Seguidores

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

MATERNAL I-B - CORES, FORMAS E NOÇÕES MATEMÁTICAS / SEMANA 2 - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 



    Na Educação Infantil faz-se necessário propiciar à criança conteúdos que trabalhem as cores, as formas geométricas e as noções matemáticas. Conteúdos estes que são essenciais para o desenvolvimento da criança. A construção desta aprendizagem se dá por meio da curiosidade, da exploração, do contato, do manuseio e do reconhecimento de diversos objetos. Estes conteúdos podem ser trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e desenhos.

 

ATIVIDADE 01:


DESENHO ANIMADO E BRINCADEIRA COM AS 

FORMAS GEOMÉTRICAS:

Vamos assistir o vídeo “O DIÁRIO DE MIKA – AS FORMAS”


Após a história, faça os seguintes questionamentos junto à criança: *O que a Mika aprendeu na escola? *Quais são as Formas Geométricas que a parecem na história?

*Onde podemos encontrar as Formas Geométricas no nosso dia-a-dia? *Procure identificar dentro da sua casa alguns objetos ou coisas que lembrem as Formas Geométricas. Faça um vídeo ou foto desse momento e envie no grupo de  WhatsApp.

Em seguida, faça a Brincadeira com as Formas Geométricas.

BRINCADEIRA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS: Você irá precisar de: 1 quadrado, 1 triângulo, 1 retângulo, 1 círculo desenhados em folhas de papel e objetos que representem as formas geométricas. Coloque as folhas de papel com as formas geométricas desenhadas lado a lado conforme o modelo abaixo. Uma pessoa da família irá escolher uma dessas formas, e você terá alguns minutos para encontrar em sua casa, um objeto que representa a forma geométrica pedida e colocá-las no lugar indicado conforme o modelo abaixo.

 

ATIVIDADE 02:

MÚSICA E ARTES: 
Cante e dance com a “Música das Formas Geométricas”.


Converse com a criança sobre quais as formas geométricas que aparecem na música.

ARTES: Como vimos na música podemos criar várias figuras com as Formas geométricas. Use sua imaginação e criatividade e crie um desenho usando essas Formas Geométricas. Corte várias formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo) de vários tamanhos diferentes (pequenos, médios e grandes) e de cores diferentes.  Segue abaixo algumas sugestões. Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho.







ATIVIDADE 03:


HORA DO CONTO E BRINCADEIRA DOS TAMANHOS:
Vamos ouvir a história CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS”.


Em seguida, converse com a criança sobre os acontecimentos da história. A partir de questionamentos, a criança irá identificar os personagens principais da história, nomeando-os, com as possíveis perguntas: *Quem são os personagens da história? *Por que a menina tinha o nome de Cachinhos Dourados? *Quem morava na floresta? *Da família urso quem era o maior? *E o menor? *Quem era do tamanho médio? *

 Após faça a Brincadeira dos Tamanhos.


BRINCADEIRA DOS TAMANHOS: Distribua para a criança três tigelas (bacias, potes ou pratos) nos tamanhos grande, pequeno e médio. A criança deverá estar sentada de frente para as tigelas. Diga para a criança grande, ela deverá pegar a tigela grande. O mesmo processo se repetirá com o pequeno e o médio. Após pegue algumas tampinhas, botões, bolinhas ou outros materiais que tenham em casa de tamanhos diferentes (grande, pequeno e médio). Peça que a criança coloque esses objetos um a uma nas respectivas tigelas de acordo com o tamanho.



ATIVIDADE 04:

MÚSICA E BRINCADEIRA (ABRIR E FECHAR):

Vamos ouvir a música ABERTO, FECHADO”.


Após pegue caixas de sapato com tampa e converse com a criança explicando o conceito de aberto e fechado utilizando as caixas. Trabalhe o conceito aberto e fechado utilizando garrafas, potes, panelas, caixas, cadeados e livros. Deixe sobre a mesa alguns desses materiais abertos e outros fechados. Peça que a criança observe com atenção e faça perguntas como: *As panelas estão abertas ou fechadas? *Tem algum livro aberto? *Vamos fechar as garrafas? *Etc.

Agora faça a Brincadeira de Abrir e Fechar.


BRINCADEIRA DE ABRIR E FECHAR: Parece uma brincadeira boba, mas experimente desafiar a criança a abrir e fechar um prendedor de roupas e encaixá-lo na boca de um pote. Essa atividade simples para um adulto envolve muitas operações de pensamento e habilidade psicomotora para que a criança consiga fazer esse exercício!



ATIVIDADE 05:


VÍDEO E BRINCADEIRA (DENTRO E FORA): 

Vamos assistir o vídeo DENTRO E FORA acessando o link abaixo. Mas, atenção! Na metade do vídeo você terá que pausar e questionar a criança sobre os conceitos: Dentro e Fora.



Após faça a Brincadeira Dentro e Fora.

BRINCADEIRA: DENTRO E FORA: A brincadeira do Dentro e Fora consiste em primeiro desenhar um círculo bem grande no chão com giz ou fita crepe (você pode usar também um bambolê), depois posicione a criança em volta dele, e então, ao seu comando de “DENTRO” ou “FORA”, ela deve pular ou para dentro ou para fora do círculo.


ó Bom Divertimento!

 

ó Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.

 

ó Boa Semana! 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário