A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Os contos de fadas proporcionam diversos sentimentos na criança como: a fantasia, o medo, a alegria e a tristeza. Sendo de grande importância inserir na Educação Infantil, pois é onde se inicia o caminho para a leitura.
ATIVIDADE 1:
HORA DO CONTO E MÚSICA:
A contação de histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e social, despertando a criatividade, imaginação e curiosidade de forma mais prazerosa. Junto à criança faça a leitura da história: “Chapeuzinho Vermelho”.
Em seguida, converse com a criança sobre a
história: Quem são os personagens da história? Qual a cor do capuz da
Chapeuzinho? O que a mãe da Chapeuzinho pediu para ela fazer? O que tinha na
cesta que Chapeuzinho levou para a sua avó? Quem a Chapeuzinho encontrou no
caminho da casa da vovó? Onde o lobo escondeu a vovó? Quem salvou a chapeuzinho
vermelho e sua vovó?
ATIVIDADE 2:
CULINÁRIA:
Chapeuzinho Vermelho estava levando uma
cesta de bolinhos para a vovozinha. Agora vamos fazer deliciosos bolinhos para
tomar um gostoso chá com a família. Segue abaixo algumas sugestões.
ATIVIDADE 3:
CIRCUITO DA CHAPEUZINHO VERMELHO:
Leve a criança para um espaço amplo e faça
um circuito de atividades com cordas e bambolês pedindo para a
criança percorrer o
circuito como se
fosse o caminho que a Chapeuzinho
Vermelho e o lobo percorreram até a casa
da vovó. A criança explorará o corpo andando sobre a corda no chão, pular com os
pés dentro dos bambolês. Caso não tenha cordas ou bambolês use a criatividade e
crie um circuito motor com outros materiais: jornais, fita crepe, cadeiras,
garrafas pets, etc. Você poderá substituir a corda por fita crepe ou uma linha
desenhada com giz no chão, a criança andará sobre a fita crepe ou a linha
desenhada no chão em linha reta ou em ziguezague. No lugar do bambolê poderá
usar folhas de jornal ou revistas, a criança pulará com os dois pés em cima da
folha. Segue abaixo algumas sugestões.
ATIVIDADE 4:
HORA DO CONTO E ARTES:
Veja e ouça a história “Os Três Porquinhos”
Em seguida, converse
sobre a história com a criança: Quais são os personagens da história? Como cada porquinho um construiu sua casinha? O que
aconteceu com as casinhas quando o lobo apareceu? Quantas casas o
lobo derrubou? Como ele derrubou as casas? O que
aconteceu com o lobo no final da história?
ARTES: Peça que a criança crie um desenho representando a história “Os Três Porquinhos” usando sucatas ou outros materiais de sua escolha. Segue algumas sugestões abaixo. Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho.
ATIVIDADE 5:
MÚSICA E BRINCADEIRA “SOPRO DO LOBO MAU”:
Primeiro vamos ouvir a música: “Os Três Porquinhos”, cantando dançando e gesticulando conforme.
BRINCADEIRA: SOPRO DO
LOBO MAU: Vimos à
história dos Três Porquinhos, onde o lobo por meio do sopro derruba a casa
deles. Vamos brincar de soprar igual o lobo? Podemos iniciar a brincadeira com
a criança soprando bolinhas. Pode ser feita de várias maneiras. Para isso,
vocês vão precisar de: copos descartáveis ou latas, bolinhas de isopor ou de
plástico (caso não tenham pode ser feita de papel). Colocar
copos de agua sobre a mesa e assoprar bolinhas de ping pong ou isopor até o
final.
Exemplo
Coloque
copos de plástico fixados na lateral de uma mesa com fita adesiva, um ao lado
do outro. Em seguida posicione a criança no extremo oposto aos copos. A
brincadeira consiste em assoprar uma bolinha de cada vez com o objetivo de
acertá-las dentro dos copos. Com essa atividade exercitamos a coordenação motora,
ritmo, noção espacial e força.
Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário