Seguidores

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

MATERNAL I-A - SENTIDOS E SENSAÇÕES - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


SEMANA DE  03 a 06/11/2020

    Não há como capturar e perceber nossos arredores sem usar pelo menos um (ou mais) dos nossos cinco sentidos, seja a visão, a audição, o olfato, o paladar ou o tato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo ou sensação chegue até nós.


ATIVIDADE 01:

 VÍDEO / BRINCADEIRA: O QUE EU VEJO

Assista o Vídeo “Os Cinco Sentidos”, com o qual vão aprender os cinco sentidos do corpo humano. A criança irá descobrir o que são e como funcionam: a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Além disso, vão aprender como cada sentido é importante para entender o mundo que está a sua volta.  Vamos aprender os sentidos juntos?



Após converse com a criança sobre os cinco sentidos. Quais são os sentidos? Para que serve cada um dos sentidos?

1)     1)Visão: os olhos servem para ver.

2)    2)Audição: os ouvidos servem para ouvir.

3)    3)Paladar: língua serve para sentir o gosto dos alimentos.

4)    4)Olfato: o nariz serve para sentir o cheiro.

5)     5)Tato: a pele para percebermos o toque.

Converse sobre o sentido da VISÃO, que serve para ver todas as coisas ao nosso redor. Com ela podemos ver as flores, o mar, as pessoas, os passarinhos e a variedade de cores que existem. Agora vamos fazer uma brincadeira O que eu vejo?

Brincadeira: O que eu vejo?

Peça para a criança fechar os olhos e dizer se está vendo algo e depois abrir os olhos e dizer qual a diferença. Escolha alguns objetos e coloque no ambiente escolhido para fazer a brincadeira.  Como por exemplo, frutas, brinquedos, roupas...

Para começar o jogo, um participante escolhe um objeto que esteja à vista da criança e diz: “Eu vejo, com meus olhinhos, uma coisa de cor (dizer a cor do objeto escolhido)”.  Por exemplo, se o objeto for uma fruta, o jogador dirá: “Eu vejo, com meus olhinhos, uma coisa que é vermelha!”. Não esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.

Outra sugestão de atividade: Podemos também fazer um passeio no pátio de casa ou arredores, observar os passarinhos, os insetos, as árvores, flores, enfim todas as belezas que nos cercam, bem como perceber os sons, os cheiros e sentir com o toque as diferentes texturas deste local. E converse com a criança qual dos cinco sentidos estamos utilizando neste passeio. 

ATIVIDADE 02:

DESCOBRINDO OS SONS

Chegou a vez do sentido da “AUDIÇÃO”, que serve para ouvir os sons ao nosso redor. O som dos animais, as músicas, instrumentos musicais, o som da chuva. Segue abaixo vídeo para a criança descobrir o som. Vá pausando o vídeo até a criança descobrir qual é o som. 




Não esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.


ATIVIDADE 03:

HISTÓRIA E BRINCADEIRA

Assista a história “Comer” de Ruth Rocha, sobre o sentido “PALADAR”, que serve para sentirmos o gosto dos alimentos, se são doces, salgados, ácidos, azedos.



Uma das melhores formas de identificar os diversos sabores e treinar o paladar é simplesmente provando. Agora vamos fazer a brincadeira sugerida na história e provar diferentes sabores.

 

Brincadeira: Humm!! Que gostinho é esse?

Separe alguns alimentos de diferentes sabores como: Limão; Doce (sorvete); Sal; Açúcar; Fruta de sua preferência, ou outro alimento que você tiver em casa. Escolha um alimento para que a criança prove, apenas uma pequena quantidade e pergunte: O que é?  É gostoso? Que sabor tem? Doce, Salgado? Não esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.

ATIVIDADE 04:


VÍDEOS MUSICAIS / BRINCADEIRA: CHEIRO DE QUÊ?

Assista os vídeos com as canções dos sentidos e olfato, cantando dançando conforme as músicas. 


Os sentidos – Patati Patatá


O Olfato


Através do olfato podemos sentir os cheiros das coisas como, o cheiro da comida gostosa, de perfume, o cheirinho das flores, e sentimos também os cheiros ruins como por exemplo de chulé. Agora divirta-se fazendo a brincadeira Cheiro de quê?

 

Brincadeira: Cheiro de quê?

Separe cinco potinhos com cheiros diferentes (bons e ruins), como por exemplo: Café; Shampoo; chocolate; Perfume: (colocar um pouco de perfume num pedaço de algodão); alecrim; alho; Cebola; cravo; canela; frutas; vinagre, ou outros de sua escolha e que vocês tem em casa.

Peça para a criança cheirar um potinho por vez e falar o nome do alimento cheirado. Caso ela não saiba o nome você deverá dizer o nome do alimento que ela cheirou. Após vende os olhos da criança com um lenço. Peça que cheire novamente o alimento, um de cada vez  e diga de qual alimento é o cheiro.

Não esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.

ATIVIDADE 05:


CAIXA DAS SENSAÇÕES


Através do “TATO”, podemos sentir a textura das coisas. Sentirmos 

quando o que tocamos é liso, áspero, peludo, macio, duro, quente, frio, 

ou seja ele é responsável pelas nossas sensações. Ouça a história sobre 

tato “Uma bola diferente”.




Brincadeira: Caixa de sensações:

Para esta brincadeira você vai precisar de: Caixa de papelão (pode ser de sapato); Objetos de texturas e tamanhos diferentes tais como: Lixa; Plástico; Urso de pelúcia, Brinquedos, Algodão; Papelão ondulado; Esponja; Palha aço; Pedra; Borracha; Isopor; Tampinhas; Pedaços de tecidos e o que mais tiver em casa.

Corte um círculo no centro da caixa (mais ou menos no tamanho que dê para passar a mão). Primeiro peça para a criança pegar cada objeto escolhido para ser colocado na caixa e sentir sua textura. Em seguida coloque-os dentro da caixa. Peça que a criança coloque a mão e selecione um objeto para tocar (sem tirar o objeto da caixa), oriente-a a sentir apenas com o toque da mão como este é, pergunte se é mole, duro, liso, áspero, etc. Depois retirar o objeto e ver se acertou as suas características. Não esquecer de registrar esta atividade com fotos e vídeos e enviar para a professora.


Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.

 

Boa semana a todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário