“A família é o berço, que nos acolhe ao nascer, nos da força e energia, nos abriga e faz crescer (...) Há famílias bem diferentes, em gênero, número ou cor, o que importa é a união, o importante é o AMOR!”.
Usei este trecho do poema “A família”, para introduzir o tema desta semana pois, “a família é o primeiro ponto de referência para a criança”.
Atividade 1: Hora do Conto
Vamos iniciar ouvindo a história:
História da família: Este é um bom momento para relembrar histórias da sua família. Um familiar (o pai, mãe, avós, tios), pode contar a história da família para a criança, relatando fatos ocorridos, pode utilizar fotos para demonstrar alguns momentos da vida. Pode relatar momentos da infância, do tempo de escola, enfim escolha uma história que você viveu. Com certeza a criança vai adorar conhecer.
Atividade 2: Minha Família
Estou disponibilizando duas opções de atividade de artes para realizar, pode escolher uma delas para fazer, (ou se quiser pode fazer as duas). Faça numa folha de papel, coloque o nome da criança e a data que está realizando a atividade. Esta atividade deve ser entregue na escola.
Desenho da família
Auxilie a criança e façam um desenho representando os integrantes da sua família, das pessoas que moram com a criança. Faça o desenho de uma casa e dentro desenhe e nomeie as pessoas. Deixe a criança participar desta atividade desenhando, pintando, nomeando as pessoas que fazem parte da sua família. Como exemplo:
Árvore Genealógica
Pode mostrar para a criança o vídeo sobre o que é uma árvore genealógica. Acessando o link:
Converse com a criança sobre quem são os integrantes de sua família, (não só os que moram com a criança) (Pai, Mãe, Avós, Tios, Irmãos...). Depois monte a árvore genealógica da família. Se tiver fotos 3x4 podem colar as fotos, ou então represente com desenhos ou imagens de revistas ou jornais. O importante é a criança visualizar como é a sua família, como é o nome de cada um; e o que ele é seu; quantas pessoas fazem parte da sua família; ela é grande ou pequena. Segue alguns modelos, mas faça com o que tem em casa e monte da sua maneira.
Atividade 3: Momento Musical
Agora chegou a hora de cantar e dançar com a música “Família Dedo”. Cantávamos essa música na escola, acredito que a criança vai lembrar. Para ouvir a música acesse o link abaixo:
Família dedo
A música do link abaixo é sobre os diferentes tipos de família, mas que toda família tem amor pra dar e receber.
Família diferente - Tia Cecéu
Música em família: Agora podem fazer um momento musical em família, com as músicas que vocês cantavam quando eram crianças. Comente com a criança quais eram as músicas que seus pais cantavam para vocês quando eram pequenos ou as que vocês cantavam na escola. Será que são as mesmas que cantamos hoje para as crianças? Vai ser divertido.
Atividade 4: Dia dos Pais
“Não é o sangue que faz um pai, mas a capacidade de amar aquele que chama de filho”.
No domingo dia 09/08 comemoramos o dia dos pais, não poderíamos deixar de mencionar esta data. Selecionei uma história bem bonita, que fala da relação de amor entre pai e filho, chamada: Adivinha o quanto eu te amo. Acesse o link abaixo.
Quem é o maior?: Depois vocês podem fazer uma atividade de comparação com a criança. Quem será que é maior? A mamãe/Papai ou você? Quem tem os braços mais compridos? Faça este exercício com a criança abrindo os braços e ver qual é maior, fiquem de pé lado a lado, na frente do espelho. Podem também com um cordão medir a altura de cada um e depois comparar os tamanhos. Esta atividade serve para a criança visualizar as diferenças e semelhanças, maior, menor, mais alto, mais baixo.
Faça uma foto bem bonita com seu pai e se quiser pode postar no grupo do maternal. Ou se preferir pode fazer um desenho bem bonito para o papai, bata uma foto e mostra no grupo.
Atividade 5: Brincadeira "O Mestre mandou" ou "O Papai mandou"
Hoje eu quero sugerir que você (papai, mamãe, vovô, vovó, titio, titia, dindo, dinda) recordem os velhos tempos da infância ao lado das crianças. Vamos brincar de: "O mestre mandou" ou “O Papai mandou.” Essa brincadeira é super simples.
“O papai mandou”, colocar a mão no nariz; (na cabeça, na orelha, na barriga, no pé...)
“O papai mandou” pular num pé só;
“O papai mandou” andar para trás;
“O papai mandou” pular como um sapinho;
“O papai mandou” andar como um coelho;
“O papai mandou” imitar um macaco;
“O papai mandou” dar 5 pulos pra frente;
“O papai mandou” andar de lado como um caranguejo.
E assim vocês podem inventar os comandos que quer que a criança faça. Vai ser muito divertido.
Resgate de Brincadeiras: Neste momento de resgate de brincadeiras antigas, podem recordar e brincar com a criança as brincadeiras que vocês brincavam quando eram pequenos. Relembre com eles como eram essas brincadeiras e aproveitem para se divertir brincando
Nenhum comentário:
Postar um comentário