Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

MATERNAL I-B - CORES, FORMAS E NOÇÕES MATEMÁTICAS - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


Semana de 13/10 a 16/10/2020

ATIVIDADE 1:


 HORA DO CONTO E BRINCADEIRA DO CAMALEÃO: 

Vamos ouvir a história “BOM DIA TODAS AS CORES” do Varal de Histórias.



Após a história, faça os seguintes questionamentos junto à criança: *Em quais cores o camaleão se modificou no decorrer da história? *Porque o camaleão mudou tantas vezes de cores? *Qual foi à cor preferida do camaleão? *Qual é a sua cor preferida? *Que outras cores podemos lembrar que não aparecem na história?

Agora vamos fazer a Brincadeira do Camaleão.

BRINCADEIRA DO CAMALEÃO: Espalhe alguns objetos de cores pelo espaço.  Um dos participantes será escolhido para comandar a brincadeira. Ele ficará a frente da criança e dirá:

CA – MA – LE – ÃO!

A criança responde:

DE QUE COR!

O comandante terá que dizer o nome de uma cor e a criança corre para tocar em algo que tenha essa tonalidade.


ATIVIDADE 2: 


MÚSICA E MOVIMENTO: 

Cante e dance com a música “Patinho Colorido”.




Converse com a criança sobre quais cores aparecem na música.

Em seguida, providencie pompons confeccionados com tiras de papel crepom ou papel colorido nas cores: verde, azul, vermelho e amarelo. Se não tiver papel crepom ou colorido você poderá utilizar pedaços de tecido, fitas ou tnt. Poderá ser também folhas de papel nas correspondentes. Coloque a música “Patinho Colorido” novamente e peça que a criança ouvir e prestar a para a cor que o patinho colorido tem a cada parte da música que são as cores verde, azul, vermelho e amarelo. Depois pergunte para a criança quais as cores que ela ouviu na música. Em seguida, peça que a criança sente e deixe os pompons no chão na frente dela. Agora é hora de dançar junto com a música do “Patinho Colorido” e a dança consiste em a cada mudança de cor do patinho ela pega a cor correspondente do pompom e balança


ATIVIDADE 3:


ARTES: A pintura simétrica (ou espelhada) é uma atividade simples, basta dobrar uma folha ao meio e abri-la; colocar gotas de tinta apenas de uma lado da folha, fechar a folha e ajudar a espalhar com as mãos, sobre a parte da folha que está em contato com a tinta. Abrir devagar e ver a linda pintura que ficou e deixar secar. Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho. Segue exemplo abaixo.






ATIVIDADE 4:


BRINCADEIRA CANTADA: BRINCAR DA COR/ BRINCADEIRA: CAÇADA MALUCA: 

Para fazer a BRINCADEIRA CANTADA: BRINCAR DA COR separe alguns objetos nas cores: verde, amarelo, vermelho, marrom, branco e roxo. Coloque estes objetos na frente da criança. Diga para a criança que elas terão que encostar a mão no objeto da cor que a música mencionar e depois de contar até 5 voltar para seu lugar. E assim sucessivamente. Para realizar a brincadeira assista o vídeo abaixo.



Agora vamos brincar de CAÇADA MALUCA: Organize 4 caixas e identifique-as com cores diferentes (amarelo, azul, verde e vermelho). A criança deve procurar, pela sala, objetos que correspondam as 4 cores das caixas e guardá-los nas caixas com as respectivas cores. Estipule um tempo para a procura dos objetos, ao sinal (apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, você deve selecioná-los e escondê-los). Se não tiver caixas à disposição você pode usar bacias, potes ou até mesmo folhas das cores correspondentes. Segue exemplos abaixo.




Bom Divertimento!


 

    Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.

 

Boa Semana!










Nenhum comentário:

Postar um comentário