Os órgãos dos sentidos são grandes
responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles
podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir
objetos. Essas sensações se dão graças à visão, a audição, ao paladar, ao
olfato e ao tato. Os sentidos nos ajudam a perceber tudo o que acontece à nossa
volta.
ATIVIDADE 01:
VÍDEO/BRINCADEIRA:
Assista o vídeo “OS CINCO SENTIDOS PARA CRIANÇAS”, com o qual vão aprender os 5 sentidos do corpo humano. A criança irá descobrir o que são e como funcionam a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Além disso, vão aprender como cada sentido é importante para entender o mundo que está a nossa volta. Vamos aprender os sentidos juntos?
Após converse com a criança sobre os 5 sentidos. *Quais
são os 5 sentidos? *Para que serve cada um dos 5 sentidos (visão,
audição, paladar, olfato e tato)?
1. Visão: Os olhos para ver.
2. Audição: O ouvido para ouvir.
3. Paladar: Língua para sentir o gosto.
4. Olfato: O nariz para sentir o cheiro.
5. Tato: A pele para percebermos o toque.
Com o sentido da visão podemos ver as flores, o mar, o papai, a
mamãe, os passarinhos e a variedades de cores que existem. Agora vamos fazer a brincadeira
abaixo e utilizar o sentido da visão.
BRINCADEIRA: O QUE ESTÁ FALTANDO? Disponha vários objetos sobre a mesa e peça que a criança os
observe. Peça que a criança saia do ambiente por alguns instantes. Retire um
objeto da mesa, e quando a criança voltar deverá dizer qual foi o objeto
retirado. Repita a brincadeira retirando outros objetos da mesa.
ATIVIDADE 02:
BRINCADEIRA: DESCOBRINDO OS SONS:
Chegou a vez do sentido da audição, que serve para ouvir os sons ao nosso redor. Segue abaixo o vídeo para descobrir o som. Vá pausando o vídeo até a criança descobrir qual é o som. Assista o vídeo abaixo “DESCOBRINDO OS SONS – ESTIMULAÇÃO AUDITIVA”.
Uma das melhores formas de identificar
os diversos sabores e treinar o paladar é simplesmente provando. As
brincadeiras abaixo são ideais para isso, você irá precisar apenas de copos,
alimentos diversos e vendas para cobrir os olhos da criança.
BRINCADEIRA: QUE FRUTA É ESTA? Prepare frutas cortadas em pequenos pedaços. Permita que a
criança experimente as frutas uma a uma com os olhos vendados. Peça para a
criança identificar cada fruta que provou. Em seguida, peça para a criança
dizer se a fruta é doce ou amarga, macia ou dura, etc.
BRINCADEIRA: DESCUBRA MEU SABOR: SOU DOCE, SALGADO, AMARGO OU
AZEDO?
Prepare os seguintes alimentos: açúcar,
sal, chimarrão e vinagre. Permita que a criança experimente cada alimento com
os olhos vendados. Peça para a criança identificar o alimento que provou. Em
seguida, peça para a criança dizer se o alimento é doce, salgado, amargo ou
azedo.
ATIVIDADE 04:
MÚSICA/BRINCADEIRA: Através do olfato podemos sentir o cheiro das
coisas como, o cheiro de uma fruta gostosa, da comida da mamãe, de perfume, e
sentimos também os cheiros ruins como, por exemplo, o de Chulé. Para descobrir
mais sobre o sentido do Olfato assista o vídeo abaixo.
Agora divirta-se fazendo a Brincadeira:
Cheiro De Quê?
BRINCADEIRA:
CHEIRO DE QUÊ? Separe 5 potinhos com cheiros diferentes (bons e ruins), como por exemplo: café, alho,
cebola, vinagre, chocolate, banana, laranja, limão, sabonete e outros de sua
escolha e que vocês tenham em casa. Peça para a criança cheirar um potinho por
vez e falar o nome do alimento cheirado. Caso a criança não saiba o nome você
deverá dizer o nome do alimento que ela cheirou. Após vende os olhos da criança
com um lenço. Peça que cheire novamente o alimento um de cada vez e diga de
qual alimento é o cheiro.
Após faça a Brincadeira:
Caixa das Sensações.
BRINCADEIRA: CAIXA DAS SENSAÇÕES: Pegar uma caixa toda fechada, mas que
terá uma abertura somente para a mão da criança. Dentro colocar algodão,
esponja, lixa, bola, dado, carrinho, banana, bicho de pelúcia, boneca, lápis,
borracha, etc. A criança deverá estar com os olhos vendados e colocar
a mão dentro da caixa retirando um objeto. Ela deverá dizer o nome deste objeto
e suas características apenas com o toque das mãos (mole, duro, áspero e liso).
Se você não tiver uma caixa poderá usar uma sacola.
★ Bom
Divertimento!
★ Não
se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos.
As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola
no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.
★Boa
Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário