A Primavera é uma
das quatro estações. É conhecida como estações das flores devido à floração que
ocorre nesse período, deixando as paisagens ainda mais bonitas. Primavera é uma das quatro estações do ano, conhecida como a “estação das flores”. É
considerada por muitos a mais bela das estações, associada às múltiplas cores
que podem ser vistas na paisagem. Essa estação ocorre logo após o inverno e
precede o verão.
ATIVIDADE 1:
VÍDEO INFORMATIVO: DIA DA ÁRVORE E GINÁSTICA CANTADA:
No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Esta data foi escolhida
em relação à chegada da primavera. A árvore ganhou um dia especial devido a sua
importância para a vida humana, com a chegada da primavera, ganham nova vida e
abrem lindas flores que dão origens a novas árvores. Além disso, fornecem o ar
que respiramos essencial para vida humana, frutas para nos alimentar, sua
madeira é usada em vários tipos de construções, desde moradias, embarcações,
móveis, artesanato, também fornecem remédios e a celulose, matéria prima para
fabricação do papel. Assistindo o vídeo abaixo, podemos conhecer um
pouco mais sobre a importância da árvore.
Depois converse com a criança sobre o
vídeo: *Para que servem as árvores? *O que elas produzem? *Porque
são importantes?
Comente com a criança sobre a
importância das árvores, explicando que elas purificam o ar, servem de abrigo
para animais, pássaros, insetos, produzem frutos e flores, fazem sombra, dentre
outros.
Se
preferir você poderá cantar a música com a criança. Segue letra da música
abaixo.
Ginástica
Cantada: As Árvores Balançam
As árvores balançam, balançam,
balançam
As árvores balançam, balançam com
a brisa
A linda flor se inclina, se inclina, se
inclina,
A linda flor se inclina, se inclina com
a brisa
Os passarinhos voam, sim voam, sim voam
Os passarinhos voam, sim voam com a
brisa
Os coelhinhos pulam, sim pulam, sim
pulam
Os coelhinhos pulam, sim pulam com a
brisa
ATIVIDADE 2:
HORA DO CONTO:
Conte para a criança a história “A SEMENTE E O FRUTO” acessando o link abaixo.
https://pt.slideshare.net/LenirMoraes/a-semente-e-o-fruto
Dica
Para Os Pais: Procure ler a história antes de contar
para o seu filho (a). Depois convide seu filho (a) para sentar e ouvir a
história. Após contar a história peça a seu filho (a) para recontar a história
do seu jeito isso estimulará sua imaginação e também sua concentração. Após pergunte para a criança: Quais são as
figuras que aparecem na história? O que a sementinha precisa para crescer? O
que aconteceu com a sementinha? No final, em que a sementinha se transformou?
Agora vamos escutar uma música sobre a sementinha acessando o vídeo abaixo.
Chegou
a sua vez!!! Plante uma mudinha com a ajuda de sua
família. Durante algumas semanas, vocês irão acompanhar o crescimento da muda e
postarão no grupo.
ATIVIDADE 3:
HORA DO CONTO:
A Primavera começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro. Neste período é possível vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando as pessoas a contemplarem as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Vamos iniciar ouvindo a história “A PRIMAVERA E A FESTA DAS FLORES”.
Depois
converse com a criança sobre a Primavera: O que é a primavera? O que aparece nas árvores e plantas durante a
Primavera? Quais as flores que aparecem na história?
Peça que a criança observe e nomeie as cores das flores que aparecem no
vídeo.
Como vimos a Primavera
é a estação das flores, convide a criança para fazer uma pintura ou desenho
(recorte e colagem) bem colorido de um jardim florido. Peça para a criança se
ela se lembra de quais as flores que aparecem na história e qual ela mais
gostou. Abaixo segue algumas sugestões, mas fique a vontade e crie o seu jardim
com o que você tem em casa, e a forma que a criança conseguir fazer. Observação:
Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do
trabalho (data para entrega será agendada).
Flor (Forminhas de Docinhos)
Flor (Papel Picado de Revistas)
Flor (Tinta Guache e Garrafa Pet)
Flor (Tinta Guache e Rolinho de Papel Higiênico)
Flor (Recorte e Colagem)
Um
adulto (líder) será escolhido para conduzir a brincadeira. E este permanecerá a
frente da criança e pergunta: “Primavera
Colorida?” e a criança questiona: “Que
cor?” e então o líder grita o nome de uma cor e a criança corre para tocar
em algo que tenha essa cor escolhida. A dificuldade do jogo aumenta se o
comandante optar por uma cor que esteja menos acessível, o mais distante, ou
mesmo que ela ainda não tenha visualizado no ambiente, fazendo com que a
criança tenha mais trabalho para conseguir tocá-la.
Se sobrar um tempinho brinque com massinha
de modelar!
Brincar de Massa de Modelar: Uma brincadeira legal e muito divertida é
brincar com massinha de modelar, modelando flores e árvores, desenvolvendo a
motricidade fina, a criatividade e o reconhecimento das cores. Disponibilize
massinha de cores diversas e deixe a criança usar sua criatividade. Faça um
registro desta atividade e mande no grupo ou para a professora. Segue alguns
exemplos abaixo.
Dica:
Caso não tenha massa de modelar em casa, segue abaixo 2 sugestões de receita
caseira.
«
Bom Divertimento!
« Não se
esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As
atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no
final do mês conforme recado enviado no grupo (data para entrega será agendada posteriormente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário