Seguidores

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

MATERNAL I-A - CORES, FORMAS E NOÇÕES MATEMÁTICAS / SEMANA 2 - AULAS NÃO PRESENCIAIS

 


    Na educação infantil faz-se necessário propiciar a criança conteúdos que trabalhem as cores, as formas e as noções matemáticas. Conteúdos estes que são essenciais para o desenvolvimento da criança. A construção desta aprendizagem se dá por meio da curiosidade, visualização, exploração, contato, manuseio e do reconhecimento de diversos objetos possibilitando a criança identifica-los. Estes conteúdos podem ser trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e desenhos.


ATIVIDADE 01: 


DESENHO ANIMADO E FORMAS GEOMÉTRICAS

Vamos assistir o vídeo, “O DIÁRIO DE MIKA – AS FORMAS”.


Após a história, faça os seguintes questionamentos junto à criança: O que a Mika aprendeu na escola? Quais são as Formas Geométricas que aparecem na história? Onde podemos encontrar as Formas Geométricas no nosso dia-a-dia?

Converse com a criança sobre as formas geométricas que estão presentes nos objetos ao nosso redor. Então peça para a criança identificar em casa coisas ou objetos que lembrem as formas geométricas. Como por exemplo: um quadro, relógio, porta, janela, bolas, potes, dentre outros.

 

BRINCADEIRA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS: você vai precisar de papelão, papéis coloridos, EVA, (ou colorir pedaços de papelão). Recorte um retângulo grande de papelão, e desenho várias figuras geométricas (retângulos, quadrados, triângulos e círculos) recorte essas figuras em cores diferentes. a criança deverá encaixar cada figura no seu lugar. Conforme o exemplo da figura abaixo. Não esqueça de registrar com foto ou vídeo e enviar para o grupo ou no particular.


ATIVIDADE 02: 

MÚSICA E ARTES

Cante e dance com a “Música das Formas Geométricas”.


ARTES: Observamos no vídeo musical que podemos criar várias figuras com as formas geométricas. Agora chegou a sua vez, use sua imaginação e criatividade e crie um desenho com as formas geométricas.

Corte várias formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo) de vários tamanhos diferentes (pequenos, médios e grandes) e de cores diferentes.  Após crie um desenho usando essas formas geométricas. Segue abaixo algumas sugestões. Observação: Esta atividade deve ser entregue na escola com o nome da criança e data do trabalho. 


ATIVIDADE 03:

HORA DO CONTO E BRINCADEIRA DOS TAMANHOS

Vamos ouvir a história CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS”.


Em seguida converse com a criança sobre os acontecimentos da história. Após faça alguns questionamentos: Quem são os personagens da história? Por que a menina tinha o nome de Cachinhos Dourados? Quem morava na floresta? Da família urso quem era o maior? E o menor? Quem era do tamanho médio?

Após faça a Brincadeira dos Tamanhos.

 

BRINCADEIRA DOS TAMANHOS: Distribua para a criança três tigelas (bacias, potes ou pratos) nos tamanhos grande, pequeno e médio. A criança deverá estar sentada de frente para as tigelas. Diga para a criança grande, ela deverá pegar a tigela grande. O mesmo processo se repetirá com o pequeno e o médio. Após pegue algumas tampinhas, botões, bolinhas ou outros materiais que tenham em casa de tamanhos diferentes (grande, pequeno e médio). Peça que a criança coloque esses objetos um a uma nas respectivas tigelas de acordo com o tamanho.



ATIVIDADE 04:

MÚSICA E BRINCADEIRA (ABRIR E FECHAR): 

Vamos ouvir a música ABERTO, FECHADO”.


Após pegue objetos com tampa e converse com a criança explicando o conceito de aberto e fechado, como garrafas, potes, panelas, caixas, cadeados e livros. Deixe sobre a mesa alguns desses materiais abertos e outros fechados. Peça que a criança observe com atenção e faça perguntas como: As panelas estão abertas ou fechadas? Tem algum livro aberto? Vamos fechar as garrafas? Etc.

Agora faça a Brincadeira de Abrir e Fechar.

 

BRINCADEIRA DE ABRIR E FECHAR: Parece uma brincadeira boba, mas experimente desafiar a criança a abrir e fechar um prendedor de roupas e encaixá-lo na boca de um pote. Essa atividade simples para um adulto envolve muitas operações de pensamento e habilidade psicomotora para que a criança consiga fazer esse exercício! Se tiver prendedores coloridos pode usar e vá questionando qual a cor do prendedor.



ATIVIDADE 05:


VÍDEO E BRINCADEIRA (DENTRO E FORA): 

Vamos assistir o vídeo DENTRO E FORA. Mas, atenção! na metade do vídeo você terá que pausar e questionar a criança sobre os conceitos dentro e fora.



Após faça a Brincadeira Dentro e Fora.

BRINCADEIRA: DENTRO E FORA: A brincadeira do Dentro e Fora consiste em primeiro desenhar um círculo ou quadrado bem grande no chão com giz ou fita crepe (você pode usar também um bambolê), depois posicione a criança em volta dele, e então, ao seu comando de “DENTRO” ou “FORA”, ela deve pular ou para dentro ou para fora do círculo.

 

Outra sugestão de brincadeira: Separe uma caixa ou cesta grande e coloque vários brinquedos dentro. Peça à criança que tire e coloque os brinquedos na caixa. Repita esta atividade por diversas vezes, variando os brinquedos a cada atividade. Procure utilizar brinquedos e objetos nesta brincadeira grandes e pequenos, de diferentes formatos e cores. 


Bom divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos com fotos

e vídeos e enviar no grupo de WhatsApp.


Boa semana a todos.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário