Seguidores

quinta-feira, 2 de julho de 2020

MATERNAL I-B - FUNDO DO MAR - AULAS NÃO PRESENCIAIS

Semana de 06 a 10/07/2020


« SEGUNDA-FEIRA (06/07/20)

 

ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO  E RECONHECIMENTO DE IMAGENS:  Ouça a história “A Escolinha do Mar” 


Após converse com a criança explicando como é o fundo do mar, os animais e plantas que vivem lá e a importância desses animais.  Peça que a criança descreva alguns animais que apareceram na história:

  •     Qual é o animal maior?
  •     Qual é o animal menor?
  •     Qual é o animal mais assustador?
  •     Qual é o animal mais bonito?

Em seguida, estimule a criança a observar, reconhecer e dizer o nome dos animais e plantas marinhas que aprecem nas figuras abaixo.

POLVO


CORAIS


ALGAS


TARTARUGA MARINHA


GOLFINHO


ESTRELA DO MAR


TUBARÃO


BALEIA

ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Veja e ouça o vídeo musical “ Fundo do Mar” (Mundo Bita). Em seguida, apresente o vídeo novamente e faça pausas, quando necessário, e explique os principais aspectos demostrados no vídeo.


ATIVIDADE 3: ARTES: FUNDO DO MAR:  Junto com sua família crie um desenho representando o fundo do mar utilizando os materiais disponíveis em casa.

 

« TERÇA-FEIRA (07/07/20)

 

ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO:  Ouça a história “ChuChu e a Grande Baleia Azul” 


ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Apresente à criança o vídeo: “Os Habitantes do Fundo do Mar - A Baleia”. 


Converse com a criança sobre este animal, permita que a criança diga o que sabe sobre a baleia, seus hábitos, onde vive, etc.

 

ATIVIDADE 3: ARTES: BALEIA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS:  Vamos confeccionar uma baleia com materiais recicláveis. Use o que tiver disponível em casa. Segue algumas sugestões abaixo.

QUARTA-FEIRA (08/07/20)

 

ATIVIDADE 1: VÍDEO MUSICAL: Apresente à criança o vídeo: “Os Habitantes do Fundo do Mar – O Tubarão Martelo”



ATIVIDADE 2: CONHECENDO O TUBARÃO: Converse com a criança sobre os tubarões:

  •       O que o tubarão come?
  •       O tubarão é perigoso?
  •       Qual o tamanho do tubarão?
  •       Em qual ambiente o tubarão vive?

 

ATIVIDADE 3: OBSERVAÇÃO DE IMAGENS: Peça que a criança observe as imagens abaixo de animais marinhos e como eles se locomovem.

  •       O tubarão é rápido.
  •       A tartaruga é lenta.
  •       O coral não se locomove.



Após faça a brincadeira abaixo.

 

ATIVIDADE 4: BRINCADEIRA: A TARTARUGA, O TUBARÃO E O CORAL: Explique a brincadeira para a criança. Em um espaço: sala, área ou quintal ficar se movimentando como se estivesse no fundo do mar, uma pessoa será o comandante e ao seu sinal deve se movimentar conforme o nome do animal citado no nome da brincadeira, isto é, se o comandante disser tubarão você deverá imitar o tubarão se movimentando bem rápido, quando for tartaruga bem lenta e o coral deverá fiar parado no lugar.

 

QUINTA-FEIRA (09/07/20)


ATIVIDADE 1: VÍDEO MUSICAL: Apresente à criança o vídeo: “Os Habitantes do Fundo do Mar – Peixinhos”. Peça que a criança descreva oralmente as informações exibidas no vídeo. Auxilie a criança, questionando os aspectos mais importantes demonstrados na música e nas imagens.



ATIVIDADE 2: BRINCADEIRA:PESCARIA: Materiais necessários: Uma bacia ou vasilha grande com água; outra bacia ou vasilha ao lado sem água; bexigas pequenas ou médias  com um pouco de água  dentro e amarradas; uma peneira. As bexigas serão os peixinhos, que a criança deverá pescar com a peneira e colocar na outra bacia. OBS: Caso não tenha bexigas para representar os peixinhos você pode usar outro material como: tampinhas, bolinhas pequenas, etc.

 

ATIVIDADE 3: A PONTE DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR: Estique no chão um pano que lembre o mar. Se  a criança estiver em cima de um tapete também serve.  Coloque sobre o pano algo que represente o mar, por exemplo, animais de plástico (peixinhos, tubarões, estrelas do mar, tartarugas, baleias, etc.) ou qualquer outro objeto que simbolize o mar. Na falta de uma tábua, como a da foto, (para indicar a ponte) você pode colocar uma corda, ou lençol enroladinho em forma de rolinho. Agora é a hora mais divertida: coloque uma música e convide sua família para passar pela ponte dos animais do fundo do mar! Cuide para não cair e se molhar todo!


SEXTA-FEIRA (10/07/20)

 

ATIVIDADE 1: HORA DO CONTO:  Ouça a história “Gui, Estopa e a Natureza (Tartaruga Marinha)” 


ATIVIDADE 2: VÍDEO MUSICAL: Apresente à criança o vídeo: “A Dona Tartaruga (Peixinhos da Maré)”. Peça que a criança descreva oralmente as informações exibidas no vídeo. Auxilie a criança, questionando os aspectos mais importantes demonstrados na música e nas imagens.



ATIVIDADE 3: BRINCADEIRA: CORRIDA DA TARTARUGAS: Está brincadeira pode ser feita com todos os membros da família. A criança é posicionada como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão. Ao sinal, a criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas, ou uma almofada ou um tatame (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chagada é o vencedor.

 

ATIVIDADE 4: DANÇA DOS ANIMAIS MARINHOS (VÍDEO): Assista o vídeo “Dança dos Animais Marinhos”. Cante e dance fazendo os movimentos dos animais marinhos que aparecem na música.



  • ü  Para todos os dias da semana disponibilizamos várias atividades (3 a 4). Escolha na medida do possível 2 atividades diárias para fazer com seu filho.
  • ü  Bom divertimento! Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar para o grupo de Whatsapp. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário