SEGUNDA-FEIRA
- 06/07/2020
ATIVIDADE
1: HORA DO CONTO
Após
ver a história, converse com a criança sobre a história, peça para descrever
alguns animais que apareceram na história: Quem era maior, o menor, o mais
assustador, o mais bonito, dentre outros.
ATIVIDADE
2: RECONHECER AS IMAGENS
Estimule
a criança a observar, reconhecer e dizer o nome do animal que aparece nas
figuras abaixo. Podem questionar também em relação ao tamanho, e o animal que
mais gostou.
BALEIA
ATIVIDADE
3: DESENHO LIVRE
Peça
para a criança escolher o animal marinho que mais gostou e fazer um desenho
dele no fundo do mar. Crie um desenho bem colorido.
TERÇA-FEIRA
- 07/07/2020
ATIVIDADE
1: VÍDEO MUSICAL:
ATIVIDADE
2: AQUÁRIO COM GARRAFA PET
Convide
seu filho para fazer um aquário com garrafa pet. Os peixes podem ser recortados
de formas de isopor (essas que vem em pizzas, massas, etc). Use a criatividade
e a imaginação da criança para fazer o
aquário.
ATIVIDADE
3: BRINCADEIRA: PONTE DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR
Estique
no chão um pano que lembre o mar, pode ser um tapete, um lençol, o que você
tiver em casa. Coloque sobre o pano algo
que represente os animais que vivem no mar, por exemplo, animais de plástico
(peixinhos, tubarões, estrelas do mar, tartarugas, baleias, etc.) ou qualquer outro
objeto que simbolize os animais. Na falta de uma tábua, como a da foto, (para
indicar a ponte) você pode colocar uma corda, lençol enroladinho em forma de
rolinho, ou um pedaço de papelão. Agora é a hora mais divertida: coloque uma
música e convide sua família para passar pela ponte dos animais do fundo do
mar! Cuide para não cair e se molhar todo!
QUARTA
FEIRA - 08/07/2020
ATIVIDADE
1: HORA DO CONTO
Veja a história do Varal de histórias – Belina a baleia bailarina. Depois converse com a criança sobre o que aconteceu na história.
Converse com a criança sobre a baleia, que é um animal muito grande, que a forma como ela nada no mar se assemelha a uma dança, e ela emite um som que parece que está cantando. Segue abaixo um vídeo que mostra a dança da baleia Jubarte no mar.
ATIVIDADE
2: MÚSICA
A música do vídeo é bastante conhecida das crianças e elas adoram cantar na escola. Coloque a música cante e dance junto com seu filho(a).
ATIVIDADE 3: ARTES
Vamos
fazer uma baleia com os materiais que temos em casa. Escolha um dos modelos abaixo
e crie junto com a criança o modelo de baleia que mais gostaram.
QUINTA-FEIRA
- 09/07/2020
ATIVIDADE
1: VÍDEO MUSICAL
Converse
com a criança que existem várias espécies de tubarões, dentre eles o tubarão
martelo, pois sua cabeça se assemelha a um martelo. Então faça os seguintes
questionamentos:
O que você acha que
tubarão come?
Você acha que o tubarão é
perigoso?
Qual o tamanho do
tubarão?
Onde o tubarão vive?
ATIVIDADE
2: Observe as imagens dos animais abaixo e como eles se locomovem:
O tubarão anda rápido
A tartaruga devagar
O coral fica parado
ATIVIDADE
3: BRINCADEIRA – O TUBARÃO, A TARTARUGA E O CORAL
Explique
a brincadeira para a criança. Em um
espaço: sala, área ou quintal ficar se movimentando como se estivesse no fundo
do mar, uma pessoa será o comandante e ao seu sinal deve se movimentar conforme
o nome do animal citado no nome da brincadeira, isto é, se o comandante disser
tubarão você deverá imitar o tubarão se movimentando bem rápido, quando for
tartaruga bem lenta e o coral deverá fiar parado no lugar.
SEXTA
FEIRA - 10/07/2020
ATIVIDADE
1: VÍDEO MUSICAL
Apresente a criança o vídeo musical, acessando o link abaixo, cante e dance junto com ela. Depois peça que a criança descreve algo sobre o vídeo, os animais que apareceram, e onde eles vivem.
ATIVIDADE
2: BRINCADEIRA COM MASSINHA DE MODELAR
A
massinha de modelar promove uma aprendizagem rica e significativa para as
crianças. Possibilita o desenvolvimento da motricidade fina e a criatividade,
imaginação bem como a exploração de texturas. Ofereça a massinha e pergunte a
criança: o que podemos fazer com a massinha? Será que dá para fazer animais do
fundo do mar?
ATIVIDADE 3: BRINCADEIRA PEIXE FRITO
Para
esta brincadeira vocês vão precisar de uma corda ou pedaço de barbante.
(Vamos
brincar de não ser tocado pela corda) fica uma pessoa de cada lado da corda,
mantém ela esticada e se movimentam para tentar tocá-la na criança, que
deve saltar sobre a corda, abaixar ou rastejar para não ser tocada, quando for
tocada, terá que ir para o prato do pescador. Para a brincadeira podem convidar
os familiares para participar junto.
Enquanto
passa a corda pode cantar a música:
Minha
rede tô passando, tô pescando, tô chegando e peixe que eu pego no meu prato vai
ficando.
Para todos os dias da
semana disponibilizamos várias atividades. Escolha de 1 a 2 atividades diárias
para fazer com seu filho.
Bom divertimento! Não se esqueça
de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos e enviar no
grupo de Whatsapp. Boa semana abraços da profe. Sílvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário