Seguidores

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

MATERNAL I-A - FLORA/PRIMAVERA/COLORINDO O MUNDO - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 



🌷🌹🌻🌼 SEMANA DE 21/09 a 25/09/2020 🌷🌹🌻🌼

    Nesta época do ano, a natureza se torna mais bela do que nunca, vestindo-se com flores das mais variadas cores, os tons mais ricos, com intensos e variados aromas, por isso a Primavera é chamada de Estação das Flores. É o nascimento da primavera, que restabelece a alegria e a cor, depois de uma era cinzenta e fria. Ela está preparando a chegada do verão com seu calor intenso.


ATIVIDADE 1: 

VÍDEO INFORMATIVO - DIA DA ÁRVORE/ GINÁSTICA CANTADA

O dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore, esta data tem como objetivo a conscientização a respeito da preservação deste bem tão valioso. Esta data foi escolhida por ser próximo a primavera que inicia dia 23 de setembro. Assistindo o vídeo abaixo, podemos conhecer um pouco mais sobre a importância das árvores.


Depois de assistir a história faça alguns questionamentos para a criança como: Para que servem as árvores? Por que elas são importantes na natureza?

Então, comente com a criança sobre a importância das árvores, explicando que elas purificam o ar, servem de abrigo para animais, pássaros, insetos, produzem frutos e flores, fazem sombra, dentre outros.

Em seguida faça a ginástica cantada “As Árvores Balançam”, fazendo os movimentos sugeridos no vídeo. 


Segue letra da ginástica cantada para acompanhar.

Ginástica Cantada: As Árvores Balançam

As árvores balançam/ balançam/ balançam/As árvores balançam/ balançam/ balançam/ com a brisa. (Braços para cima balançar de um lado para o outro).

A linda flor se inclina/se inclina/ se inclina/ A linda flor se inclina/se inclina/ se inclina/com a brisa. (mão na cintura se inclina para a frente)

Os passarinhos voam /sim voam, sim voam/ Os passarinhos voam /sim voam, sim voam/com a brisa. (bater braços como passarinhos)

Os coelhinhos pulam, / sim pulam, /sim pulam/ Os coelhinhos pulam /sim pulam com a brisa. (Pular como coelhinho)


ATIVIDADE 2:

 MÚSICA

Agora chegou a hora da diversão com a música do Patati Patatá “A Árvore”, cante dançe e brinque. Preste atenção na letra da música e veja o que é preciso fazer para uma planta nascer e crescer. Assista o vídeo: A Árvore – Patati Patatá


Após pergunte para a criança: o que precisa fazer para uma árvore nascer e crescer? Que cuidados devemos ter? Caso queiram fazer uma experiência e plantar uma semente e acompanhar a evolução da mesma, da germinação ao crescimento. Sugestão: plantio de sementes de girassol. Para isso, separe algumas sementes, um vaso ou pote, humus ou terra adubada.  Peça para a criança fazer um buraquinho na terra e colocar as sementes, fechar com terra depois regar, colocar em um lugar arejado e com luminosidade e ir acompanhando a germinação, o crescimento e a floração.  Isso leva algum tempo, mas é uma ótima experiência. Podem ir fotografando a evolução.

 

ATIVIDADE 3: 

HORA DO CONTO – PRIMAVERA/ PASSEIO

No dia 23 de setembro inicia uma nova estação, a PRIMAVERA. A principal característica da primavera é o (re)crescimento da flora, sendo considerada a estação mais florescente do ano. Este período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande variedade de flores.  Vamos ouvir a história: “As flores da Primavera” de Ziraldo, que nos mostra a beleza desta estação. Após assistir conversar com a criança sobre a mesma observando as flores que aparecem na história.


Convide a criança para um passeio nas redondezas de sua casa ou no bairro, se possível onde tenha árvores e flores. Deixe que ela observe a natureza, vá questionando como estão as árvores, se há flores e pássaros. Comente sobre as principais características da estação da primavera, que as árvores começam a brotar as folhas e flores, que o frio começa a diminuir. Durante o passeio deixe a criança colher folhas e flores, observando as cores, os tamanhos, o cheiro.

 

ATIVIDADE 4: 

MÚSICA E ARTES

Brinque cante e dance com a música Flor de Arco íris”. Peça para a criança que observe e nomeie as cores das flores que aparecem. Acompanhe a música no vídeo abaixo. 


Como vimos na história e no vídeo musical, a primavera é a estação das flores. Peça para a criança se ela lembra quais flores apareceram na história, de que cor elas eram e qual delas ela mais gostou. Então, convide a criança para fazer uma pintura ou desenho bem colorido de um jardim florido, com flores nas suas cores preferidas. Abaixo segue algumas sugestões, mas fique á vontade e crie o seu jardim com o que você tem em casa, e a forma que a criança conseguir fazer. Esta atividade deve ser entregue na escola com nome do aluno e data da realização (em data que será agendada posteriormente). 



Obs: Segue receita de tinta caseira caso queiram fazer em casa.


ATIVIDADE 5:

 JARDINAGEM/ MASSINHA DE MODELAR

Como estamos na estação das flores, que tal convidar a criança para plantar mudinhas de flores no jardim ou numa floreira, como você preferir e deixar sua casa ou jardim bem florido. Se puder comprar algumas mudinhas de flores de sua preferência, ou replantar uma que vocês têm em casa. Junto com a criança, prepare a terra, (explicando que esta é o alimento das plantinhas), e em seguida auxilie ela no plantio da mudinha, e na rega. Importante explicar os cuidados que devemos ter para esta mudinha crescer. Não esqueça de registrar este momento e enviar no grupo ou para a professora.


Brincar com massinha de modelar: uma brincadeira legal e muito divertida é brincar com massinha de modelar, modelando flores e árvores, desenvolvendo a motricidade fina, a criatividade e reconhecimento das cores. Disponibilize massinha de cores diversas e deixe a criança usar sua criatividade. Faça um registro desta atividade e mande no grupo ou para a professora. Alguns exemplos abaixo:



Segue abaixo a receita de massinha caseira, caso queiram fazer com a criança.


Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.

 

Boa semana a todos!















 







Nenhum comentário:

Postar um comentário