMAGENS: Mostre para a criança as imagens abaixo sobre algumas coisas que tem numa Festa Junina. Peça que a criança observe as imagens com atenção e depois peça a ela que tente nomeá-las.
ATIVIDADE
3
MÚSICA: Assista ao vídeo musical “FESTA DE SÃO JOÃO”. Converse com a criança sobre o vídeo. Após ajude a criança a criar uma coreografia para a música utilizando gestos e movimentos. Em seguida, coloque a música novamente e peça que a criança dance fazendo a coreografia criada.
ATIVIDADE
4
BRINCADEIRA: PESCARIA
A pescaria é uma
das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é
simples e bem divertida. Segue abaixo 5 sugestões da brincadeira de
pescaria. Escolha a sua e divirta-se.
PESCARIA
DE TAMPINHAS
Materiais:
duas bacias grandes, várias tampas de
garrafa pet, água, peneira plástica. Sobre a mesa, coloque as duas bacias, uma
bacia com água e tampinhas plásticas de
refrigerante boiando e, outra sem água para colocar as tampinhas pescadas. Para
pescá-las, a criança deve usar uma peneira plástica de cozinha (usada para coar
leite no copo). Vence quem “peneirar” mais tampinhas. Atenção: Pode-se
também utilizar uma colher de pau com cabo bem comprido no lugar da peneira.
PESCARIA
COM OBJETOS
Materiais:
duas bacias grandes (ou outros recipientes
grandes e de plástico, que não quebrem facilmente), objetos (de preferência de
plástico ou outro que possa ser colocado na água) de vários tamanhos; peneiras
plásticas para pescar os objetos. Encha uma das bacias de água e espalhe os
objetos dentro dela. Deixe outra bacia vazia ao lado, e garanta que ela possa
ser alcançada pelas crianças sem se levantar. Explique que os objetos pescados
devem ser colocados lá dentro, mas que eles devem tentar fazer toda a atividade
com as peneiras, e não com as mãos. Demonstre a pescaria, depois distribua as
peneiras para a criança.
PESCARIA COM BOLINHAS DE ISOPOR
Materiais:
duas bacias grandes (ou outros recipientes
grandes e de plástico, que não quebrem facilmente), bolinhas de isopor;
peneiras plásticas para pescar os objetos. Você pode realizar uma pescaria
diferente, ao invés de peixes a criança pode pescar bolinhas de isopor. Para
ser mais desafiador usam-se peneiras, a criança pesca as bolinhas e tem que
transportar para outro recipiente. Atenção: Pode-se
também utilizar uma colher de pau com cabo bem comprido ou pegador de massa no
lugar da peneira.
PESCARIA
COM PEIXINHOS DE ISOPOR
Hoje vamos brincar de pescar. Segue uma imagem que explica a
brincadeira. Boa pescaria!!!
PESCARIA
COM PALITOS DE CHURRASCO
Para fazer esta atividade você terá que assistir o vídeo abaixo:
★
SEGUNDO
DIA: TERÇA-FEIRA (23/06/20)
ATIVIDADE
1
ATIVIDADE
2
EXPLORANDO
A PIPOCA: Mostra para a criança um potinho com alguns grãos de pipoca. Após
converse com ela sobre a pipoca.
▪
Quem conhece?
▪
Quem gosta?
▪
Quem não gosta?
▪
Por que não gosta?
▪
Prefere doce ou salgada?
▪
Como se faz a pipoca?
▪
De que é feita?
▪
Que cor é a pipoca?
ATIVIDADE
3
FAZENDO
UMA DELICIOSA PIPOCA: Apresente o milho de pipoca e outros ingredientes necessários para
fazer uma pipoca suculenta. Explique como se faz a pipoca e depois vá para a
cozinha para ver a pipoca estourando. Depois é só se deliciar! Segue abaixo 5
sugestões de receitas de pipoca.
ATIVIDADE
4
BRINCADEIRA
DA PIPOCA: A criança pula para frente, para trás, para um lado e para o outro –
imitando a pipoca saltando na panela. Enquanto pula, cante a música abaixo. E
continua cantando e pulando até cansar.
Letra da Música
"Uma pipoca estourando na panela
Quando uma começa a estourar
Ninguém mais consegue entender
É um tal de ploc, plo-ploc, ploc
Ploc, plo-ploc, ploc, ploc"
★
TERCEIRO
DIA: QUARTA-FEIRA (24/06/20)
ATIVIDADE 1
HISTÓRIA: Apresentar a história “O PAPELZINHO MÁGICO”. Após converse sobre a história.
ATIVIDADE 2
ARTE
JUNINA: GUIRLANDA JUNINA: Faça junto com a criança uma linda Guirlanda
Junina usando prato de papelão, retalhos de papéis coloridos, retalhos de
tecido, EVA, tintas guache, entre outros materiais. Use os materiais que tiver
em casa. Use a imaginação e a criatividade. Segue abaixo
ATIVIDADE
3
CORRIDA
DO SACO: Materiais: Saco de estopa ou de
farinha, saco de lixo grande ou fronha. A criança deve vestir o saco e esperar
o apito, numa linha. Para começar a corrida, a criança deve
segurar o saco com uma mão para evitar que o saco caia abaixo dos joelhos, e
manter o equilíbrio com a outra para poder saltar ou pular. Durante todo o percurso da
corrida a criança deve manter ambas as pernas no saco até alcançar a linha de
chegada.
★
QUARTO
DIA: QUINTA-FEIRA (25/06/20)
ATIVIDADE 1
COMIDAS
TÍPICAS JUNINAS: O São João já está chegando e com
ele, além das danças típicas, dos trajes com calça remendada e camisa
quadriculada, outra coisa que chama muito a atenção da garotada são as comidas
típicas dessa festa tão comemorada, principalmente na região Nordeste do Brasil.
Mas uma coisa que chama muita atenção das crianças e dos adultos é a comida. Apresente
para a criança as imagens abaixo de alguns pratos típicos juninos e comente
sobre eles.
PIPOCA:
A pipoca são grãos de
milho estourados na panela e é um dos itens que não pode faltar na festa junina
e pode ser servida doce ou salgada
BOLOS
DIVERSOS: O
bolo de fubá é um dos mais requisitados nessas comemorações, ele é produzido
com milho e pode ser consumido com uma xícara de café. Outros tipos são o Bolo
de Aipim, Milho e Mandioca.
ARROZ
DOCE: O
arroz doce é uma receita criada com arroz e leite, muito tradicional, e pode
ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.
COCADA: Com diversos sabores, a
cocada é um doce de festa junina, feito com coco ralado, ovos, leite de coco,
rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, durante a preparação,
pode-se acrescentar polpa de frutas.
CANJICA: A canjica, também chamada
de mingau de milho branco ou curau, é um prato popular feito com leite comum ou
leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar.
ATIVIDADE
2
Após converse sobre a história e proponha algumas perguntas.
▪
Qual o nome da história?
▪
Quais os personagens da história?
▪
O que a Galinha Ruiva queria fazer quando pediu ajuda dos
seus amigos?
▪
Por que vocês acham que o Porco e o Pato não queriam ajudar
a Galinha Ruiva?
▪
No final da história a Galinha Ruiva preparou um bolo, de
que era o bolo?
▪
Quem ajudou a fazer?
▪
Os pintinhos ajudaram?
▪
Você já comeu um bolo
de milho?
ATIVIDADE 3
FAZENDO
UM BOLO DE MILHO: Vamos fazer um bolo
de milho igual ao da Galinha Ruiva. Lembre-se de fazer a higiene das mãos da
criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de
serem consumidos. Organize um espaço onde o bolo possa ser preparado. Este deve
ter uma mesa grande onde ficarão os materiais a serem utilizados e onde a
criança possa ficar em volta para manusear os ingredientes e acompanhar o
preparo. Você pode começar questionando sobre como fazer o bolo. E então, com a
ajuda de um adulto, a criança vai aprendendo como preparar o bolo e ajudando
nesse preparo. A criança pode colocar um ingrediente (uma colher de trigo ou de
açúcar, por exemplo). Após colocarem todos os ingredientes, explique que
agora o bolo precisa ser assado no forno. Mas isso é melhor um adulto fazer
sozinho, pois o fogão é perigoso para as crianças. Segue abaixo 3 sugestões de
receitas de Bolo de Milho.
ATIVIDADE
4
ATIVIDADE
5
★
QUINTO DIA: SEXTA-FEIRA (26/06/20)
ATIVIDADE 1
HISTÓRIA: Apresentar a história “FOGO NO CÉU” acessando o link abaixo. Após converse sobre a história.
ATIVIDADE 2
MÚSICA: Veja, ouça, cante e dance com o vídeo musical “CAI CAI BALÃO”. Converse com a criança
sobre o vídeo. Após ajude a criança a criar uma coreografia para a música
utilizando gestos e movimentos. Em seguida, coloque a música novamente e peça
que a criança dance fazendo a coreografia criada.
ATIVIDADE 3
JOGO DO PINGUIM COM BALÃO: Coloque um balão entre os joelhos da criança, estipule um caminho para que ela ande sem deixar o balão cair.
ATIVIDADE
4
JOGO DE RAQUETES COM BALÃO: Fazer raquetes com pratos descartáveis e palitos de picolé colados com fita crepe no verso. Brincar de não deixar o balão cair usando as raquetes.
ATIVIDADE 5
JOGO NÃO DEIXAR O BALÃO CAIR: Não deixar o balão cair usando apenas as mãos, ou para uma
versão mais difícil um pouquinho, apenas as pernas e os pés.
Bom
divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com
fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário