Seguidores

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

MATERNAL I-B - REVOLUÇÃO FARROUPILHA / CULTURA GAÚCHA - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


                SEMANA DE 14 a 18/09/2020

    A Semana Farroupilha é um momento especial de culto as tradições gaúchas. A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura Gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A Semana Farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada. Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.


ATIVIDADE 1:


 HISTÓRIA FARROUPILHA E SÍMBOLOS GAÚCHOS:


    A Guerra dos Farrapos foi um acontecimento importante do nosso Estado. O dia 20 de setembro é comemorado como a data Farroupilha. Podemos conhecer um pouco melhor sobre a história Farroupilha assistindo o vídeo “A HISTÓRIA FARROUPILHA”.



SÍMBOLOS GAÚCHOS:

    Conhecemos a história da revolução, agora vamos conhecer alguns símbolos gaúchos. Além dos símbolos oficiais como a Bandeira, o Brasão e o Hino, o Rio Grande do Sul adotou outros símbolos que fazem parte da cultura do povo gaúcho. Todos esses símbolos foram definidos por Lei Estadual. O cavalo crioulo, o chimarrão, a erva mate, o quero-quero, o churrasco, a flor brinco de princesa, a macela e a estátua do laçador, fazem parte deste conjunto que representa a história do nosso Estado. Mostre para a criança alguns símbolos do nosso Estado e fale um pouco sobre cada um deles.

BANDEIRA: As cores da bandeira do Rio Grande do Sul são: verde, vermelho e amarelo. A faixa verde representa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, e a cor amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.


QUERO- QUERO: A ave símbolo é considerada o Sentinela dos pampas, por estar sempre alerta, defendendo bravamente seu território e ninho. A ave faz seu ninho no chão, com preferência para os campos. Emite um estridente grito a qualquer ameaça.


CHURRASCO: Surgiu no Rio Grande do Sul no século 17. Era feito em um buraco no chão e a carne temperada com cinza. Com o tempo novas técnicas foram aperfeiçoando o preparo do churrasco. Hoje em qualquer lugar do Brasil encontram-se gaúchos servindo o prato típico, churrasco gaúcho.


CHIMARRÃO: A maior característica do povo do Rio Grande do Sul é o gosto pelo chimarrão. A cultura de servir o chimarrão entre amigos é passada de geração para geração. O gosto é amargo, estimulante e saboroso. Composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água quente, o chimarrão é considerado uma bebida coletiva, por fazer parte de um hábito comunitário em que a cuia é compartilhada em forma de ritual. Contudo, nada impede que seja tomado sozinho.


MARCELA OU MACELA: Erva que costuma florescer no mês de março, justamente daí vem o nome Marcela. Suas flores são amarelas e têm um perfume inconfundível. Seu chá alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais. Muitos gaúchos seguem o ritual de colhê-la na Sexta-feira Santa, pois acreditam que seu chá fica mais eficiente. E é no Rio Grande que a Marcela é mais abundante, além de ser reconhecida pela Lei número 11.858, de dezembro de 2002, como planta medicinal símbolo do Estado. 


CAVALO CRIOULO: Tem o seu corpo mais peludo que o cavalo inglês. É um cavalo resistente ao frio e ao trabalho. É dito o cavalo mais inteligente e por isso o mais preferido tanto pelo peão como pelo patrão.

ATIVIDADE 2:


BRINCADEIRA: CAÇADA MALUCA COM AS CORES DA BANDEIRA: 


    Mostre novamente para a criança a bandeira do Rio Grande do Sul e questione quais são as cores da bandeira. Em seguida, proponha uma brincadeira onde a criança deve procurar nas cores da bandeira. Esta atividade além de super divertida ao mesmo tempo a criança aprende ou reforça as cores. Trata-se de uma caçada maluca.


CAÇADA MALUCA:

 

    Para fazer a caçada você precisará de: objetos nas cores (verde, vermelho e amarelo); 3 caixas, cestos ou folhas de papel para colocar os objetos. Organize 3 caixas cores da Bandeira do Rio Grande do Sul (verde, vermelho e amarelo).  Prepare um local para a brincadeira e escolha os objetos nas cores da bandeira e espalhe pelo ambiente. A criança deverá procurar, pelo ambiente, objetos que correspondam as 3 cores das caixas e guardá-las nas caixas com as respectivas cores. Estipule um tempo para a captura, ao sinal (apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, você deverá selecioná-los e escondê-los). A partir daí lance desafios: contar quantos objetos de cada cor foi capturado; observar em que caixa tem mais/menos; agrupar por diferentes texturas, pesos, tamanhos; ordená-los levando em conta suas características, entre outros.



ATIVIDADE 3:


 LENDA DA ERVA MATE E CULINÁRIA:


A erva mate e o chimarrão fazem parte da cultura do nosso povo. Para conhecer um pouco mais sobre a erva mate e o chimarrão assista ao vídeo abaixo. 




    Depois de conhecer a lenda, convide a criança e prepare um chimarrão mostrando os itens necessários: cuia, bomba, erva mate, água quente e mostre como é o processo para preparar o chimarrão. Depois faça uma foto da criança com a cuia de chimarrão e poste no grupo. Se quiser a criança poderá estar trajada com as roupas típicas do gaúcho.

CULINÁRIA: Outra sugestão é o preparo de um bolo com erva mate. No momento do preparo da receita convide a criança para participar, mostrando os ingredientes, a quantidade utilizada e a forma de preparo. Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos. Segue receita abaixo.

BOLO DE ERVA MATE

Ingredientes: 4 ovos, 1 ½  xícara e meia de açúcar, ½  xícara de leite morno, ½ xícara de óleo, 2 xícaras de farinha de trigo, 5 colheres de (sopa) de erva mate peneirada, 1 sachê de fermento químico. Para Cobertura: ½ xícara de coco ralado, 1 xícara de leite, 1 xícara de açúcar. Modo de Preparo: Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite e o óleo. Em seguida, adicione no liquidificador a farinha e a erva mate peneirada. Dica: a erva deve ser peneirada para retirarmos os pedaços mais grossos e ter um pó mais fino.

    Bata toda a mistura por aproximadamente 5 minutos. Adicione o fermento e misture com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Cobertura: Misturar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar até o creme ficar mais consistente.


ATIVIDADE 4:


LENDA DO QUERO QUERO  E ARTES:


A cultura gaúcha tem várias lendas, dentre elas: “A LENDA DO QUERO QUERO”. Para conhecer a lenda assista o vídeo abaixo.



Você sabe como o QUERO QUERO protege seu ninho? Assista ao vídeo abaixo:


ARTES: Use bastante imaginação e criatividade e faça um belo desenho representando a Lenda do Quero Quero usando os materiais disponíveis em casa. Segue abaixo algumas sugestões. Observação: Este trabalho deve ser entregue na escola com o nome da criança ( a data para entrega será agendada)















ATIVIDADE 5:


MÚSICA E DANÇA: 

A música e a dança é algo muito forte na cultura gaúcha. Convide a criança para assistir ao vídeo “DANÇA DO PEZINHO”.


    Em seguida, peça para a criança ensaiar a dança vendo o vídeo novamente. Depois solicite que ela faça uma apresentação da dança junto com algum familiar. Faça a filmagem da dança e poste no grupo. Aproveite o vídeo e converse com a criança sobre as vestimentas gaúchas. Fale que durante as comemorações da Semana Farroupilha os gaúchos usam uma roupa típica de sua cultura. Mostre para a criança as figuras abaixo da vestimenta do gaúcho e da prenda. Caso a criança tenha a roupa típica pode postar uma foto dela vestida.




« Bom Divertimento!

 

« Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo (a data para entrega será agendada).













Nenhum comentário:

Postar um comentário