ATIVIDADE 1:
HORA DO CONTO E BRINCADEIRA DO CAMALEÃO:
Vamos ouvir a história “BOM DIA TODAS AS CORES” do Varal de Histórias.
Após a história,
faça os seguintes questionamentos junto à criança: *Em
quais cores o camaleão se modificou no decorrer da história? *Porque o camaleão mudou tantas vezes de cores? *Qual foi à cor preferida do camaleão? *Qual é a sua cor preferida? *Que outras cores podemos lembrar que não aparecem
na história?
Agora
vamos fazer a Brincadeira do Camaleão.
BRINCADEIRA
DO CAMALEÃO: Espalhe alguns objetos de cores pelo espaço. Um dos participantes será escolhido para
comandar a brincadeira. Ele ficará a frente da criança e dirá:
CA – MA – LE –
ÃO!
A criança responde:
DE QUE COR!
O comandante terá que dizer o nome de uma cor e a criança corre
para tocar em algo que tenha essa tonalidade.
ATIVIDADE 2:
MÚSICA E MOVIMENTO:
Cante e dance com a música “Patinho Colorido”.
Converse com a criança sobre quais cores aparecem na música.
Em seguida, providencie pompons confeccionados com tiras de papel crepom ou papel colorido nas cores: verde, azul, vermelho e amarelo. Se não tiver papel crepom ou colorido você poderá utilizar pedaços de tecido, fitas ou tnt. Poderá ser também folhas de papel nas correspondentes. Coloque a música “Patinho Colorido” novamente e peça que a criança ouvir e prestar a para a cor que o patinho colorido tem a cada parte da música que são as cores verde, azul, vermelho e amarelo. Depois pergunte para a criança quais as cores que ela ouviu na música. Em seguida, peça que a criança sente e deixe os pompons no chão na frente dela. Agora é hora de dançar junto com a música do “Patinho Colorido” e a dança consiste em a cada mudança de cor do patinho ela pega a cor correspondente do pompom e balança.
ATIVIDADE 3:
ARTES: A
pintura simétrica (ou espelhada) é uma atividade simples, basta dobrar uma
folha ao meio e abri-la; colocar gotas de tinta apenas de uma lado da folha,
fechar a folha e ajudar a espalhar com as mãos, sobre a parte da folha que está
em contato com a tinta. Abrir devagar e ver a linda pintura que ficou e deixar
secar. Observação:
Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do
trabalho. Segue exemplo abaixo.
ATIVIDADE 4:
BRINCADEIRA CANTADA: BRINCAR DA COR/ BRINCADEIRA: CAÇADA MALUCA:
Para
fazer a BRINCADEIRA
CANTADA: BRINCAR DA COR separe alguns objetos nas cores: verde,
amarelo, vermelho, marrom, branco e roxo. Coloque estes objetos na frente da
criança. Diga para a criança que elas terão que encostar a mão no objeto da cor
que a música mencionar e depois de contar até 5 voltar para seu lugar. E assim
sucessivamente. Para realizar a brincadeira assista o vídeo abaixo.
Agora vamos brincar de CAÇADA MALUCA: Organize 4 caixas e identifique-as com cores diferentes (amarelo, azul, verde e vermelho). A criança deve procurar, pela sala, objetos que correspondam as 4 cores das caixas e guardá-los nas caixas com as respectivas cores. Estipule um tempo para a procura dos objetos, ao sinal (apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, você deve selecioná-los e escondê-los). Se não tiver caixas à disposição você pode usar bacias, potes ou até mesmo folhas das cores correspondentes. Segue exemplos abaixo.
Bom Divertimento!
Não se esqueça de registrar os
momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes
(confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês
conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.
Boa Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário