Após
converse com a criança sobre a história deixando que ela se manifeste
espontaneamente, fazendo alguns questionamentos:
# O que você mais gostou da história?
# O que a Girafinha Flor decidiu fazer?
# Quem a Girafinha Flor encontrou no
caminho?
# Dos animais que aparecem na história,
qual você mais gostou?
# Como é o corpo da Girafinha Flor?
# Qual a cor da Girafinha Flor?
# Qual foi a descoberta que a Girafinha
Flor fez?
# O
que aconteceu no final da história?
# O que é um amigo?
# Você tem amigos?
# Qual o nome de seus amigos?
# O que é legal o amigo fazer?
# O que não é legal o amigo fazer?
Como
estamos passando por uma pandemia, não podemos visitar e nem abraçar nossos
amigos. Mas, podemos ligar, gravar um vídeo, um áudio. Que tal pedir para seu
filho escolher um amigo para mandar uma mensagem, pode ser através de uma
ligação, um vídeo, um áudio, ou outra forma que vocês acharem melhor.
Agora vamos fazer um trabalho de artes. Que tal fazermos a Girafinha Flor e um amigo. Peça que a criança escolha o “amigo” da Girafinha que mais gostou na historia e faça um lindo desenho. Use a criatividade da criança e faça com os materiais disponíveis em casa. Escolha algumas texturas diferentes como tinta, lápis de cor, giz de cera, papel picado, algodão, sucatas, dentre outros.
Observação: Este trabalho deve ser entregue na
escola. Segue abaixo algumas sugestões.
GIRAFINHA
MACACO
COELHO
OU
QUEBRA- CABEÇA DA AMIZADE: Selecione imagens de revistas ou jornais que
representem a amizade. Cole esta imagem no cartoplex ou em outra superfície
mais resistente. Depois recorte em várias partes e peça que a criança monte a
imagem novamente.
Agora chegou a hora de cantar
e dançar com a música “Amizade”, do Bob Zoom. Convide a criança para dançar
junto com a música. Após converse com a criança sobre a música: Do que a música
está falando? O que os animais estão
fazendo no vídeo musical? Então converse novamente sobre a “Amizade”: O que é a
amizade?
Qual a
importância de um amigo? Para ver o vídeo com a música acesse o link
abaixo.
Separe os ingredientes. Monte o espaço onde será realizada a receita. Mostre a cenoura e a laranja para a criança. Questione se sabem o que é? Se gostam? Sobre as cores? Após passe uma bandeja com pedacinhos de laranja e de cenoura para a criança degustar. Em seguida, diga para a criança que irão fazer um suco que nós vamos chamar de Suco da Amizade porque surge da união da cenoura com a laranja para formar um novo sabor. Juntamente com a criança explique e faça a receita do suco. Depois é só se deliciar.
Observação: Lembre-se
de fazer a higiene das mãos da criança salientando a importância da higiene das
mãos e dos alimentos antes de serem consumidos.
RECEITA: SUCO DA
AMIZADE
Ingredientes: 1 cenoura grande, 200 ml de suco de
laranja,1 colher de sopa de açúcar.
Modo de
Preparo: Retire
as cascas e corte em rodelas a cenoura. Coloque
no liquidificador e acrescente o suco de laranja. Bata e coloque o açúcar.
A amizade é muito importante, mas para conquistá-la e mostrar boa educação, as palavrinhas mágicas devemos usar. Vamos agora aprender as palavras mágicas e quem vai nos ensinar é a Mika. Para assistir o filme “Diário de Mika – Palavras Mágicas” acesse o link abaixo.
Após assistir o filme, pergunte para a criança:
Quais são as palavras mágicas que a Mika falou? Porque devemos usar as palavras
mágicas? Por que elas chamadas palavras mágicas?
Agora vamos fazer uma brincadeira utilizando as
Palavras Mágicas.
CAMINHO DAS PALAVRAS MÁGICAS: Explique a brincadeira para a criança. Em um espaço amplo marque uma linha de saída
e outra de chegada. Use a fita crepe para fazer o caminho no chão (o caminho
pode ser em linha reta ou em ziguezague). A atividade vai ser andar em cima da
linha seguindo os comandos abaixo. A criança irá percorrer o caminho
usando as palavras mágicas. Dê os comandos para a criança:
ü Ande
com os braços abertos. Pare. No seu caminho tem um menino. Você precisa passar.
Qual palavra mágica você deve usar?
ü Ande
batendo palmas. Pare. Pergunte: Machuquei meu amigo. Que palavra mágica você
deve usar?
ü Ande
com as mãos na cabeça. Pare. Pergunte: Quero um brinquedo não consigo pegar.
Que palavra mágica você deve usar?
ü Ande
na ponta dos pés. Pare. Pergunte: você ganhou um presente. Que palavra mágica
você deve usar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário