Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

MATERNAL I-A - O MUNDO DOS CONTOS DE FADA, CLÁSSICOS INFANTIS - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


Semana de 28/09 a 02/10/2020

    A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, e os contos de fadas proporcionam diversos sentimentos na criança como fantasia, medo, alegria e tristeza. Sendo de grande importância inserir na Educação Infantil, pois é onde se inicia o caminho para a leitura. 


ATIVIDADE 1:


 HORA DO CONTO

A contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e social, despertando a criatividade, imaginação e curiosidade de forma mais prazerosa. 

Junto à criança faça a leitura da história: “Chapeuzinho vermelho”, acessando o link abaixo:


Após o momento de contação da história, faça alguns comentários e questionamentos: Como era o nome da menina da história e onde ela morava?  Qual era a cor da roupa que ela usava? O que a mãe da Chapeuzinho pediu para ela fazer? Quem ela encontrou no caminho da casa da vovó? O Que aconteceu com a vovó? Quem salvou a chapeuzinho vermelho e sua vovó?...


ATIVIDADE 2: 


BRINCADEIRA MOTORA

Convide a criança para dramatizar a história da chapeuzinho passando pelos caminhos da floresta até a casa da vovó. Faça trajetos no chão com fita ou desenho com giz, caminhos em linha reta, ondulado ou zigue zague. Ou pode ser feito um caminho com obstáculos com objetos que vocês tem em casa. A criança deve seguir o caminho até a casa da vovó, se tiver uma roupa vermelha e um cesto para a criança carregar. Não esqueça de fazer um registro da atividade e enviar. Segue alguns exemplos de caminhos: 



ATIVIDADE 3: 


BRINCADEIRA MUSICAL

REGRAS: Esta brincadeira deve ser feita com toda a família. Sorteia-se uma pessoa para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda formada por todos os participantes da brincadeira que cantam a música: “Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo responde: “Não, tô botando a calça” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai correndo atrás de quem está brincando. O lobo tenta pegar alguém que será o próximo “lobo”.

Segue o vídeo e a letra da música para acompanhar a brincadeira:

Enquanto seu Lobo não vem


Enquanto o Seu Lobo não vem

Xuxa

Vamos brincar no bosque,
Enquanto seu lobo não vem...
Vamos brincar no bosque,
Enquanto seu lobo não vem...
Seu lobo está?
Estou botando a calça.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
Seu lobo está?
Estou botando a camiseta.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem...
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem
Seu lobo está?
Estou botando o casaco.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem,
Seu lobo está?
Estou botando o sapato.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem
Seu lobo está?
Sim. Estou com fome e vou comer todas

Ai, ai socorro
As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
São só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho... auuuuuu...


ATIVIDADE 4:  


DESENHO ANIMADO

Vamos conhecer a história “Os três Porquinhos”, em forma de desenho animado.


Depois faça alguns questionamentos sobre o desenho: quantos porquinhos eram? Como cada um construiu sua casinha? O que aconteceu com as casinhas quando o lobo apareceu?

Artes: Confeccione uma casinha para abrigar os porquinhos, pode ser com sucata ou outros materiais de sua escolha. Segue exemplos. Esta atividade deve ser entregue.


ATIVIDADE 5:


 MÚSICA E ATIVIDADE DE SOPRO

Primeiro vamos ouvir a música: “Os três porquinhos”, cantando dançando e gesticulando com a música. 


Brincadeira de sopro: Vimos a história dos três porquinhos, onde o lobo por meio do sopro derruba a casa deles. Vamos brincar de soprar igual o lobo? Podemos iniciar a brincadeira com a criança soprando bolinhas. Pode ser feita de várias maneiras. Para isso, vocês vão precisar de: copos descartáveis ou latas, bolinhas de isopor ou de plástico (caso não tenham pode ser feita de papel).

Colocar copos de água sobre a mesa e assoprar bolinhas de ping pong ou isopor até o final. Exemplo 1:


Coloque copos de plástico fixados na lateral de uma mesa com fita adesiva, um ao lado do outro. Em seguida posicione a criança no extremo oposto aos copos.

A brincadeira consiste em assoprar uma bolinha de cada vez com o objetivo de acertá-las dentro dos copos. Com essa atividade exercitamos a coordenação motora, ritmo, noção espacial e força. Exemplo 2


Ou ainda colocar uma bolinha na mesa ou no chão e pedir para a criança soprar até um determinado ponto. Exemplo 3


Em seguida podem brincar de soprar tiras de papel crepom no ar, para vê-lo voar, e quem tiver em casa bolinhas de sabão podem estimular as crianças a soprar as bolinhas de sabão. Não esquecer de registrar e enviar para a professora ou no grupo.


Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.

 

Boa semana a todos.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário