Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2020

MATERNAL I-B - DIFERENÇAS - AULAS NÃO PRESENCIAIS

Semana de 13/07 à 17/07/2020


ATIVIDADE 1:  HORA DO CONTO: 

Veja e ouça a história “Tudo Bem Ser Diferente” acessando o link abaixo.



Após converse com a criança sobre a história deixando que ela se manifeste espontaneamente:

  • Que parte da história  você mais gostou?

  • Por que você gostou dessa parte da história?

  • O que você aprendeu com esta história?

  • Você observou como o livro é bem colorido? Vamos identificar as cores que aparecem nos desenhos?

  • Diga quais as cores que você se lembra?

  • Que cor é o rosto do menino, do cabelo, da roupa, dos dentes?

  • Que cor é o coelho, a orelha dele e o elefante?  

  • E as zebrinhas?

  • Quantas zebrinhas têm na gravura?

  • Que cor é a cadeira de rodas do menino e sua pele?

  • Que cor é o laço na cabeça da menina?

  • Todos são iguais?

  • Por que somos diferentes?

  • É legal ser diferente! 


ATIVIDADE 2: CRIAR ROSTOS COM PARTES DIFERENTES

Escolha e recorte de revistas com seu filho várias partes de rostos: muitos olhos, bocas, narizes, orelhas. Coloque tudo num saco ou sacola opaco. Desenhe no papel, contornos de rostos sem cor. A brincadeira é montar rostos diferentes com as partes que vocês sortearem da sacola. Façam pelo menos 2 ou 3 rostos. Vejam as diferenças. Pintem os rostos da cor que preferirem. Procure aproveitar para falar que nenhum é igual e não tem um mais ou menos bonito, mais ou menos certo.


                             


ATIVIDADE 3: BRINCADEIRA -  ANDAR DIFERENTE

Explique a brincadeira para a criança. Cante a música e peça que a criança siga o ritmo fazendo os movimentos sugeridos pela letra da música, com movimentos corporais. A cada estrofe será dado um comando diferente. Você também poderá criar outros comandos. Se você preferir poderá colocar a música para que a criança realize a atividade fazendo os movimentos sugeridos na canção acessando o link abaixo.




LETRA DA MÚSICA: ANDAR DIFERENTE
Hoje eu quero andar de um jeito diferente.
Eu não quero andar pra frente!
(E então a cada estrofe a professora dá um comando diferente, como esses a seguir ou outros que podem ser improvisados).
Para o lado eu vou andar.
Num pé só eu vou pular.
De bumbum no chão eu vou andar.
Eu só quero é girar.
Um gatinho eu vou virar.
Agora eu só vou voar.
Na ponta do pé eu vou andar.
Um bicho preguiça eu vou virar
De barriga me arrastar.
Um trenzinho eu vou formar.
Bem quietinho eu vou sentar.


ATIVIDADE 4: VÍDEO MUSICAL

Veja e ouça o vídeo musical “ Todo Mundo é Diferente”. Em seguida, apresente o vídeo novamente e faça pausas, quando necessário, e explique os principais aspectos demostrados no vídeo.




Após peça que a criança faça o seu AUTORRETRATO observando a cor dos cabelos, dos olhos, da pele e formato do rosto em uma folha A4 com alguns materiais disponíveis em casa: lã de várias cores, giz de cera, cola, botões de roupa de várias cores, cola colorida, etc. A mamãe ou o papai também fará seu AUTORRETRATO ao lado da criança.


ATIVIDADE 5: RESPEITAR AS DIFERENÇAS NO CAMINHO CEGO

Para esta brincadeira, você vai precisar de uma venda e um espaço em que seu filho possa andar livremente. A proposta é que a criança vendada tenha que percorrer um percurso com obstáculos, dependendo da orientação de outra pessoa conversando com ela. Você poderá criar o percurso com cadeiras (passando por baixo, subindo e descendo, etc.).




Ou 

Com fita crepe, marque no chão um circuito curto e simples. Pode ser ondulado, ou em ziguezague. Primeiro, a criança andará pelo circuito, com os olhos abertos, prestando bastante atenção no caminho. Em seguida, terá os olhos cobertos com uma venda.

 






Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no grupo de Whatsapp.

Boa semana a todos!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário