Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

MATERNAL I-A - VALORES E SENTIMENTOS - AULAS NÃO PRESENCIAIS


Semana de 26 a 30/10/2020

 

    Ensinar a criança a administrar suas emoções e a aplicá-las em diferentes contextos é fundamental para que ela enfrente as diversas situações que irão aparecer ao longo de sua vida. A educação emocional auxilia o desenvolvimento integral da criança: diminui os problemas de disciplina; aumenta a motivação para as atividades escolares; faz com que as crianças demonstrem atitudes mais positivas e melhorem suas relações. E visando construir um ser capaz de melhorar o mundo em que vivemos devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia a dia das nossas crianças, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.


ATIVIDADE 01:

 HORA DO CONTO/ BRINCADEIRA MIMICA DOS SENTIMENTOS

Prepare um lugar aconchegante porque chegou a hora de ouvir uma linda história. “O Monstro das Cores” de Anna LLenas, contada pelo varal de histórias.


Então converse com a criança sobre os sentimentos que aparecem na história. Porque ficamos felizes, tristes, com raiva, com medo. Então faça alguns questionamentos: Qual era a cor e a expressão facial do monstro quando estava alegre? Triste? Com raiva? Com medo? Quando estava calmo? Então pergunte para a criança: Como você esta se sentindo hoje?  

Convide a criança para fazer as expressões dos sentimentos em frente ao espelho, faça junto com ela para demonstrar.

 

BRINCADEIRA MIMICA DOS SENTIMENTOS


Um adulto deve brincar com a criança, primeiro mostre as expressões de cada sentimento e inicie a brincadeira. Faça as expressões faciais de alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, dentre outras e peça para a criança tentar descobrir qual sentimento você está expressando e imitar. Depois peça para a criança também fazer a expressão que você deve tentar descobrir.

 

ATIVIDADE 02:


 ARTES / BRINCAR COM MASSINHA DE MODELAR

Atividade simples de colorir o monstro das cores a partir da pergunta: “O que você está sentindo agora? Poderia expressar com a cor e a expressão facial do sentimento?”

 Desenhe a expressão facial no monstrinho e pinte na cor do sentimento que você expressou. OBS: Esta atividade deve ser entregue na escola. Deixei cópias impressas na escola, quem quiser pode retirar.


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOS ANJOS - CENTRO

NOME: ______________________________________________________________________

TEMA: VALORES E SENTIMENTOS                   TURMA:  Maternal I A             DATA: ___/___/___

ATIVIDADE: História: O Monstro das cores – Desenhe a expressão facial e pinte o monstro da cor conforme o sentimento escolhido.



Brincar com massinha de modelar: disponibilizar massinha de modelar para a criança criar seu monstro das cores, ou fazer as expressões no monstro. Registre este momento com vídeo ou fotos e envie. 



ATIVIDADE 03: 

JOGO DAS EMOÇÕES

Esta atividade pode ser feita com garrafas pet, copos descartáveis, rolinhos de papel higiênicos, latas, o que vocês tiverem em casa. Auxilie a criança na pintura e no desenho dos sentimentos e organize um jogo de latas ou boliche. Quando a criança jogar e derrubar ver quantos e quais sentimentos derrubou. Alguns exemplos:





ATIVIDADE 04: 

VÍDEOS MUSICAIS

Chegou a hora de mexer o corpo dançando e cantando. Cante e dance junto com a criança, fazendo os gestos, movimentos e expressões conforme a música.

A música dos sentimentos:


Sinto o que sinto – Mundo Bita: 


Amor Universal – Patati Patatá: 


ATIVIDADE 05: 


HORA DO CONTO / BRINCADEIRA TIPOS DE ABRAÇOS

Um dia, o urso Douglas acordou e sentiu que precisava de um abraço.  Então, resolveu sair para procurar alguém que pudesse fazer isto.  Por querer tanto ser abraçado, ele toma a iniciativa e sai abraçando uma pedra enorme, uma árvore, um arbusto, vários animais... Depois de testar diversas formas de abraçar. Douglas começa a reparar nas características que identificam os melhores abraços. O que será que o urso Douglas descobriu sobre o abraço?


Vamos descobrir ouvindo a história "Douglas quer um abraço" de David Melling.




Finalizando a história, converse com a criança sobre sentimentos relacionados a um abraço.

Por que abraçamos as pessoas? Quando as pessoas nos abraçam? O que sentimos quando somos abraçados? Os abraços são todos iguais? E você, já abraçou alguém hoje? Convide a criança a fazer um gesto de carinho para alguém que goste.

Como estamos em tempos de pandemia não podemos abraçar, mas vamos fazer uma brincadeira do abraço com cuidado.

BRINCADEIRA: TIPOS DE ABRAÇOS: Vamos testar diversos tipos de abraços como o Douglas! Segue algumas sugestões, mas escolha o seu tipo de abraço preferido. Não esqueça de registrar este momento.

1.    Abraço de lado – os amigos ficam lado a lado e se abraçam.

2.    Abraço clássico – abraçam-se normalmente.

3.    Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro.

4.    Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas.

  

Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.

 

Boa semana a todos.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário