Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MATERNAL I-B - SENTIDOS E SENSAÇÕES - AULAS NÃO PRESENCIAIS



SEMANA DE 03 a 06/11/2020

    Os órgãos dos sentidos são grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir objetos. Essas sensações se dão graças à visão, a audição, ao paladar, ao olfato e ao tato. Os sentidos nos ajudam a perceber tudo o que acontece à nossa volta.


ATIVIDADE 01: 


VÍDEO/BRINCADEIRA: 

Assista o vídeo “OS CINCO SENTIDOS PARA CRIANÇAS”, com o qual vão aprender os 5 sentidos do corpo humano. A criança irá descobrir o que são e como funcionam a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Além disso, vão aprender como cada sentido é importante para entender o mundo que está a nossa volta. Vamos aprender os sentidos juntos?


Após converse com a criança sobre os 5 sentidos. *Quais são os 5 sentidos? *Para que serve cada um dos 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato)?  

1.    Visão: Os olhos para ver.

2.    Audição: O ouvido para ouvir.

3.    Paladar: Língua para sentir o gosto.

4.    Olfato: O nariz para sentir o cheiro.

5.    Tato: A pele para percebermos o toque.

 

Com o sentido da visão podemos ver as flores, o mar, o papai, a mamãe, os passarinhos e a variedades de cores que existem. Agora vamos fazer a brincadeira abaixo e utilizar o sentido da visão.

 

BRINCADEIRA: O QUE ESTÁ FALTANDO? Disponha vários objetos sobre a mesa e peça que a criança os observe. Peça que a criança saia do ambiente por alguns instantes. Retire um objeto da mesa, e quando a criança voltar deverá dizer qual foi o objeto retirado. Repita a brincadeira retirando outros objetos da mesa.


ATIVIDADE 02:

BRINCADEIRA: DESCOBRINDO OS SONS:

Chegou a vez do sentido da audição, que serve para ouvir os sons ao nosso redor. Segue abaixo o vídeo para descobrir o som. Vá pausando o vídeo até a criança descobrir qual é o som. Assista o vídeo abaixo “DESCOBRINDO OS SONS – ESTIMULAÇÃO AUDITIVA”.




ATIVIDADE 03: 

MÚSICA/BRINCADEIRA: 
Cante e dance com a música “O SENTIDO É O PALADAR”.


Uma das melhores formas de identificar os diversos sabores e treinar o paladar é simplesmente provando. As brincadeiras abaixo são ideais para isso, você irá precisar apenas de copos, alimentos diversos e vendas para cobrir os olhos da criança.

 

BRINCADEIRA: QUE FRUTA É ESTA? Prepare frutas cortadas em pequenos pedaços. Permita que a criança experimente as frutas uma a uma com os olhos vendados. Peça para a criança identificar cada fruta que provou. Em seguida, peça para a criança dizer se a fruta é doce ou amarga, macia ou dura, etc.

 

BRINCADEIRA: DESCUBRA MEU SABOR: SOU DOCE, SALGADO, AMARGO OU AZEDO? Prepare os seguintes alimentos: açúcar, sal, chimarrão e vinagre. Permita que a criança experimente cada alimento com os olhos vendados. Peça para a criança identificar o alimento que provou. Em seguida, peça para a criança dizer se o alimento é doce, salgado, amargo ou azedo.




ATIVIDADE 04: 


MÚSICA/BRINCADEIRA: Através do olfato podemos sentir o cheiro das coisas como, o cheiro de uma fruta gostosa, da comida da mamãe, de perfume, e sentimos também os cheiros ruins como, por exemplo, o de Chulé. Para descobrir mais sobre o sentido do Olfato assista o vídeo abaixo.



Agora divirta-se fazendo a Brincadeira: Cheiro De Quê?

 

BRINCADEIRA: CHEIRO DE QUÊ? Separe 5 potinhos com cheiros diferentes  (bons e ruins), como por exemplo: café, alho, cebola, vinagre, chocolate, banana, laranja, limão, sabonete e outros de sua escolha e que vocês tenham em casa. Peça para a criança cheirar um potinho por vez e falar o nome do alimento cheirado. Caso a criança não saiba o nome você deverá dizer o nome do alimento que ela cheirou. Após vende os olhos da criança com um lenço. Peça que cheire novamente o alimento um de cada vez e diga de qual alimento é o cheiro.





ATIVIDADE 05:
 

VÍDEO/BRINCADEIRA:  Através do tato podemos sentir a textura das coisas. Sentirmos quando o que tocamos é liso, é áspero, é peludo, é macio, é quente, é frio e gelado, ou seja, é responsável pelas nossas sensações. Ouça a história sobre o tato “UMA BOLA DIFERENTE”.



Após faça a Brincadeira: Caixa das Sensações.

 

BRINCADEIRA: CAIXA DAS SENSAÇÕES: Pegar uma caixa toda fechada, mas que terá uma abertura somente para a mão da criança. Dentro colocar algodão, esponja, lixa, bola, dado, carrinho, banana, bicho de pelúcia, boneca, lápis, borracha, etc. A criança deverá estar com os olhos vendados e colocar a mão dentro da caixa retirando um objeto. Ela deverá dizer o nome deste objeto e suas características apenas com o toque das mãos (mole, duro, áspero e liso). Se você não tiver uma caixa poderá usar uma sacola.



★ Bom Divertimento!

 

★ Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo de WhatsApp.

 

Boa Semana!




 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário