Seguidores

sexta-feira, 17 de julho de 2020

MATERNAL I B - AMIZADE, PALAVRINHAS MÁGICAS - AULAS NÃO PRESENCIAIS


                               Semana de 20/07 a 24/07/2020



Atividade 1: HORA DO CONTO

Para celebrar o Dia do Amigo vamos ouvir uma linda história sobre a amizade.  A história se chama “Girafinha Flor Faz Uma Descoberta”, de Therezinha Casasanta.  Converse com a criança sobre a importância de termos amigos. Para ver e ouvir a história acesse o link abaixo.


Após converse com a criança sobre a história deixando que ela se manifeste espontaneamente, fazendo alguns questionamentos:

#  O que você mais gostou da história?

#  O que a Girafinha Flor decidiu fazer?

# Quem a Girafinha Flor encontrou no caminho?

#  Dos animais que aparecem na história, qual você mais gostou?

#  Como é o corpo da Girafinha Flor?

#  Qual a cor da Girafinha Flor?

#  Qual foi a descoberta que a Girafinha Flor fez?

#   O que aconteceu no final da história?

#  O que é um amigo?

#   Você tem amigos?

#  Qual o nome de seus amigos?

#  O que é legal o amigo fazer?

#  O que não é legal o amigo fazer?

Como estamos passando por uma pandemia, não podemos visitar e nem abraçar nossos amigos. Mas, podemos ligar, gravar um vídeo, um áudio. Que tal pedir para seu filho escolher um amigo para mandar uma mensagem, pode ser através de uma ligação, um vídeo, um áudio, ou outra forma que vocês acharem melhor.

 


Atividade 2: ARTES

Agora vamos fazer um trabalho de artes. Que tal fazermos a Girafinha Flor e um amigo. Peça que a criança escolha o “amigo” da Girafinha que mais gostou na historia e faça um lindo desenho. Use a criatividade da criança e faça com os materiais disponíveis em casa. Escolha algumas texturas diferentes como tinta, lápis de cor, giz de cera, papel picado, algodão, sucatas, dentre outros. 

Observação: Este trabalho deve ser entregue na escola. Segue abaixo algumas sugestões.


GIRAFINHA

  


MACACO

  


COELHO

 


OU

 

QUEBRA- CABEÇA DA AMIZADE: Selecione imagens de revistas ou jornais que representem a amizade. Cole esta imagem no cartoplex ou em outra superfície mais resistente. Depois recorte em várias partes e peça que a criança monte a imagem novamente.



Atividade 3: MÚSICA

Agora chegou a hora de cantar e dançar com a música “Amizade”, do Bob Zoom. Convide a criança para dançar junto com a música. Após converse com a criança sobre a música: Do que a música está falando?  O que os animais estão fazendo no vídeo musical? Então converse novamente sobre a “Amizade”: O que é a amizade? Qual a importância de um amigo? Para ver o vídeo com a música acesse o link abaixo.




Atividade 4: SUCO DA AMIZADE

Separe os ingredientes. Monte o espaço onde será realizada a receita. Mostre a cenoura e a laranja para a criança. Questione se sabem o que é? Se gostam? Sobre as cores? Após passe uma bandeja com pedacinhos de laranja e de cenoura para a criança degustar. Em seguida, diga para a criança que irão fazer um suco que nós vamos chamar de Suco da Amizade porque surge da união da cenoura com a laranja para formar um novo sabor. Juntamente com a criança explique e faça a receita do suco. Depois é só se deliciar. 

Observação: Lembre-se de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das mãos e dos alimentos antes de serem consumidos.


RECEITA: SUCO DA AMIZADE

Ingredientes: 1 cenoura grande, 200 ml de suco de laranja,1 colher de sopa de açúcar.

Modo de Preparo: Retire as cascas e corte em rodelas a cenoura. Coloque no liquidificador e acrescente o suco de laranja. Bata e coloque o açúcar.




Atividade 5: PALAVRAS MÁGICAS

A amizade é muito importante, mas para conquistá-la e mostrar boa educação, as palavrinhas mágicas devemos usar. Vamos agora aprender as palavras mágicas e quem vai nos ensinar é a Mika. Para assistir o filme “Diário de Mika – Palavras Mágicas” acesse o link abaixo.



Após assistir o filme, pergunte para a criança: Quais são as palavras mágicas que a Mika falou? Porque devemos usar as palavras mágicas? Por que elas chamadas palavras mágicas?

Agora vamos fazer uma brincadeira utilizando as Palavras Mágicas.

CAMINHO DAS PALAVRAS MÁGICAS: Explique a brincadeira para a criança.  Em um espaço amplo marque uma linha de saída e outra de chegada. Use a fita crepe para fazer o caminho no chão (o caminho pode ser em linha reta ou em ziguezague). A atividade vai ser andar em cima da linha  seguindo os comandos abaixo. A criança irá percorrer o caminho usando as palavras mágicas. Dê os comandos para a criança:

ü  Ande com os braços abertos. Pare. No seu caminho tem um menino. Você precisa passar. Qual palavra mágica você deve usar?

ü  Ande batendo palmas. Pare. Pergunte: Machuquei meu amigo. Que palavra mágica você deve usar?

ü  Ande com as mãos na cabeça. Pare. Pergunte: Quero um brinquedo não consigo pegar. Que palavra mágica você deve usar?

ü  Ande na ponta dos pés. Pare. Pergunte: você ganhou um presente. Que palavra mágica você deve usar?







Aproveite e não perca a oportunidade de estar estimulando a aprendizagem do seu filho através das atividades!  Contamos com sua colaboração no envio das fotos e vídeos no grupo do Whatsapp. 
                  Boa semana a todos e feliz dia do amigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário