Na Educação Infantil faz-se necessário propiciar à criança
conteúdos que trabalhem as cores, as formas geométricas e as noções
matemáticas. Conteúdos estes que são essenciais para o desenvolvimento da
criança. A construção desta aprendizagem se dá por meio da curiosidade, da
exploração, do contato, do manuseio e do reconhecimento de diversos objetos.
Estes conteúdos podem ser trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas,
histórias e desenhos.
Após a história, faça os
seguintes questionamentos junto à criança: *O
que a Mika aprendeu na escola? *Quais são as
Formas Geométricas que a parecem na história?
*Onde podemos encontrar as
Formas Geométricas no nosso dia-a-dia? *Procure
identificar dentro da sua casa alguns objetos ou coisas que lembrem as Formas
Geométricas. Faça um vídeo ou foto desse momento e envie no grupo de WhatsApp.
Em
seguida, faça a Brincadeira com as
Formas Geométricas.
BRINCADEIRA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS: Você
irá precisar de: 1 quadrado, 1 triângulo, 1 retângulo, 1 círculo desenhados em
folhas de papel e objetos que representem as formas geométricas. Coloque as
folhas de papel com as formas geométricas desenhadas lado a lado conforme o
modelo abaixo. Uma pessoa da família irá escolher uma dessas formas, e você
terá alguns minutos para encontrar em sua casa, um objeto que representa a
forma geométrica pedida e colocá-las no lugar indicado conforme o modelo
abaixo.
Converse
com a criança sobre quais as formas geométricas que aparecem na música.
ARTES:
Como vimos na música podemos criar várias figuras com as Formas geométricas.
Use sua imaginação e criatividade e crie um desenho usando essas Formas Geométricas.
Corte várias formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo) de
vários tamanhos diferentes (pequenos, médios e grandes) e de cores
diferentes. Segue abaixo algumas
sugestões. Observação: Esta atividade deve ser entregue na
escola com o nome da criança e data do trabalho.
Em seguida, converse com a criança sobre os acontecimentos
da história. A partir de questionamentos, a criança irá identificar os
personagens principais da história, nomeando-os, com as possíveis perguntas: *Quem são os personagens da história? *Por que a menina tinha o nome de Cachinhos
Dourados? *Quem morava na floresta? *Da família urso quem era o maior? *E o menor? *Quem
era do tamanho médio? *
Após faça a Brincadeira dos Tamanhos.
BRINCADEIRA DOS TAMANHOS: Distribua
para a criança três tigelas (bacias, potes ou pratos) nos tamanhos grande, pequeno e médio. A criança deverá estar sentada de
frente para as tigelas. Diga para a criança grande, ela deverá pegar a tigela grande. O mesmo processo se
repetirá com o pequeno e o médio.
Após pegue algumas tampinhas, botões, bolinhas ou outros materiais que tenham
em casa de tamanhos diferentes (grande,
pequeno e médio). Peça que a criança coloque esses objetos um a uma nas
respectivas tigelas de acordo com o tamanho.
Após pegue caixas de sapato com tampa e converse com a
criança explicando o conceito de aberto e fechado utilizando as caixas.
Trabalhe o conceito aberto e fechado utilizando garrafas, potes, panelas,
caixas, cadeados e livros. Deixe sobre a mesa alguns desses materiais abertos e
outros fechados. Peça que a criança observe com atenção e faça perguntas como: *As panelas estão abertas ou fechadas? *Tem algum livro aberto? *Vamos
fechar as garrafas? *Etc.
Agora faça a Brincadeira
de Abrir e Fechar.
BRINCADEIRA DE ABRIR E FECHAR: Parece uma brincadeira boba, mas experimente
desafiar a criança a abrir e fechar um
prendedor de roupas e encaixá-lo na boca de um pote. Essa atividade simples
para um adulto envolve muitas operações de pensamento e habilidade psicomotora
para que a criança consiga fazer esse exercício!
ATIVIDADE 05:
VÍDEO E BRINCADEIRA (DENTRO E FORA):
Vamos assistir o vídeo “DENTRO E FORA”
acessando o link abaixo. Mas, atenção!
Na metade do vídeo você terá que pausar e questionar a
criança sobre os conceitos: Dentro e
Fora.
Após faça a Brincadeira Dentro e Fora.
BRINCADEIRA: DENTRO E FORA: A brincadeira do Dentro e Fora consiste em primeiro desenhar um círculo bem grande no chão com giz ou fita crepe (você pode usar também um bambolê), depois posicione a criança em volta dele, e então, ao seu comando de “DENTRO” ou “FORA”, ela deve pular ou para dentro ou para fora do círculo.
ó Bom Divertimento!
ó Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com
fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem
entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de
WhatsApp.
ó Boa Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário