O
nosso corpo possui várias partes e cada uma tem sua função. Vamos ouvir uma
história “Eu Sou Assim e Vou Te Mostrar”,
de Heinz Janisch, que vai nos
mostrar de uma forma divertida o corpo e suas partes. Para assistir a história
acesse o link abaixo:
Para
que serve nossos olhos, boca, nariz, orelhas?
O
que fazemos com nossos braços e mãos? Para que servem os dedos?
E
as nossas pernas, o que elas fazem?
O
que fazem os joelhos?
O
que aconteceria se nós não tivéssemos os pés?
Conversar
com a criança sobre as partes do corpo, deixar que ela nomeie livremente cada
parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte do corpo, levando as
crianças a compreender que cada uma tem papel importante no nosso corpo.
Em
seguida solicitar que observe no espelho seu corpo, peça para se movimentar, mexer
a cabeça de um lado para o outro, levantar e abaixar os braços, dobrar os
joelhos, bater os pés no chão, balançar o corpo, fazer caretas, dentre outros.
Vamos assistir aos vídeos
musicais e mexer o corpo, explorar vários movimentos bem como nomear e
identificar as partes do corpo. Cante e dance junto com a criança. Para ver os
vídeos acesse os links abaixo:
Cantar a música: “Cabeça,
ombro, joelho e pé”, e colocar as mãos nas partes do corpo conforme a música pede:
Cabeça, ombro, joelho e pé – Bob Zoom:
·
Cabeça, ombro, joelho e pé
·
Joelho e pé
·
Cabeça, ombro, joelho e pé
·
Joelho e pé
·
Olhos, ouvidos, boca e nariz
·
Cabeça, ombro, joelho e pé
·
Joelho e pé.
Outra sugestão de
brincadeira legal, é mostrar para a criança que podemos fazer sons com o nosso corpo, batendo palmas, batendo as
mãos no peito, nas coxas, batendo os pés no chão, estalando a língua, com a boca. Podem cantar
uma música conhecida da criança e fazer sons com o corpo.
Agora vamos fazer um boneco de papel identificando as partes do corpo. Se puder imprima o boneco ou então desenhe numa folha de papel. Cada criança deve completar o corpo e enfeitar seu boneco da sua maneira com materiais que tem em casa. Ou pode criar o seu boneco com outros materiais alternativos. Segue alguns exemplos para inspiração. OBS: (Esta atividade deve ser entregue na escola, colocar o nome da criança e data que foi realizado.
Em
decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, temos ouvido falar com mais
frequência sobre a necessidade de cultivarmos hábitos de higiene pessoal.
Primeiro vamos assistir um vídeo musical: Hábitos de Higiene Infantil, com os
Fofossauros, acessando o link abaixo:
Depois de se divertir com a música, explique a importância
de termos hábitos de higiene para nossa saúde. Apresente os itens de higiene
que vocês tem em casa e que utilizam diariamente, dizendo o nome e para que
serve. Em seguida coloque todos dentro
de uma sacola ou caixa. Peça então para a criança retirar um objeto por vez e
dizer o seu nome e para que utilizamos. Como por exemplo: sabonete, usamos para
tomar banho, lavar as mãos.
Depois da brincadeira convide a criança para um delicioso banho com muita espuma. Faça com que este momento seja divertido e prazeroso.
Cuidar
dos nossos dentes, é muito importante. O que será que acontece se a gente não
escovar os dentes? Vamos descobrir? Assistindo o Diário da Mika – Escovar os
Dentes, no link abaixo:
Depois
de assistir ao filme converse com a criança sobre o que acontece se não
escovarmos os dentes, por quê é tão importante a gente escovar e cuidar dos nossos
dentes. Agora convide a criança para escovar os dentes, mostrando a forma os
movimentos que a escova deve fazer na nossa boca para limpar bem nossos dentes.
BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA: Agora podemos brincar de faz de conta de dar banho e
escovar os dentes nos bonecos ou bichinhos de pelúcia. Para esta brincadeira
vocês vão precisar de: Materiais como bacias e/ou baldes (quem quiser
pode por água), bonecos ou bichinhos de pelúcia, retalhos de panos diversos,
esponjas e materiais que podem representar itens de higiene, como blocos de
madeira, talheres, objetos plásticos e caixas. Também é interessante usar
sabonete de verdade, shampoos, roupinhas para os bonecos, fraldas, etc. A ideia
é enriquecer ao máximo a ação de faz de conta das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário