SEMANA DE 03 a 06/11/2020
Não há como capturar e perceber nossos arredores sem usar
pelo menos um (ou mais) dos nossos cinco sentidos, seja a visão, a
audição, o olfato, o paladar ou o tato. Eles são a porta de entrada para
que qualquer mensagem, estímulo ou sensação chegue até nós.
ATIVIDADE 01:
VÍDEO / BRINCADEIRA:
O QUE EU VEJO
Assista o Vídeo “Os Cinco Sentidos”, com o qual vão aprender os cinco sentidos do corpo humano. A criança irá descobrir o que são e como funcionam: a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Além disso, vão aprender como cada sentido é importante para entender o mundo que está a sua volta. Vamos aprender os sentidos juntos?
Após
converse com a criança sobre os cinco sentidos. Quais são os sentidos? Para que
serve cada um dos sentidos?
1) 1)Visão:
os olhos servem para ver.
2) 2)Audição:
os ouvidos servem para ouvir.
3) 3)Paladar:
língua serve para sentir o gosto dos alimentos.
4) 4)Olfato:
o nariz serve para sentir o cheiro.
5) 5)Tato:
a pele para percebermos o toque.
Converse
sobre o sentido da VISÃO, que serve para ver todas as coisas ao nosso
redor. Com ela podemos ver as flores, o mar, as pessoas, os passarinhos
e a variedade de cores que existem. Agora vamos fazer uma brincadeira O que eu
vejo?
Brincadeira:
O que eu vejo?
Peça
para a criança fechar os olhos e dizer se está vendo algo e depois abrir os
olhos e dizer qual a diferença. Escolha alguns objetos e coloque no ambiente
escolhido para fazer a brincadeira. Como
por exemplo, frutas, brinquedos, roupas...
Para começar o jogo, um participante escolhe um
objeto que esteja à vista da criança e diz: “Eu vejo, com meus olhinhos, uma
coisa de cor (dizer a cor do objeto escolhido)”. Por exemplo, se o objeto for uma fruta, o
jogador dirá: “Eu vejo, com meus olhinhos, uma coisa que é vermelha!”. Não
esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a
professora.
Outra sugestão de atividade: Podemos
também fazer um passeio no pátio de casa ou arredores, observar os passarinhos,
os insetos, as árvores, flores, enfim todas as belezas que nos cercam, bem como
perceber os sons, os cheiros e sentir com o toque as diferentes texturas deste
local. E converse com a criança qual dos cinco sentidos estamos utilizando
neste passeio.
ATIVIDADE 02:
DESCOBRINDO OS SONS
Chegou a vez do sentido da “AUDIÇÃO”, que serve para ouvir os sons ao nosso redor. O som dos animais, as músicas, instrumentos musicais, o som da chuva. Segue abaixo vídeo para a criança descobrir o som. Vá pausando o vídeo até a criança descobrir qual é o som.
Não esquecer de registrar esta atividade com fotos
e vídeos e enviar para a professora.
ATIVIDADE 03:
HISTÓRIA E BRINCADEIRA
Assista
a história “Comer” de Ruth Rocha, sobre o sentido “PALADAR”, que
serve para sentirmos o gosto dos alimentos, se são doces, salgados, ácidos,
azedos.
Uma
das melhores formas de identificar os diversos sabores e treinar o paladar é
simplesmente provando. Agora vamos fazer a brincadeira sugerida na história e
provar diferentes sabores.
Brincadeira:
Humm!! Que gostinho é esse?
Separe
alguns alimentos de diferentes sabores como: Limão;
Doce (sorvete); Sal; Açúcar; Fruta de sua preferência, ou
outro alimento que você tiver em casa. Escolha um alimento para que a criança
prove, apenas uma pequena quantidade e pergunte: O que é? É gostoso? Que sabor tem? Doce, Salgado? Não
esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a
professora.
ATIVIDADE 04:
VÍDEOS
MUSICAIS / BRINCADEIRA: CHEIRO DE QUÊ?
Assista os vídeos com as canções
dos sentidos e olfato, cantando dançando conforme as músicas.
Os sentidos – Patati Patatá:
O Olfato:
Através do olfato podemos
sentir os cheiros das coisas como, o cheiro da comida gostosa, de perfume, o
cheirinho das flores, e sentimos também os cheiros ruins como por exemplo de
chulé. Agora divirta-se fazendo a brincadeira Cheiro de quê?
Brincadeira: Cheiro de
quê?
Separe cinco potinhos com
cheiros diferentes (bons e ruins), como por exemplo: Café; Shampoo; chocolate;
Perfume: (colocar um pouco de perfume num pedaço de algodão); alecrim; alho;
Cebola; cravo; canela; frutas; vinagre, ou outros de sua escolha e que vocês
tem em casa.
Peça para a criança
cheirar um potinho por vez e falar o nome do alimento cheirado. Caso ela não
saiba o nome você deverá dizer o nome do alimento que ela cheirou. Após vende
os olhos da criança com um lenço. Peça que cheire novamente o alimento, um de
cada vez e diga de qual alimento é o
cheiro.
Não esquecer de registrar esta atividade com fotos
e vídeos e enviar para a professora.
ATIVIDADE 05:
CAIXA DAS SENSAÇÕES
Brincadeira: Caixa de sensações:
Para esta brincadeira você vai
precisar de: Caixa de papelão (pode ser de sapato); Objetos
de texturas e tamanhos diferentes tais como: Lixa; Plástico; Urso de pelúcia, Brinquedos,
Algodão; Papelão ondulado; Esponja; Palha aço; Pedra; Borracha; Isopor; Tampinhas;
Pedaços de tecidos e o que mais tiver em casa.
Corte um círculo no centro da caixa (mais
ou menos no tamanho que dê para passar a mão). Primeiro peça para a criança
pegar cada objeto escolhido para ser colocado na caixa e sentir sua textura. Em
seguida coloque-os dentro da caixa. Peça que a criança coloque a mão e
selecione um objeto para tocar (sem tirar o objeto da caixa), oriente-a a sentir
apenas com o toque da mão como este é, pergunte se é mole, duro, liso, áspero,
etc. Depois retirar o objeto e ver se acertou as suas características. Não esquecer
de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.
Bom divertimento!!!
Não se esqueça de registrar
os momentos com fotos
e vídeos e enviar no grupo
de WhatsApp.
Boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário