Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2020

MATERNAL I B - HIGIENE, CORPO HUMANO E SUAS PARTES - AULAS NÃO PRESENCIAIS

Semana de 27/07 a 31/07/2020




Atividade 1: Hora do Conto

O nosso corpo tem várias partes e cada uma tem sua função. Vamos ouvir uma história se chama Pedrinho, Cadê Você, de Sônia Junqueira, de uma forma divertida o corpo e suas partes. Para assistir a história acesse o link abaixo.




Após ver a história converse com a criança sobre as partes do corpo e para que cada uma serve. Faça algumas perguntas como:

®     - Para que seve nossos olhos, boca, nariz e orelhas?

®    - O que fazemos com nossos braços e mãos?

®    -  Para que servem nossos pés?

Em seguida, solicite que a criança observe no espelho o seu corpo. Após peça que ela brinque na frente do espelho. Coloque uma música e peça que a criança dance vendo-se no espelho. Peça que a criança toque na orelha, no pé, no braço... ir falando cada parte do corpo, que é visto pela criança de uma forma lúdica:

®    # Olha, tá na hora de pegar no pé!

®    # Quem sabe onde fica a mão?

®    # Por onde eu respiro?

®   #  Onde tem chulé?

®   #  Vamos bater palmas.

®    # Pisca-pisca os olhinhos.

®   #  Mexendo os dedinhos.

®   #  Balançando o bumbum.

®    # Mexendo a cabeça de um lado para o outro.

®   #  Mostrando a língua.

®   #  Fazer uma careta.

®    # Mandar beijinho.

®    # Dar tchauzinho.

®   #  Imitar choro.

®   #  Fazer cara de medo.

®  # Fazer a carinha de alegre.

®  #  Dar um gritinho.



Atividade 2: Músicas

Vamos assistir aos vídeos musicais e mexer o corpo, explorar vários movimentos bem como nomear e identificar as partes do corpo. Cante e dance junto com a criança. Para ver os vídeos acesse os links abaixo.

Cabeça, Ombro, Joelho e Pé - Bob Zoom.



Cantar a música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”, e colocar as mãos nas partes do corpo conforme a música pede:

-   Cabeça, ombro, joelho e pé.

-   Joelho e pé.

-   Cabeça, ombro, joelho e pé.

-   Joelho e pé.

-    Olhos, ouvidos, boca e nariz.

-    Cabeça, ombro, joelho e pé.

-   Joelho e pé.

 

Na música do vídeo abaixo vamos mexer o corpo seguindo os movimentos citados na música.


 Dancinha do Corpo - A Turma do Seu Lobato.



Atividade 3: Artes

Agora vamos fazer um boneco representando o corpo humano com materiais recicláveis disponíveis em casa. Segue abaixo algumas sugestões.

CORPO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: Para essa atividade pode-se despejar sobre a mesa materiais variados (lãs, tecidos, plásticos, diferentes papéis, botões, tampinhas, rolinhos de papel higiênico, etc.) e deixar a criança criar sua obra de arte do modo que desejar. Vá orientando para as crianças não esquecerem as partes do corpo e as ajudando a colar quando necessário.

      


CORPO COM MATERIAIS DA NATUREZA: Peça para as crianças juntarem no pátio galhos, pedras, folhas, grama… Esse material proporciona várias formas de produções artísticas. Uma ideia é colar uma folha no papel e deixar a criança completar com desenhos o resto do corpo, usando a folha como tronco. Outra ideia é juntar os galhos mais grossos e montar bonequinhos. Deixe a criança fazer as roupas e o que falta do corpo enrolando lã coloridas. Depois pinte o rosto. Esses bonequinhos além de uma linda escultura, serve para a criança brincar de modo livre.

           

CORPO COM FORMAS GEOMÉTRICAS: O corpo na imagem é feito com quadrados, triângulos, círculos, pentágonos, etc. A ideia é a criança escolher quantas formas serão usadas e como será colado. Aqui além de trabalharmos o esquema corporal. Ao entregar as formas geométricas (que podem ser retalhos que sobram de papéis) fale sobre as características destas, e realize a contagem de quantas formas foram usadas.

         


COMPLETE O CORPO COM MATERIAIS DIVERSOS: Se puder imprima o desenho ou então desenhe numa folha de papel. A criança deve completar o corpo e enfeitar o desenho a sua maneira com materiais que tem casa. DICA: Os olhos, o nariz e a boca poderão ser recortados de revistas ou jornais.


OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser entregue na escola, colocar o nome da criança, turma e data que foi realizada.


Atividade 4: Higiene Pessoal

Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, temos ouvido falar com mais frequência sobre a necessidade de cultivarmos hábitos de higiene pessoal. Primeiro vamos assistir um vídeo musical: Hábitos de Higiene Infantil, com os Fofossauros, acessando o link abaixo.


Depois de se divertir com a música, explique para a criança sobre a importância da higiene pessoal. Explique que higiene é o conjunto de hábitos que fazemos diariamente a fim de manter boas condições de limpeza e saúde do nosso corpo. Devemos ter hábitos de higiene diários e alguns até devemos repetir várias vezes ao dia. Falar sobre os principais hábitos de higiene: tomar banho todos os dias, cortar as unhas, lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes ao levantar-se pela manhã, depois de come e antes de dormir, lavar e pentear os cabelos, etc.

Após convide a criança para fazer a brincadeira da Caixa Misteriosa.

BRINCADEIRA DA CAIXA MISTERIOSA: Coloque dentro de uma caixa objetos relacionados aos hábitos de higiene: toalha, shampoo, perfume, sabonete, escova de dente, creme dental, fio dental, pente, desodorante, perfume, etc. De olhos vendados, peça para a criança ir até a caixa surpresa e retirar um objeto. Em seguida, ela tentará adivinhar que objeto é este e falar uma frase que indique a importância do mesmo para a higiene corporal.


Atividade 5: Higiene Bucal

Cuidar dos nossos dentes, também é muito importante. O que será que acontece se a gente não escovar os dentes? Vamos descobrir assistindo o 
Diário da Mika – Escovar os Dentes, acessando o link abaixo.


Perguntar para a criança se ela escova os dentes todos os dias e se ela escova sozinha ou se é o papai ou a mamãe que escova. Fale da importância de escovar os dentes todos os dias e também falar quando que devemos escovar os dentes. (Principais: quando acordar, depois do almoço e antes de dormir). Falar dos amigos dos dentes (verduras, legumes, frutas, escovar os dentes) e inimigos dos dentes (não escovar os dentes, comer muito doce, por a mão suja na boca). Agora convide a criança para escovar os dentes, mostrando a forma correta de escovar os dentes, os movimentos que a escova deve fazer na nossa boca para limpar bem nossos dentes. Se sobrar um tempinho convide a criança para brincar do Jogo Falta 1.

JOGO FALTA 1: Mostre para a criança alguns objetos de higiene pessoal (escova de dente, creme dental, sabonete, xampu, cotonete, etc.). Coloque os objetos em cima de uma mesa para que a criança os observe atentamente. Pegue 3 objetos e coloque-os em cima da mesa. Depois peça que a criança “tampe” os olhos e retire um dos objetos e esconda-o. A criança abrirá os olhos e deverá descobrir o objeto que está faltando. Depois troque os objetos e faça o mesmo procedimento.

 


Bom Divertimento!!!

Não se esqueça de registrar os momentos que conseguirem fazer com fotos e vídeos. As atividades de artes (confecção, pintura, desenho) devem entregues na escola no final do mês conforme recado enviado no grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário