Desde a Educação Infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia. É importante que as crianças percebam o quanto é importante valorizar a amizade; ter atitudes de respeito com o próximo; dizer obrigado; pedir desculpas, licença, por favor. Essas atitudes e palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo. Aprender a expressar sentimentos é algo que se aprende desde cedo. Somente assim, as crianças, além de criar laços sociais mais saudáveis, têm a oportunidade de colocar para fora, com clareza, várias angústias que sentem. E isso é algo fundamental para a saúde emocional de qualquer ser humano. Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada ou assustada.
ATIVIDADE 01:
HORA DO CONTO/BRINCADEIRA: TIPOS DE ABRAÇOS: Um dia, o urso Douglas acordou e sentiu que precisava de um abraço. Então, resolveu sair para procurar alguém que pudesse fazer isto. Por querer tanto ser abraçado, ele toma a iniciativa e sai abraçando uma pedra enorme, uma árvore, um arbusto, vários animais... Depois de testar diversas formas de abraçar, Douglas começa a reparar nas características que identificam os melhores abraços. O que será que o urso Douglas descobriu sobre o abraço? Vamos descobrir ouvindo a história “DOUGLAS QUER UM ABRAÇO”.
Finalizando
a história, converse com a criança sobre os sentimentos relacionados a um
abraço. *Por
que abraçamos as pessoas? *Quando as pessoas nos abraçam? *O
que sentimos quando somos abraçados? *Os abraços são todos iguais? *E
você, já abraçou alguém hoje?
Após
faça a Brincadeira: Tipos de Abraço.
BRINCADEIRA: TIPOS DE ABRAÇOS: Vamos testar diversos tipos de abraços como o Douglas! Observe as imagens e faça com seus familiares. Aproveite e crie com sua família um tipo diferente de abraço. Obs.: Não se esqueça de registrar a atividade.
1. Abraço de lado
– os amigos ficam lado a lado e se abraçam.
2. Abraço sanduíche
– escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço.
3. Abraço clássico
– abraçam-se normalmente.
4. Abraço grupal
– todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo.
5. Abraço zen
– encostar as palmas das mãos um no outro.
6. Abraço pelas costas
– o amigo abraça o outro pelas costas.
7. Abraço de urso
– bem apertado, ergue o amigo do chão.
8. Abraço de rosto
colado – encostar o rosto no amigo e abraçar.
ATIVIDADE 02:
BRINCADEIRA: ENCONTRE A TAMPA/VÍDEO MUSICAL: Douglas usa potes variados para guardar seus alimentos. E a mamãe aí na sua casa, também usa? Vamos usar os potes que você tem em casa para realizar essa brincadeira. Esta proposta de atividade estimula a concentração e a atenção das crianças. Coloque diversos potes abertos no chão ou em cima da mesa, para que a criança encontre a tampa certa. Como estratégia coloque potes de vários tamanhos, para que a criança depois de tampar separe de acordo com as grandezas: grande e pequeno. Obs.: Não se esqueça de registrar a atividade.
Após
converse com a criança sobre os sentimentos que aparecem na história. Porque
ficamos felizes, tristes, com raiva e com medo. Faça alguns questionamentos: *Qual
era a cor e a expressão facial do monstro quando estava alegre? Triste? Com
raiva? Com medo? Pergunte para a criança como ela está se sentindo? Convide a
criança para brincar de “QUE EXPRESSÃO É
ESSA?
BRINCADEIRA: QUE EXPRESSÃO É ESSA: Um
adulto deve brincar com a criança. Primeiro mostre as expressões de cada
sentimento e inicie a brincadeira. Faça
as expressões faciais de alegria, tristeza, raiva, medo, susto, bravo, dentre
outras e peça para a criança tentar descobrir qual sentimento você está expressando
e repetir. Depois peça para a criança também fazer a expressão que você deve
tentar descobrir. Obs.: Não se
esqueça de registrar a atividade.
ATIVIDADE 04:
ARTES: MONSTRO DAS CORES: Escolha um monstrinho que represente
seu sentimento e faça um para você. Segue abaixo algumas sugestões. Observação: Esta atividade deve ser entregue na
escola com o nome da criança e data do trabalho.
ATIVIDADE 05:
BRINCADEIRAS: ESTÁTUA E MONSTRO COLORIDO: Utilizando a música da Xuxa “ESTÁTUA” brinque mudando a forma das
estátuas.
Cantar
a música estátua que já conhecemos mudando a estátua para estátua de monstro
com medo, triste, calmo, alegre e com raiva. Obs.:
Não se esqueça de registrar a atividade.
Música: Estátua (Xuxa)
Mão na cabeça
Mão na cintura
Um pé na frente e o outro atrás
Agora ninguém pode se mexer, estátua de mostro calmo
Um braço pra cima
Um braço pra frente
Cruzando as pernas
Bumbum para trás
Agora ninguém pode se mexer, estátua de monstro triste
Rodando, rodando
Braços esticados
Não pode parar continue rodando
Quero saber quem é que consegue ficar
parado
Estátua
de monstro com medo
Mão na cabeça
Mão na cintura
Um pé na frente e o outro atrás
Agora ninguém pode se mexer, estátua de monstro com raiva
BRINCADEIRA: MONSTRINHO COLORIDO:
Brincar de elefantinho colorido, mudando para monstrinho colorido. Um
participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal
é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Monstrinho colorido!”.
Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os
jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Obs.:
Não se esqueça de registrar a atividade.
💟 Bom Divertimento!
💟 Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer
com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem
entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de
WhatsApp.
💟 Boa Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário